Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de disjuntor - Diâmetro de Bitola/Fiação


Posts recomendados

Amigos, boa tarde!

 

Gostaria de sanar uma dúvida simples.

 

Entrei num apartamento novo agora (padrão monofásico 110v - 70a) e quando minha esposa foi ligar o secador dela no banheiro (potência 1900W), o disjuntor desarmou.

Fui até a caixa de distribuição e descobri que colocaram apenas um disjuntor de 10A para as tomadas do banheiro + 2 quartos (iluminação 10A e chuveiro 50A são separados), conforme foto abaixo.

 

Pretendo substituir esse disjuntor por um de 20A, para ele não desarmar com o secador. Mas fiquei com dúvida se a fiação suporta essa corrente sem riscos.

 

A fiação da tomada é de 2,5mm e ela está bem próxima da caixa de distribuição (menos de 4 metros).

 

Então, a dúvida: posso instalar o de 20A tranquilamente na fiação de 2,5mm, sem riscos?  Até me falaram no disjuntor de 16A, mas acho que a margem ficaria muito pequena pro secador, mesmo não tendo muitas outras coisas ligadas nos quartos (só TV, notebook e carregador do celular)...

 

Agradeço a quem puder ajudar!

 

222.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, dwatashi disse:

O cabo "até" suporta 20A, mas precisaria verificar como é o neutro da instalação.

 

Para ajudar tem uma tabela da SIL que indica valores de referência.

 

 

Já pedindo desculpas pela ignorância (sou leigo mesmo nessa área), o que eu devo verificar em relação ao neutro da instalação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A instalação é 110 volts ou 127 volts? Para mudar o disjuntor para 20A tem que ter certeza de que todos os fios desse circuito são 2,5 mm2 inclusive neutro e retorno de iluminação.

Se o apartamento é novo e em garantia o mais indicado seria acionar a construtora e pedir para colocar uma tomada exclusiva no banheiro visto que a instalação como está é insuficiente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ricardov disse:

A instalação é 110 volts ou 127 volts? Para mudar o disjuntor para 20A tem que ter certeza de que todos os fios desse circuito são 2,5 mm2 inclusive neutro e retorno de iluminação.

Se o apartamento é novo e em garantia o mais indicado seria acionar a construtora e pedir para colocar uma tomada exclusiva no banheiro visto que a instalação como está é insuficiente.

 

Primeiramente, obrigado pela resposta, amigo!

 

Conferi o que você falou e descobri o seguinte:

Instalação: 127 volts

Circuito: todo com fios de 2,5mm, inclusive neutro e retorno de iluminação.

 

O problema dessa questão da construtora é que aparentemente não entraria na garantia, já que não é um "defeito" propriamente dito, mas uma característica do projeto elétrico, que é bem subdimensionado.

 

Se essa fiação aguentar e ficar protegida com o disjuntor de 20A, consigo resolver de forma mais simples. Eu vi aqui que 2,5mm sustenta até 21A, mas fico com medo de confiar apenas na informação "seca" na internet!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@allanaraujo bem, existem normas para projeto e elas deveriam ser seguidas pela construtora, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor.  Mas enfim se todo o circuito é 2,5 pode instalar o disjuntor 16A, classe C, conhecido como C16 que vai resolver seu problema.

Por curiosidade, essa instalação tem aterramento?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Ricardov disse:

@allanaraujo bem, existem normas para projeto e elas deveriam ser seguidas pela construtora, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor.  Mas enfim se todo o circuito é 2,5 pode instalar o disjuntor 16A, classe C, conhecido como C16 que vai resolver seu problema.

Por curiosidade, essa instalação tem aterramento?

 

Entendi, amigo. Então esse de 16A "aguentaria" o secador de 1900W, certo?

 

Será que tem alguma Norma Técnica que obrigue a instalarem fiação com maior diâmetro para as tomadas domésticas, usando um disjuntor de maior corrente?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, allanaraujo disse:

 

Entendi, amigo. Então esse de 16A "aguentaria" o secador de 1900W, certo?

Sim.

 

55 minutos atrás, allanaraujo disse:

Será que tem alguma Norma Técnica que obrigue a instalarem fiação com maior diâmetro para as tomadas domésticas, usando um disjuntor de maior corrente?

A norma de instalações é a NBR-5410. Determina condutor de 2,5 mm2 para tomadas, evidentemente com disjuntor compatível. O que fizeram aí a princípio é discutível, mas sem examinar projeto e memorial descritivo da obra não se pode falar mais nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!