Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Geraldo Mangela

Conectar vários Fans em um único molex

Recommended Posts

Saudações, galera!

Recentemente adquiri um novo gabinete, com 3 Fans de 120mm na frente (que funcionam puxando o ar para o interior do gabinete), e adquiri mais 2 Fans, também de 120mm e coloquei um na parte traseira e um na parte superior (que expulsam o ar para fora). Todos os 5 Fans possuem esse tipo de conexão (acho que se chama molex mesmo, certo?) e ainda tinha mais um cabo com essa conexão vindo da frente do gabinete que não me atentei a saber do que se tratava.

Quanto à fonte, eu tinha somente um único cabo saindo dela, com três conexões molex ao longo dele. Como podem ver na imagem do link acima, as conexões das Fans são macho e fêmea, sendo assim conectei 3 Fans (dianteiros) no primeiro molex do cabo da fonte; as outras 2 Fans no molex do meio do cabo, e; no molex da extremidade, a conexão que eu não sei ainda do que se trata. Minha dúvida: há algum risco em conectar esse monte de molex em uma conexão somente?

 

E uma rápida questão adicional: o gabinete vêm com o botão LED SW, mas não encontrei encaixe para ele na minha placa-mãe (TUF H310M-Plus Gaming). Existe modo de conectá-lo nela?

Desde já agradeço a atenção!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que modelo de gabinete exatamente?

FAN de gabinete costuma ter corrente baixa(em torno de 0,3A, pode ser um pouco mais dependendo do modelo). No fonte a saída para esse tipo de conector desse molex do fonte é 20A para fontes certificadas, então não tem problema ligar nessa saída.

Mas você tem uma saída 4 pinos na MB. Para evitar excesso de ruído deveria tentar colocar pelo menos 2 FAN com PWM nessa saida. Que tipode cooler de CPU você usa? 5 FAN pode ser muito ruidosos em um gabinete.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O gabinete é um Mymax Eclipse e as outras 2 Fans são G-Fire. A fonte é uma Corsair CX 430.

Na placa-mãe eu identifiquei somente um Chassi Fan, que eu conectaria uma das Fans traseiras, porém essas que comprei só possuem conexão molex, então ela ficou sem nada conectado. No CPU está um coolerbox normal, que veio com o i3 8100. E eu liguei a máquina e não achei muito ruidoso não, não mais do que a máquina fazia antes dessa modificação ao menos. Só me resta testar com alguma aplicação pesada rodando, pra ver se aumenta algo.

 

Minha dívida mesmo é sobrecarregar esse cabo específico da fonte, mas se forem em torno da corrente que falou, imagino que esteja tranquilo então.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×