Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Tops

Roteador/Dispositivos e velocidade da rede (10/100 ou gigabit)

Recommended Posts

Pessoal, bom dia!

 

 

Estou preparando uma pequena infraestrutura de rede na minha residência. A princípio, planejei que a infra/topologia ficaria conforme a imagem em anexo.

 

Nota: Os CPE210 já estão instalados e operando há um bom tempo. O que vou fazer agora o cabeamento para dois PCs e uma TV e a escolha/compra de um roteador. 

 

O que quero: que os dispositivos que têm placa de rede Gigabit (dois PCs e uma TV) funcionem em Gigabit. Um destes PCs será servidor de mídia e backup, por isso a exigência de maior velocidade.

 

Pergunto: dada a situação na imagem anexa, a velocidade de transferência de arquivos entre o PC1 e o PC2 será em gigabit? Ou a rede toda será rebaixada para 10/100 por causa do CPE210 que está na Lan1, que não é Gigabit?

 

Sei que parece uma pergunta boba. Porém, já fiz várias pesquisas sobre o assunto e não pude encontrar uma resposta conclusiva de alguém que já tivesse testado isso na prática. Pensei até em fazer o curso do Gabriel Torres para sanar essa dúvida rsrs.

 

Agradeço muito a ajuda de todos!
 

Apresentação1.pdf

Editado por Tops
Pergunta aprimorada para facilitar a compreensão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugestão sr @Tops,

Não pense. Faça.

Aproveite o desconto.

Infelizmente eu não to tendo condições de poder adquirir o curso no presente momento, na certeza de que quando tiver, eu vou.

O mérito do curso não fixa só no auxilio presente, mas nas vantagens futuras que a mesma lhe proporcionará.

Num exemplo confortável.

Imagine que um colega, amigo ou parente goste do projeto do sr e queira tb um mesmo em sua residencia, logo, tendo visto este teu portfolio poderá nem pensar duas vezes.

E respondendo tua pergunta, vide a velocidade no manual de sua tv, ela pode trazer boas informações de rede tb.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço tua resposta, @Diego FSTI. Na verdade, o que preciso saber é se minha rede funcionará em Gigabit entre os dois PCs conectados na Lan3 e na Lan4, ou se toda a rede será rebaixada para 10/100 por causa de um dispositivo 10/100 conectado na Lan1 do roteador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Até onde sei, os dispositivos em gigabit irão trabalhar em gigabit. Via cabo não funciona necessariamente como wireless.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resposta do Ciro está correta. Dispositivos de diferentes velocidades funcionarão de acordo com sua própria limitação. Em um mesmo roteador Gigabit, o que for 10/100 funcionará em 10/100 e o que for gigabit funcionará em gigabit, desde que a infraestrutura seja adequada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×