Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em AMD morto


Posts recomendados

Boa noite!

Espero estar postando no lugar certo (me pareceu o lugar certo, se não for, desculpe desde já!)
Sábado agora tive a infelicidade de meu valente PC vir a falecer após 7 anos de ótimos serviços e muita disposição nos meus jogos... A fonte desarmava sozinha e ele não ligava, levei a um técnico que constatou a morte da fonte e a placa-mãe entrou na dança... (o cooler da fonte parou e eu não notei... Baita bobeira que dei! :()
Pois bem, com isso, como meu PC ainda me atende muito bem pra o que jogo nele (basicamente só o uso pra jogar, e menos do que gostaria...). 

Atualmente, ele está com uma fonte Corsair 400CX e uma placa-mãe Asus M4A785TD-V EVO (a configuração completa está na assinatura). Quero aproveitar e fazer um pequeno upgrade nele, com uma fonte um pouco mais potente e, uma placa-mãe AM3+, pra poder por enquanto seguir usando o Phenom II dele, e mais pra frente colocar um FX, quem sabe.

 

Então, gostaria de ver algumas sugestões, principalmente de placas-mãe, que notei que a oferta delas está reduzida... Como falei, quero manter a atual configuração rodando, mas com planos de hora dessas colocar um FX, então busco uma placa-mãe que já preveja esse uso e que, de preferência, não custem um absurdo (ou seja, placas mais tops como uma Crosshair infelizmente não rolam...). Com relação à fontes, de cara pensei em algo ainda na linha CX da Corsair ou alguma EVGA (tô começando só agora as pesquisas por falta de tempo mesmo, e como tô meio por fora, fiquei um pouco perdido).

Mas se tiverem uma sugestão de modelo mais barato que, numa dessas, atenda bem meu uso, estou aberto a opiniões divergentes! (pode ser que eu tenha na cabeça uma ideia não muito viável num PC com 7 anos de uso, por mais que ele ainda me atenda muito bem!)

 

Agradecido! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Adna disse:

Boa noite, na kabum tem uma A320 da asus por R$298,00, você encontra ryzen 3 1200 por R$400 no mercado livre. O que acha ?

+R$400,00 em 8Gb DDR4 ou R$250,00 em 4Gb DDR4.

 

@gus_quadrado FX não é bem um upgrade de um Phenom II, você vai estar mais indo para o lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou lendo a respeito do Ryzen 3 e digo que está bem interessante comparado ao FX-8300 e ao poucos dados que achei do meu processador (Phenom II B50). Fiquei meio balançado mesmo, apesar de significar um custo maior, hehe.
Em termos de jogos, então: O jogo de mais pesado é GTA V Offline, Far Cry 4 e Just Cause 3, sequer configurados no máximo (pois o PC não aguentava, mas conseguia jogar com uma qualidade muito boa e sem quedas absurdas de FPS, sempre em 1600x900, que é a resolução máxima do meu monitor), e em vias de comprar Rise of the Tomb Raider (Gabe seu maldito com sua promoção de férias que me suga pelo menos um pouco do salário! :lol:). Ou seja, não são os últimos lançamentos de jogos, mas que à medida que termino algum jogo (ou canso/abandono mesmo '-'), compro novos (e isso acaba demorando, pois ando jogando pouco, infelizmente)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Jackson Bacana. Ia perguntar mesmo sobre esse 2200g, que tô vendo bastante em lojas conhecidas, tipo Kabum e Pichau, mas basicamente me pareceu que a diferença é basicamente o vídeo integrado, ou tem mais diferenças?

Pois na questão vídeo, pretendo seguir com minha R9, que já me atendia muito bem, então a 1200 não me seria melhor que a 2200g? (pois o vídeo integrado não me faria falta)

 

E, a propósito, esse chipset A320, que até onde sei é o básico para AM4, suportaria bem se eu pegasse um Ryzen 3, mas depois quisesse um upgrade pra um Ryzen 5? Ou nesse caso teria de pensar em outro chipset? (que estava também sendo minha dúvida nos AM3+, entre optar por uma placa com chipset 760G mesmo, fácil de achar, ou tentar garimpar um 970, por exemplo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gus_quadradono caso o r3 1200 atenderia muito bem , o r3 2200g e só um pouco mais forte por ser de 2 geração coisa de uns  7% por ai , se o r3 1200 estiver mais barato pegue ele ! a diferença entre a320 e b350 e que na b350 você pode fazer overclock no processador, mais ambas são placas excelentes e vai ser suficiente tanto para o ryzen 3 como o ryzen 5.

adicionado 0 minutos depois

AMD Ryzen 3 2200G vs Ryzen 3 1200

adicionado 5 minutos depois

@gus_quadrado AM4 vai ter suporte até 2020.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As B350 costumam vir com VRMs mais robustos, já que ela te permite overclock, então ela também vai poder entregar melhor a energia para um Ryzen 7 se você quiser colocar (sem considerar o overclock). O mesmo não pode ser dito do A320, que vem com VRMs mais simples, já que não dá pra overclocar nele, isso pode atrapalhar os boosts de um processador mais potente no futuro (não digo com certeza, mas é uma possibilidade, e se você quer uma longevidade boa, você não quer deixar as possibilidades de darem ruim existirem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Jackson Beleza, obrigado!

@ClinkLinck Bacana, bom saber! (Ultimamente tô bem por fora nessa parte pois não via necessidade de mexer nesse PC até o triste ocorrido...)
No caso de uma B350, uma ASRock AB350M Pro4, por exemplo, seria uma boa escolha? (só agora consegui pesquisar um pouco, sexta e ontem estava fora e não consegui ver nada...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/07/2018 às 11:47, gus_quadrado disse:

@Daniel Jackson Beleza, obrigado!

@ClinkLinck Bacana, bom saber! (Ultimamente tô bem por fora nessa parte pois não via necessidade de mexer nesse PC até o triste ocorrido...)
No caso de uma B350, uma ASRock AB350M Pro4, por exemplo, seria uma boa escolha? (só agora consegui pesquisar um pouco, sexta e ontem estava fora e não consegui ver nada...)

Opções de placas mães:

 

A melhor B350 de maneira geral: GIGABYTE GA-AB350-GAMING 3 R$ 650,00  (tera ou megamamute) - áudio de mesma qualidade da série X370, 5 FAN HEADER, DUAL BIOS, opção de conectar o RGB do cooler do RYZEN 7 1700 e mudar as cores e etc.

 

 

 

A melhor Custo X Benefício barata: GIGABYTE GA-AB350M-GAMING 3 R$ 500,00 (kabum ou tera ou pichau)  - DUAL BIOS, 3 FAN HEADER e etc.

 

 

 

A melhor Custo X Benefício barata: GIGABYTE GA-AB350-GAMING R$ 500,00 (kabum ou tera ou pichau)  - DUAL BIOS, 3 FAN HEADER e etc.

 

 

 

A melhor B350 para overclock: ASUS TUF B350M-PLUS GAMING R$ 500,00 (tera) - 3 FAN HEADER, opção de conectar o RGB do cooler do RYZEN 7 1700 e mudar as cores e etc.

 

 

 

A melhor B350 para overclock: ASUS B350 PRIME PLUS R$ 510,00  (kabum ou tera ou pichau) - 3 FAN HEADER, opção de conectar o RGB do cooler do RYZEN 7 1700 e mudar as cores e etc.

 

Tem também a Biostar B350GT5 Gaming, ótimo custo x beneficio Biostar B350-GT5 DDR4

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, gus_quadrado disse:

@Daniel Jackson Beleza, obrigado!

@ClinkLinck Bacana, bom saber! (Ultimamente tô bem por fora nessa parte pois não via necessidade de mexer nesse PC até o triste ocorrido...)
No caso de uma B350, uma ASRock AB350M Pro4, por exemplo, seria uma boa escolha? (só agora consegui pesquisar um pouco, sexta e ontem estava fora e não consegui ver nada...)

É uma ótima opção.

Tem também a Biostar B350GT5 por 460 reais.

Se as duas estiverem quase o mesmo preço, eu pegaria a Pro4 da AsRock.

adicionado 1 minuto depois

Opa, correção, vá na da Biostar que ela tem VRMs melhores (4+3), enquanto a AsRock tem 3+3.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Jackson Sensacional! Me ajudou horrores! :thumbsup:

@ClinkLinck Obrigado! Não conhecia essa Biostar. :)

 

Acho que agora tenho uma boa base pra trazer meu bom PC de volta. Pelo que andei lendo, e pelas opiniões de vocês, acho que o Ryzen 3 já me atenderá bem. Agora resta eu ponderar se pro meu uso, tanto atual quanto possibilidades futuras de ups, me valeria mais a pena uma A320 ou uma B350...

Uma fonte de 450W ou 500W daria conta do recado, né? (meu atual, como falei na abertura do tópico, tinha uma CX400, e aguentou bem como estava a configuração do jeito que tava... e pergunto já pensando em usar mais do que 8GB de RAM e até possíveis ups de processador e placa de vídeo)

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, gus_quadrado disse:

@Daniel Jackson Sensacional! Me ajudou horrores! :thumbsup:

@ClinkLinck Obrigado! Não conhecia essa Biostar. :)

 

Acho que agora tenho uma boa base pra trazer meu bom PC de volta. Pelo que andei lendo, e pelas opiniões de vocês, acho que o Ryzen 3 já me atenderá bem. Agora resta eu ponderar se pro meu uso, tanto atual quanto possibilidades futuras de ups, me valeria mais a pena uma A320 ou uma B350...

Uma fonte de 450W ou 500W daria conta do recado, né? (meu atual, como falei na abertura do tópico, tinha uma CX400, e aguentou bem como estava a configuração do jeito que tava... e pergunto já pensando em usar mais do que 8GB de RAM e até possíveis ups de processador e placa de vídeo)

B350 sempre vale muito mais a pena que a A320.

Não só possibilidade de overclock, mas a qualidade dos VRMs. Energia é uma questão quando você está analisando placas-mãe, e como você tem a possibilidade de colocar até um Ryzen 7 de 4ª geração, seria melhor uma placa-mãe que entrega bem a energia, para não atrapalhar os boosts de um futuro processador.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Jackson Bacana, tava considerando fortemente uma CX550...

@ClinkLinck Beleza, vou ficar de olho nas sugestões que vocês me deram de placas B350...

 

Novamente obrigado pela ajuda de vocês! Eu estava um pouco em dúvida com um Ryzen 3, mas realmente se mostra uma opção bem interessante pro meu uso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...