Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Falchi

Transformar uma onda quadrada em uma soma de duas senoides

Recommended Posts

Olá galera, tudo bom?

Estou precisando de uma super ajuda para um trabalho de faculdade, como posso criar um sinal de saída que seja a soma de suas senoides (uma de 300Hz e outra de 1500Hz) sendo que na entrada entra uma onda quadrada (de 300Hz). preciso usar tipos de filtro (PA, PB, PF , RF, PT, NPA, NPB) Se alguem puder me dar uma luz, ficarei muito agradecida!!

Editado por Falchi

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma onda quadrada é uma soma de senóides, como deve saber. Precisa aplicar esse sinal em dois filtros com frequencia central de 300 Hz e 1500 Hz e somar as saídas.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Falchi ,

Como dito pelo @Ricardov ,  aplique essa onda quadrada em dois filtros passa-faixas, e some as suas saídas com um simples amp op .

Matematicamente, está somando a fundamental com a quinta harmônica , e como provado por Fourier, isso existe em uma onda quadrada.

Paulo

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

@aphawk Obrigada pela atenção. Eu entendi a sua explicação, porém no trabalho que tenho que fazer pede pra considerar a utilização de dois tipos de filtros diferentes. voce sabe qual outro filtro eu posso usar alem de um passa faixa? Agradeço muito se puder me ajudar, estou desesperada com o final do semestre rs

adicionado 1 minuto depois

@Ricardov muito obrigada pela resposta, se puder me ajudar com mais uma pergunta no trabalho que tenho que fazer pede pra considerar a utilização de dois tipos de filtros diferentes. voce sabe qual outro filtro eu posso usar alem de um passa faixa? Agradeço muito se puder me ajudar, estou desesperada com o final do semestre rs

Compartilhar este post

Link para o post

@Falchi ,

Um passa faixa centrado em 300 Hertz pode ser substituido por um filtro passa baixa, por exemplo com frequência de corte de 330 hertz e em sua saída um filtro passa altas, com corte em 270 Hz.

Assim o resultado é um filtro passa faixas com centro em 300 Hz e largura de banda de 60 Hz , ou seja, com Q=5 !

Me permita um aviso :

Isso é muito básico, mas muito básico mesmo. Essa sua última dúvida é preocupante pois mostra um desconhecimento da teoria básica de filtros.

Estude mais, bem mais do que você tem estudado !

Já fazem mais de 10 anos que um diploma não serve para nada. Para conseguir trabalho terá de passar por provas de seleção, onde competirá com outras pessoas, e seu nivel atual de conhecimento está muito aquém do que deveria para o atual momento de sua vida.

Paulo

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

@Falchi

A onda quadrada é uma série de senos com harmônicas ímpares. A 300 Hz, ela é composta por F5Rua4D.gif:

- Uma senóide de 300 Hz, para n = 1 (fundamental);

- Uma senóide de 1500 Hz, para n = 5.

A partir daí é trabalhar com respostas em frequência de filtros. Se não houver componente de frequência zero na onda quadrada, por exemplo, um passa-baixa com corte entre 300 Hz (n = 1) e 900 Hz (n = 3) selecionaria uma das senóides. Em seguida, a outra seria obtida por um passa-faixa notch centrado em 1500 Hz (n = 5).

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais