Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Hayashilucas

uso do turbo boost ryzen 5 2600

Recommended Posts

bom galera estou com uma duvida, recentemente eu tive um problema com o meu pc que foi solucionado o formatando. meu ryzen 5 2600 nos jogos como rainbow six siege e pubg estão apresentando stuterrings (pubg eu sei que o jogo e mal otimizado) e o uso da frequencia deles sempre estão oscilando entre 3600 - 3700 mhz, a pergunta é eles nao deveria trabalhar sempre no clock maximo no turbo boost em 3.9 ghz? se sim tem como setar essas configurações? ou a minha placa-mãe pode estar limitando? pois meu amigo tem o mesmo setup diferente do processador que é o ryzen 5 2400g e sempre trabalha no 3,9ghz nos jogos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Hayashilucas

O Turbo Boost se refere ao clock máximo que a CPU alcança, em um único núcleo.. Tanto Intel, como AMD, dão uma ênfase nessa informação, mas não explicam ela direito.. Pra todos os núcleos, vai ser menor mesmo..

O que pode influenciar é o resto do PC..

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

@RS Faria mora na mesma cidade hehe. 

que tipo de influencia?

pois eu estou achando esses stuterring no rainnbow six muito estranhos.. nao sei se pode ser o hd.

Editado por Hayashilucas

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Hayashilucas disse:

que tipo de influencia?

pois eu estou achando esses stuterring no rainnbow six muito estranhos.. nao sei se pode ser o hd.

Uma placa-mãe com VRM (circuito que alimenta a CPU) fraco ou sem dissipação de calor, pode não conseguir manter um clock estável.. Ou a temperatura da CPU mesmo.. Sendo Ryzen, tem de ficar de olho em atualizações de BIOS e drivers também..

Veja o HD com o CrystalDiskInfo ou HD Tune..

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria então está tudo certinho as temperaturas não passa de 60° em jogos etc, só estou achando muito estranho as travadas que dá rodando rainbow six Siege rodando a mais de 120 fps. 

Teria alguma solução para isso ? Pois eu estou quase comprando um ssd para ver se melhora , mas estou com medo de jogar dinheiro fora e continuar mesmo coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

@Hayashilucas

PUBG teria sentido, pois é um jogo grande, com 3 mapas e tal.. No caso dele, pode ser até falta de RAM.. No R6, não sei.. Tem o MSi Afterburner instalado aí? Seria bom pra dar uma olhada em algumas coisas..

Talvez o @Atretador tenha alguma ideia..

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

@RS Faria sim eu monitorei o jogo com o msi afterburner em nenhum caso houve  fps drop.

o uso dele no rainbow six fica assim.

uso de cpu entre 65%-89% a 50º-55º oscilando entre 3600mhz - 3700mhz

a gpu fica entre 89% a 100% entre 60º-70º

Editado por Hayashilucas

Compartilhar este post

Link para o post

Esta com o driver de chipset instalado e o plano de energia balanceado selecionado?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

@Atretador sim estão tudo de acordo.

driver de video 18.6.1

e chipset 18.10.0601

complementando. windows 10 versao 1803.

Editado por Hayashilucas

Compartilhar este post

Link para o post

Ele vai variar o boost de acordo com a utilização, variando de em um ou dois núcleos 4.0~4.1 e para os outros a uns 3.6~3.7 de acordo com a utilização.

6 minutos atrás, Hayashilucas disse:

@Atretador sim estão tudo de acordo.

complementando. windows 10 versao 1803.

1803 pode ser o problema, estou usando sem problemas, mas, muitos usuários estão reportando problemas

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

@Atretador putz. agora que mencionou acho que faz um pouco de sentindo. e bem parecido no ultimo comentario, esta dando micro travadas sem drop de fps.

como instalar uma build anterior nesse caso? sendo que fiz uma instalação limpa na sexta feira via usb hehe.

Editado por Hayashilucas

Compartilhar este post

Link para o post

@Hayashilucas essa é a desgraça do Win10, ele vai te forçar a atualizar :/

tem gente falando que um downgrade no driver de video pode ajudar

E não afeta só os Ryzen, mas Intel Kaby\Sky\Coffee\Lake, Skylake-X, GPUs da nVidia e AMD

Nem todo mundo é afetado, eu não fui, até o momento

Compartilhar este post

Link para o post

@Atretador eu cheguei a ler esses posts do Reddit , muito ali recomendam voltar para a build 1709 na qual instalei agora pouco hehe, e instalei os últimos drivers, vamos ver se corrige (mas de cara já notei uma melhora so de estar na tela do Windows).

Caso se não resolver vou instalar esse driver 18.2.1 e depois vou jogar uma água benta no Pc. Kkkkkkk

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Atretador @RS Faria nao resolveu, nao sei o que pode ser mais.

e reparei tambem que o uso de gpu ele cai de 100% para 0%,55%,27%.

Compartilhar este post

Link para o post

@Atretador @RS Faria amigos meu hd pode ser a causa? ele um wd green de 500gb sata 3.

Compartilhar este post

Link para o post

@Hayashilucas

Só se ele estiver com defeito. Baixe o CrystalDiskInfo e dê uma olhada..

Como fica o uso de RAM durante esses jogos?

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria ele nao esta com erro nao. ja passei o hd tune o unico problema que constou foi o cabo sata que eu troquei mas ainda persiste o erro e li que esse erro nao some.

a ram nesses jogos ficam abaixo de 6gb o que e estranho.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

@RS Faria corrigindo a informações.

reparei o disco rigido esta sempre utilizando 100% eu desabilitei o windows search.

ativei no afterburner o monitoramento unificado(pelo que li no reddit etc que ativando mostraria em tempo real) e constei que na hora que esses stuttering o uso da % da gpu fica menos que a cpu(60-80%) no rainbow six siege. 

a ram do rainbow six siege agora utiliza no maximo 5gb

e a do pubg esta usando quase os 8gb.

e o uso da gpu esta maior que a cpu que é o normal eu acho.

Editado por Hayashilucas

Compartilhar este post

Link para o post

topico resolvido. o problema mesmo era o uso do HD em 100% foi so parar o superfetch e reativar que tudo deu certo.

e o rainbow six saiu uma nota sobre o problema (solução no proprio site)

obrigados pela  ajuda @RS Faria @Atretador

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais