Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de computador para jogos.


Posts recomendados

Buenas.

Sete anos depois de ter comprado um computador com a ajuda de usuários deste fórum, retorno para novamente solicitar conselhos a respeito. Esse computador comprado em 2011, cuja placa-mãe infelizmente parece estar inutilizada, tem a seguinte configuração: Asus M4T88V-Evo, AMD Phenom X4 955 BE, 8GB de RAM Kingston (um pente com defeito), Radeon HD5770, fonte OCZ SXS2 400W e dois Hds da WD, em um gabinete Thermaltake V4.

 

Pretendo comprar o novo computador para jogar em um monitor LG 23MP65, o qual não pretendo trocar nos próximos anos. Logo, jogar em FHD em alta qualidade é o suficiente. Friso que não tenho interesse em streaming. Busco um conjunto equilibrado e durável. Como referência de jogos, cito GTA V e F1 2017.

 

Pelo que pude compilar a partir da leitura de outros tópicos, a configuração seria a seguinte:

 

Placa-mãe: B350. Qual seria o modelo mais indicado em termos de custo-benefício? Os modelos “M” são muito inferiores aos “normais”? Compensa optar por uma marca tendo em vista o RMA?

 

Processador: Ryzen 5 2600.

 

Memória: tenho propensão de comprar dois pentes de 8GB. Sei que devo conferir o QVL da placa-mãe, mas solicito indicações de marcas, para tentar evitar os problemas que tive com a Kingston. Além disso, 2400 Mhz de frequência são suficientes? Procede a informação de que em jogos a frequência acima desse patamar não faz tanta diferença?

 

Placa de vídeo: GTX 1060 6GB. Entretanto, aparentemente os preços da RX 580 8GB estão baixando. Nas minhas pretensões, alguma vantagem entre uma e outra?

 

SSD: pretendo comprar um de 480/500 GB. O melhor desempenho, ao que eu saiba, é de Intel e Samsung. As duas são tão confiáveis quanto as outras marcas?

 

Gabinete: o Aerocool 500 parece ser quase unanimidade, então me parece adequado, tendo em vista as soluções de refrigeração.

 

Fonte: Corsair CX450 ou CX550?

 

Pelo que pude apurar, essas peças totalizam cerca de R$ 5.000,00, valor que pretendo gastar. Entretanto, se houver fundamento, posso trocar alguma peça sem ter que diminuir a qualidade de outra.

 

Além disso, a compensa comprar componentes em diversas lojas, tendo em vista os custos de frete, que podem absorver menores preços? As montagens de lojas conhecidas (Terabyte, por exemplo) são confiáveis?

Última pergunta: tendo em vista que talvez o preço das VGAs diminua mais, pode ser uma boa ideia tentar usar a minha HD5770 por algum tempo, até mesmo tendo em vista a possibilidade de lançamento de nova linha da Nvidia? Sei que o “gargalo” seria descomunal, mas pensei nisso como solução temporária.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processador: se puder pegar o 2600X, vale bastante a pena, já que o Boost dele é muito eficiente, ótimo para aquela performance extra em jogos.

Placa-mãe: B350 com BIOS atualizada, a melhor seria a AB350 Gaming 3 da Gigabyte, mas você também pode pegar uma Prime Plus da ASUS, o problema é o RMA dela mesmo.

Memória: 2400MHz já é o suficiente, você não vai ter muitos ganhos com velocidades maiores, já que vai estar usando placa de vídeo dedicada.

SSD: Você precisa mesmo de 480GB se só pretende jogar? Um de 240GB já é o suficiente. Os Kingston A400 tem um ótimo custo-benefício.

Fonte: Pegue a CX 550 por ela te dar mais possibilidades de upgrade, por ter 2 conectores PCI-E.

 

Quanto a comprar em lojas diferentes, vai depender do momento da compra, sempre faça um orçamento em uma loja só e depois veja se em lojas diferentes fica mais barato mesmo pagando mais frete.

 

SSD e Memória, recomendo pegar no Mercado Livre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, guibre disse:

Placa-mãe: B350. Qual seria o modelo mais indicado em termos de custo-benefício? Os modelos “M” são muito inferiores aos “normais”? Compensa optar por uma marca tendo em vista o RMA?

Considerando que você quer usar com um 2600, pegue essa, é o melhor modelo disponível graças à promo. Alternativamente, essa outra serviria, mas é consideravelmente inferior por uma economia é de 20R$.

 

6 minutos atrás, guibre disse:

Memória: tenho propensão de comprar dois pentes de 8GB. Sei que devo conferir o QVL da placa-mãe, mas solicito indicações de marcas, para tentar evitar os problemas que tive com a Kingston. Além disso, 2400 Mhz de frequência são suficientes? Procede a informação de que em jogos a frequência acima desse patamar não faz tanta diferença?

 

Na real, não precisa se preocupar muito com a RAM. Se for comprar os 16gb já agora, pegue um kit 2x8; se não, compre apenas um pente de 8 mesmo e deixe para comprar o segundo mais para frente, vá no Mercado Livre que você achar por ~400R$.

 

Quanto à frequência, é verdade que pegar RAM com profile de overclock maior ajuda no desempenho. Mas vale mais a pena você comprar um pente básico e fazer o OC manualmente do que pagar rios de dinheiro pelo OC automático, pois mesmo o pente mais ralé de todos faz ~2800 sem muita dificuldade.

 

8 minutos atrás, guibre disse:

Placa de vídeo: GTX 1060 6GB. Entretanto, aparentemente os preços da RX 580 8GB estão baixando. Nas minhas pretensões, alguma vantagem entre uma e outra?

Vantagens da 1060 6gb: consome bem menos energia, tem desempenho igual e tem potencial de overclock.

Vantagens da 580: ....

....

.......... talvez você ache alguém vendendo mais barato que uma 1060 6gb? Sei lá, vai que....

 

10 minutos atrás, guibre disse:

SSD: pretendo comprar um de 480/500 GB. O melhor desempenho, ao que eu saiba, é de Intel e Samsung. As duas são tão confiáveis quanto as outras marcas?

Na real, SSD de 500 é meio desperdício, um de 240 já dá e sobra. Fosse para editar vídeos profissionalmente, até vai... mas para uso em jogos, 240 já supre bem, vale mais economizar e jogar o resto do dinheiro em jantar com a família.

 

11 minutos atrás, guibre disse:

Gabinete: o Aerocool 500 parece ser quase unanimidade, então me parece adequado, tendo em vista as soluções de refrigeração.

É um gabinete meio básico.. se tiver pouco dinheiro para gastar (sub 200R$), até vale a compra. Mas se puder investir um pouco mais e pegar algo melhor, vale a pena: se você reparar, a entrada de ar é bem obstruída pelos HDs, é um design meio ultrapassado.

 

13 minutos atrás, guibre disse:

Fonte: Corsair CX450 ou CX550?

A CX450 vai permitir placas de vídeo só até a Gtx 1070, a CX550 até a 1080ti. Considerando que você já vai pegar uma 1060, seria bom a CX550 para dar mais opção de expansão no futuro.

 

14 minutos atrás, guibre disse:

Além disso, a compensa comprar componentes em diversas lojas, tendo em vista os custos de frete, que podem absorver menores preços? As montagens de lojas conhecidas (Terabyte, por exemplo) são confiáveis?

Algumas coisas como RAM, HD e SSD você compra no Mercado Livre, que além de mais barato, ainda vem com frete grátis. O resto, varia, tem que ver na hora da compra se compensa. Agora, por exemplo, vale mais tentar concentrar no Kabum por terem processador, placa-mãe em promo, fonte e várias opções de gabinete.

 

15 minutos atrás, guibre disse:

Última pergunta: tendo em vista que talvez o preço das VGAs diminua mais, pode ser uma boa ideia tentar usar a minha HD5770 por algum tempo, até mesmo tendo em vista a possibilidade de lançamento de nova linha da Nvidia? Sei que o “gargalo” seria descomunal, mas pensei nisso como solução temporária.

A linha nova da Nvidia não vai chegar, é besteira esperar por ela.

 

 

Ah, última coisa, faltou um cooler para esse 2600. Pegue o Maelstrom 240t, você pega por 250 R$ (ou até 220 em promo).

adicionado 2 minutos depois
5 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Processador: se puder pegar o 2600X, vale bastante a pena, já que o Boost dele é muito eficiente, ótimo para aquela performance extra em jogos.

A única diferença entre os dois é o cooler do 2600x, que é um pouco melhor. Pós OC, os dois são iguais em frequência (e em desempenho), com um sendo bem mais caro que o outro.

 

6 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Memória: 2400MHz já é o suficiente, você não vai ter muitos ganhos com velocidades maiores, já que vai estar usando placa de vídeo dedicada.

Com Ryzen, frequências mais altas dão um bom ganho sim, não tanto por causa da RAM, mas principalmente por causa do OC interno que acontece no processador quando você aumenta a frequência da memória.

 

Dito isso, é aquilo que eu falei, o segredo é comprar pente barato e fazer OC manualmente para economizar uma boa grana.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Imakuni disse:

A única diferença entre os dois é o cooler do 2600x, que é um pouco melhor. Pós OC, os dois são iguais em frequência (e em desempenho), com um sendo bem mais caro que o outro.

Até descobrir que para pegar 4.2GHz no 2600 (que faz ele equalizar com o 2600X), você tem que comprar um cooler a parte.

E pelo processador sempre estar a 4.2GHz, ele vai gastar mais energia que o 2600X no geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Até descobrir que para pegar 4.2GHz no 2600 (que faz ele equalizar com o 2600X), você tem que comprar um cooler a parte.

Só lembrando, o 2600x não faz 4.2 em todos os núcleos. Para ele fazer, vai precisar também de um cooler melhor.

 

24 minutos atrás, ClinkLinck disse:

E pelo processador sempre estar a 4.2GHz, ele vai gastar mais energia que o 2600X no geral.

Os dois são exatamente a mesma arquitetura, ambos vão gastar exatamente a mesma quantidade de energia. Fosse uma comparação entre o 1600 e o 2600, aí até dá para argumentar pela necessidade de tensões maiores... mas entre o 2600 e o 2600x, não há diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Imakuni disse:

Os dois são exatamente a mesma arquitetura, ambos vão gastar exatamente a mesma quantidade de energia. Fosse uma comparação entre o 1600 e o 2600, aí até dá para argumentar pela necessidade de tensões maiores... mas entre o 2600 e o 2600x, não há diferença.

Um 2600 à 4.2GHz sendo usado, sei lá, 4 horas por dia contra um 2600X que só fica em 4.2GHz (em apenas um núcleo) em load, e na maior parte do tempo está em 3.6GHz. Aonde que o 2600 estaria gastando a mesma coisa que o 2600X?

Overclock faz um processador gastar mais energia sim, senão não precisava investir em uma fonte de maior potência caso fosse fazê-lo.

 

E como o Boost do 2600X é tão eficiente, fazer ele trabalhar a 4.2GHz em todos os núcleos vai ter a mesma performance que só deixar o turbo trabalhando.

perfrel_cpu.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas.

Primeiramente, agradeço as respostas fornecidas.

Srs. @ClinkLinck e@Imakuni, gostaria de frisar que não pretendo fazer Overclock (manual, se entendi bem) em um primeiro momento, até mesmo por ser completamente neófito no assunto. Por isso mesmo, não fiz qualquer ressalva ao Ryzen 5 2600 quando listei os componentes pretendidos, que, segundo consta, tem um cooler de boa qualidade, não?

Lado outro, pensei no SSD de 480/500 em decorrência da partição de sistema em meu HD WD do computador antigo já ter 170 GB ocupados, sendo que tenho (relativamente) poucos jogos. Como pretendo garantir rapidez no carregamento de todos, explica-se a pretensão de compra.

Quanto as memórias, as Corsair são confiáveis? E quanto às Crucial? Lembrando que não tenho disposição de adquirir produtos da Kingston...

Por fim, quanto ao gabinete: alguma indicação de outro na mesma faixa de preço e com boa refrigeração? Esse aspecto é realmente importante, tendo em vista que resido em um lugar desagradavelmente quente.

Atenciosamente,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, guibre disse:

Por isso mesmo, não fiz qualquer ressalva ao Ryzen 5 2600 quando listei os componentes pretendidos, que, segundo consta, tem um cooler de boa qualidade, não?

Quanto as memórias, as Corsair são confiáveis? E quanto às Crucial? Lembrando que não tenho disposição de adquirir produtos da Kingston...

Por fim, quanto ao gabinete: alguma indicação de outro na mesma faixa de preço e com boa refrigeração? Esse aspecto é realmente importante, tendo em vista que resido em um lugar desagradavelmente quente.

Atenciosamente,

Então seria melhor o 2600X mesmo, já que ele sem overclock e com overclock é praticamente a mesma coisa.

O cooler do 2600 é sim de ótima qualidade, mas só consegue até 3.8~3.9GHz de overclock, que não seria o suficiente para ter a mesma performance que o 2600X, que é o que foi discutido.

 

As Crucial costumam ter ótimo preço. Mas dá para achar umas Kingston no Mercado Livre por 422 reais.

 

Já o gabinete, o Aero 500 é o melhor nessa faixa de preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, guibre disse:

Srs. @ClinkLinck e@Imakuni, gostaria de frisar que não pretendo fazer Overclock (manual, se entendi bem) em um primeiro momento, até mesmo por ser completamente neófito no assunto. Por isso mesmo, não fiz qualquer ressalva ao Ryzen 5 2600 quando listei os componentes pretendidos, que, segundo consta, tem um cooler de boa qualidade, não?

Tudo bem não querer fazer OC no primeiro momento, isso é normal. Mas vai por mim, se você já não pegar um setup preparado para isso, você vai se arrepender no futuro (experiência pessoal)...

 

Quanto ao cooler, realmente não é obrigatório, você pode deixar para pegar mais tarde.

 

52 minutos atrás, guibre disse:

Lado outro, pensei no SSD de 480/500 em decorrência da partição de sistema em meu HD WD do computador antigo já ter 170 GB ocupados, sendo que tenho (relativamente) poucos jogos. Como pretendo garantir rapidez no carregamento de todos, explica-se a pretensão de compra.

O segredo é você instalar o OS e programas no SSD e deixar os arquivos e jogos em um HD grande. Eu digo por experiência, se você for organizado nos seus arquivos, 120gb dá de boas, com 240 sendo suficiente para ter uma folga e ser mais desleixado.

 

54 minutos atrás, guibre disse:

Quanto as memórias, as Corsair são confiáveis? E quanto às Crucial? Lembrando que não tenho disposição de adquirir produtos da Kingston...

RAM é RAM: por bem ou por mal, não tem essa de "marca", todas são iguais (até porquê nenhuma delas fabrica os chips de RAM em si).

 

1 hora atrás, guibre disse:

Por fim, quanto ao gabinete: alguma indicação de outro na mesma faixa de preço e com boa refrigeração? Esse aspecto é realmente importante, tendo em vista que resido em um lugar desagradavelmente quente.

Eu diria que esse é mais aceitável... infelizmente, gabinete bom é caro, sabe-se lá por que.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente, obrigado pelas respostas.

 

Em 23/06/2018 às 16:15, Imakuni disse:

O segredo é você instalar o OS e programas no SSD e deixar os arquivos e jogos em um HD grande. Eu digo por experiência, se você for organizado nos seus arquivos, 120gb dá de boas, com 240 sendo suficiente para ter uma folga e ser mais desleixado.

Talvez não tenha entendido adequadamente a lógica exposta, mas a velocidade do carregamento dos jogos não seria comprometida se eu os instalasse no HD, em decorrência da falta de espaço no SSD? Como eu disse, com Windows 7 e os jogos que já tenho, já foram consumidos 170 GB em um dos HDs da WD que estavam no computador antigo. Diga-se de passagem, aliás, que abdiquei de jogar Civilization V justamente pela insólita demora para carregar os saves.

 

Sobre as memórias, consultei a QVL da Gigabyte AB350 Gaming 3 e notei que os modelos da Corsair geralmente disponíveis nas lojas não constam nas listas. Devo presumir incompatibilidade?

Da Crucial, por exemplo, apenas este consta na QVL. Entretanto, há mais dois (FSEK e FSE). Há alguma diferença entre eles? As especificações parecem idênticas. Por fim, devo me preocupar muito com latências?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O QVL da placa-mãe é exemplificativo e não taxativo. Ou seja, eles estão dando uma lista do que eles testaram e funcionou normalmente. Talvez eles não tenham testado as memórias citadas.

 

Você precisa ver se outras pessoas testaram esse pente na placa-mãe para saber. Ou pedir para a loja testar o pente antes de enviar a placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, guibre disse:

Talvez não tenha entendido adequadamente a lógica exposta, mas a velocidade do carregamento dos jogos não seria comprometida se eu os instalasse no HD, em decorrência da falta de espaço no SSD? Como eu disse, com Windows 7 e os jogos que já tenho, já foram consumidos 170 GB em um dos HDs da WD que estavam no computador antigo. Diga-se de passagem, aliás, que abdiquei de jogar Civilization V justamente pela insólita demora para carregar os saves.

Na real.. não. A maioria dos jogos não tem benefício, ou ele é mínimo. E além disso, há uma grande diferença entre um HD dedicado para só carregar o jogo e um HD que tem dar conta dele + sistema operacional e programas acessando ao mesmo tempo.

 

É claro que se tem algum jogo que você joga direto, independente dos outros, você pode se dar ao luxo de deixar no SSD. Mas no geral, não precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...