Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Contar linhas em planilhas filtradas,com "textos", no Excel


Ir à solução Resolvido por Patropi,

Posts recomendados

OI pessoal preciso de ajudar, por favor. Quero contar linhas de planilhas com um texto específico, tipo assim: Em uma coluna tem várias linhas com os  "pendentes" e "concluido". Quero aparece numa determinada célula  a quantidade de pendentes e concluído, conforme eu altere o textos ou filtre na segmentação de dados. Porque a fórmula "contse" funciona na planilha dinâmica, mas na normal quando filtra os dados, pela segmentação de dados, essa fórmula não faz a contagem, continua contando as linhas ocultas da planilha. Conta tudo mesmo quando filtro a planilha o valor não se altera. Qual fórmula eu uso para que conte somente as linhas filtradas?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia Heloizanet

 

Para facilitar anexe uma planilha de exemplo, digitando manualmente o resultado esperado, para permitir conferência.

 

Não existe uma fórmula Genérica, depende do layout da planilha, mas normalmente utilizando a função SUBTOTAL com SOMARPRODUTO.

 

Se foi útil, clique em Curtir.

 

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Patropi!

Segue o print do modelo da tabela e a tabela anexada. Quero que conte somente as linhas filtradas. Usei a fórmula: cont.se((l5:l10;"Em andamento"), cont.se((l5:l10;"Pendente") e cont.se((l5:l10;"Entregue").

Porém essa fórmula conta a coluna toda, e quando filtro no menu ao lado, o valor não se altera é como se não tivesse filtrado. E quero q conte somente o que está visivel para mim. É possivel?  Obrigada

contar texto.xlsx

modelo.PNG

adicionado 43 minutos depois

contar texto.xlsx

modelo com filtro.PNG

modelo sem filtro.PNG

adicionado 49 minutos depois

reenviei o modelo novamente porque tinha enviado errado. Mas é o print com filtro e o print sem filtro. Observe que os valores não altera. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite, @heloizanet

 

confira na planilha e dê retorno.

 

Se foi útil, clique em Curtir e se a resposta resolveu a duvida, marque como melhor resposta.

Na minha assinatura tem um link que explica como marcar a como melhor resposta.

 

[]s

17_06_18_contar texto só linhas não ocultas_Patropi.xlsx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@heloizanet

 

Pela descrição da dúvida a minha resposta esta correta, veja como você descreveu:

Citação

Porém essa fórmula conta a coluna toda, e quando filtro no menu ao lado, o valor não se altera é como se não tivesse filtrado

 

Eu considerei para a formula a coluna Status, que é a coluna onde consta os critérios.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde

Então me desculpe, mas mesmo sendo somente pelo 'Status" a contagem não está certa. Essas duas últimas imagens que envie foi print da sua planilha na primeira imagem que enviei da sua planilha eu printei. Selecionei "Entregue" que é o Status e mesmo assim a contagem saiu incorreta. Era para mostrar "3" e mostra "0". Com os outros textos também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@heloizanet

 

A planilha que você enviou esta diferente da planilha do print, acesse a planilha que eu anexei e verá que não tem esse filtro com os códigos de serviço, por isso a fórmula não leva em consideração o código do serviço.

 

Você posta uma coisa e quer cobrar coisas que não tem no modelo

 

Eu já poderia ter respondido corretamente o que você e deseja, mas como você modifica o exemplo e fica falando que minha resposta não esta correta, ficamos perdendo tempo tentando provar.

 

Deixo para outros te ajudarem.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.
Sim, eu realmente no primeiro post não tinha citado o código do serviço foi erro meu. Mas utilizei a sua planilha que você anexou somente com o 'Status" e a contagem do "status" não ta batendo. Você mesmo pode verificar ai na planilha que me enviou. Eu printei a primeira imagem somente com o filtro de "Status" que foi a planilha que você envio não mexi nela e mesmo assim o valor não foi correto. Ai no segundo print, eu acrescentei o filtro de "código do serviço" e não deu certo também, conforme você me explicou é porque a fórmula é somente para o "status". Mas eu utilizei somente o status e não sai o valor correto,  mas você pode verificar na sua planilha o que estou dizendo.  No primeiro print, está  do jeito que você enviou a planilha, só cliquei no filtro "status"  não tinha acrescentado outro filtro e mesmo assim o valor não saiu correto, é isso que quis dizer. Não quis lhe ofender me desculpe se pareci mão educada ou ingrata, pelo contrário fico agradecida por você se predispor a me ajudar, mas entendo sua posição em não querer continuar. Infelizmente não deu para resolver, mas muito obrigada  pela atenção que me deu. E mais uma vez peço desculpas se sentiu ofendido não foi minha intenção. Muito obrigada e boa noite.!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde, @heloizanet

 

Quanto ao problema relatado por você, basta você alterar o número da linha na fórmula, onde consta -LIN(A6) e os dados começam na linha 7. (não sei porque na fórmula considerei que começavam na linha 6).

Na I2, I3 e I4, altere de -LIN(A6) para -LIN(A7), que o filtro funcionará perfeitamente

 

Dê retorno.

 

[]s

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Patropi!!!

Deu certo!!!!!! Com os dois filtros

Nossa muito obrigada mesmo. Não tem noção do quanto me ajudou. Já fazia dias que pesquisava na net vendo vídeos e não conseguia encontrar a solução. E mais um vez te peço perdão pelas palavras mau colocadas nos posts anteriores. Vou curtir e colocar como melhor resposta, conforme você me orientou. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Bom dia, @heloizanet

 

Para fazer o que você deseja, filtrar também pelos código, basta acrescentar mais um critério na formula.

 

Confira na lanilha e dê retorno.

 

Não se esqueça de clicar em Curtir.

 

[]s

20_06_18_contar texto só linhas não ocultas com mais critérios_Patropi.xlsx

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@Patropi eu gostei muito dessa fórmula que você fez, está sendo muito útil pra eu analisar as respostas de um formulário importado do Google Formulários. mas eu precisava de ajuda quanto a um detalhe. Essa formula não capta o que é pedido se tiverem outras informações além da desejada na mesma célula

Tem uma pergunta que eu criei com multipla seleção, como por exemplo:

Qual sua ocupação

(  ) Universitário

(  ) Trabalho com carteira

(  ) Trabalho Informal

(  ) Estágio

(  ) ...

Enfim, na hora de importar do Google Forms, as opções marcadas pelas pessoas ficaram separadas por vírgulas numa mesma célula.

Ex.

pessoa 1 - Universitário, Trabalho com Carteira

pessoa 2 - Estágio

pessoa 3 - Trabalho Informal, Universitário

 

No caso, o problema é que só está sendo considerado as pessoas que só realizam uma ocupação. Por exemplo, se eu pedir pra contar lá fica Estágio 1 (pessoa) e nos outros fica zero, porque como a informação que eu quero é só universitário ou só trabalho..., ele não considera quem marcou duas opções. Tem como consertar???

Por favor, me ajude

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Larissa.

Podemos tentar lhe ajudar. Para facilitar o entendimento da sua demanda eu sugiro que você disponibilize diretamente aqui no fórum uma amostra do seu arquivo Excel contendo alguns exemplos e contendo o resultado esperado para cada exemplo. Coloque as explicações na própria planilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Larissa.

Veja se ajuda.

A fórmula abaixo trata da coluna L e se o resultado for o esperado então você poderá adaptá-la para as outras colunas.

Tomei a sua fórmula como base e mudei apenas a parte final que faz a busca com o critério "igual a ..." mudei para o critério "contém ...".

Substitui esta parte ~~~> --(Tabela1[Qual é a sua ocupação?]=L2)

por esta ~~~> --ÉNÚM(PROCURAR(L2;Tabela1[Qual é a sua ocupação?]))

A fórmula final é esta abaixo.

=SOMARPRODUTO(SUBTOTAL(103;DESLOC(Tabela1[Qual é a sua ocupação?];LIN(Tabela1[Qual é a sua ocupação?])-LIN(A$11);0;1));--ÉNÚM(PROCURAR(L2;Tabela1[Qual é a sua ocupação?])))

Comparando os resultados da fórmula acima com o resultado manual que você colocou em O2:O9 a única divergência foi de uma unidade na contagem do item Autônomo. Retorne se precisar de algum ajuste.

 

E parabéns pelo seu projeto! Realmente admirável em tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@osvaldomp Oi, muito obrigada mesmo, mas se não for muito incomodo você poderia me explicar como adaptar para as outras perguntas? Eu tentei aqui e não deu certo.

Quanto a formula que você fez, está corretíssima, eu havia deixado de contar uma pessoa autônoma. rs

Obrigada pelo elogio, é para minha monografia de TCC, estou quebrando a cabeça para deixar as informações mais mastigadas para fazer a análise dos resultados de forma que eu possa filtrar por faixa etária e outras opções, porque se eu tivesse que fazer manualmente seria um trabalho de formiguinha.

Viva o excel! kkk

 

adicionado 2 minutos depois

@osvaldomp @osvaldomp

 

*Outra coisa, eu notei que na fórmula continha o nome do arquivo de amostra, sendo que o meu arquivo original é "Pesquisa de Consumidor TCC1 (100 respostas) - Gráficos e Análises" tem algum problema manter com o nome do outro arquivo? Acho que provavelmente sim, né? Mas aí é só substituir, certo? Toda a formatação dele começa e termina nas mesmas linhas e colunas.

adicionado 13 minutos depois
=SOMARPRODUTO(SUBTOTAL(103;DESLOC(Tabela1[Você usa transporte público para ir trabalhar/estudar? ];LIN(Tabela1[Você usa transporte público para ir trabalhar/estudar? ])-LIN(A$11);0;1));--ÉNÚM(PROCURAR(P2;Tabela1[Você usa transporte público para ir trabalhar/estudar? ])))

Acho que deu certo agora. Usei esse aqui na outra coluna de respostas. É isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Larissa Acioli disse:

 ...como adaptar para as outras perguntas?

Aparentemente a fórmula que você colocou no post acima está correta, porém eu não consigo testar aqui pois no arquivo Amostra o intervalo P2:P9 está vazio.

 

 

 

*Outra coisa, eu notei que na fórmula continha o nome do arquivo de amostra, ...

 ... Mas aí é só substituir, certo?

Não é necessário o nome do arquivo na fórmula.

Se você primeiro colou a fórmula que passei no arquivo Amostra e depois copiou dele para o TCC aí provavelmente a fórmula carregou o vínculo ao arquivo de origem.

Para não carregar seguem 3 alternativas.

1.cole a fórmula que passei diretamente no TCC

2. se quiser copiar do Amostra então edite a célula que contém a fórmula e coloque um apóstrofo antes do sinal de igual ('=SOMARPRODUTO ...), aperte Enter, copie e cole no TCC e aí remova o apóstrofo

3. .se quiser copiar do Amostra então edite a célula que contém a fórmula e copie a fórmula sem o sinal de igual, aí cole no TCC e inclua o sinal de igual

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!