Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera, tudo bom?

Estou precisando de uma super ajuda para um trabalho de faculdade, como posso criar um sinal de saída que seja a soma de suas senoides (uma de 300Hz e outra de 1500Hz) sendo que na entrada entra uma onda quadrada (de 300Hz). preciso usar tipos de filtro (PA, PB, PF , RF, PT, NPA, NPB) Se alguem puder me dar uma luz, ficarei muito agradecida!!

Postado

Uma onda quadrada é uma soma de senóides, como deve saber. Precisa aplicar esse sinal em dois filtros com frequencia central de 300 Hz e 1500 Hz e somar as saídas.

• Obrigado 1
Postado

@Falchi ,

Como dito pelo @Ricardov ,  aplique essa onda quadrada em dois filtros passa-faixas, e some as suas saídas com um simples amp op .

Matematicamente, está somando a fundamental com a quinta harmônica , e como provado por Fourier, isso existe em uma onda quadrada.

Paulo

• Obrigado 1
Postado

@aphawk Obrigada pela atenção. Eu entendi a sua explicação, porém no trabalho que tenho que fazer pede pra considerar a utilização de dois tipos de filtros diferentes. voce sabe qual outro filtro eu posso usar alem de um passa faixa? Agradeço muito se puder me ajudar, estou desesperada com o final do semestre rs

adicionado 1 minuto depois

@Ricardov muito obrigada pela resposta, se puder me ajudar com mais uma pergunta no trabalho que tenho que fazer pede pra considerar a utilização de dois tipos de filtros diferentes. voce sabe qual outro filtro eu posso usar alem de um passa faixa? Agradeço muito se puder me ajudar, estou desesperada com o final do semestre rs

Postado

@Falchi ,

Um passa faixa centrado em 300 Hertz pode ser substituido por um filtro passa baixa, por exemplo com frequência de corte de 330 hertz e em sua saída um filtro passa altas, com corte em 270 Hz.

Assim o resultado é um filtro passa faixas com centro em 300 Hz e largura de banda de 60 Hz , ou seja, com Q=5 !

Me permita um aviso :

Isso é muito básico, mas muito básico mesmo. Essa sua última dúvida é preocupante pois mostra um desconhecimento da teoria básica de filtros.

Estude mais, bem mais do que você tem estudado !

Já fazem mais de 10 anos que um diploma não serve para nada. Para conseguir trabalho terá de passar por provas de seleção, onde competirá com outras pessoas, e seu nivel atual de conhecimento está muito aquém do que deveria para o atual momento de sua vida.

Paulo

• Curtir 3
Postado

@Falchi

A onda quadrada é uma série de senos com harmônicas ímpares. A 300 Hz, ela é composta por F5Rua4D.gif:

- Uma senóide de 300 Hz, para n = 1 (fundamental);

- Uma senóide de 1500 Hz, para n = 5.

A partir daí é trabalhar com respostas em frequência de filtros. Se não houver componente de frequência zero na onda quadrada, por exemplo, um passa-baixa com corte entre 300 Hz (n = 1) e 900 Hz (n = 3) selecionaria uma das senóides. Em seguida, a outra seria obtida por um passa-faixa notch centrado em 1500 Hz (n = 5).

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!