Ir ao conteúdo

i7 7700k + Thermaltake Frio Silent 14 - 100 graus no prime95

Ir à solução Resolvido por Contiusa,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Então, troquei meu tx3 evo por um frio silent 14.

Meu processador no momento tá em 1.290V @ 4.7ghz.

Já coloquei 2x o cooler trocando a pasta. A única coisa que penso que pode estar dando zica é quando eu coloco o cooler(ventilador) no dissipador, ele usa arames e é bem difícil. Acaba que o cooler dá uma "sambada/patinada" em cima do CPU

Mas mesmo assim acho difícil que dê problema... enfim, não notei diferença pro meu cooler antigo... Parece que em idle fica mais gelado, mas quando dá load fica talvez até pior.

Em jogos nos loads ele chega a 90 graus as vezes.

Algo que eu esteja fazendo errado, ou o cooler não dá conta mesmo?

Postado
38 minutos atrás, caematos disse:

Acaba que o cooler dá uma "sambada/patinada" em cima do CPU

Pode explicar melhor? O Cooler fica solto em cima da CPU? Ou é a base ou o FAN(ventoinha)?

Aí não tem jeito do conjunto do Cooler funcionar direito:precisa ficar firme em cima da base corretamente .

Reveja toda a montagem, tem vídeos no youtube.

Postado
6 horas atrás, PedraX disse:

Pode explicar melhor? O Cooler fica solto em cima da CPU? Ou é a base ou o FAN(ventoinha)?

Aí não tem jeito do conjunto do Cooler funcionar direito:precisa ficar firme em cima da base corretamente .

Reveja toda a montagem, tem vídeos no youtube.

O que eu quis dizer é que quando eu vou colocar a ventoinha eu acabo mexendo o dissipador em cima do processador, pela dificuldade que é 

6 horas atrás, M4USE disse:

cara coloca a mão atrás do cooler e ve se a temperatura do vento esta muito quente

Boa ideia, depois vou ver. Tua ideia é ver se tá saindo vento quente, o que significa que tá funcionando direito? 

Postado
14 horas atrás, caematos disse:

Meu processador no momento tá em 1.290V @ 4.7ghz

Bom, está em ligeiro overclock , talvez tenha que colocar um Watercooler mesmo.

Como não conheço esse processador(embora tenha visto reviews que alguns deles dão problema em OC) acho que deve colocar a questão na seção de overclocks. Não esqueça de fornecer todos os detalhes do HW(gabinete, ventoinhas,MB e RAM). Aliás, se a ventilação do gabinete não estiver adequada via esquentar mesmo.

Com o TX3 não deve ter  feito nada de OC certo?

Esse silent 14 parece ser bem superior ao TX3

• Solução
Postado

@caematos eu testei o L32, que é basicamente um Frio Silent 14 com um fan mais forte. Mas o cooler é o mesmo. Muito melhor do que um Hyper 212X e quase igual a um water cooler de 120.

Pelos testes você pode ver que ele tem 56,5ºC de temperatura delta a 4.6Ghz e 1.332V. Talvez se equipare aos 4.7Ghz e 1.290V do seu teste. Adicione uns 3ºC do Prime, que é mais forte do que o OCCT. Adicione mais uns 2-3ºC porque o seu gabinete está fechado.

Ou seja, 56,5 + 3 + 3 daria uns 63ºC. Adicione a temperatura ambiente de onde você mora, que deve estar abaixo de 20ºC e podemos deduzir que ele precisaria bater nos 83-85ºC, não 100ºC.

O meu i7-3770K é muito semelhante ao i7-7770K. Mesmo fabricante, mesma linha (LGA 115X), mesma pasta TIM no die, etc. Teoricamente o meu i7-3770K a 4.7Ghz vai se comportar de forma parecida que o seu i7-7700K em temperatura (não desempenho). Pelo menos é como tem sido.

Ou seja, existe a possibilidade:

1 - o Frio Silent 14 está mal instalado.

2 - você está usando implastec ou qualquer outra pasta genérica. Ou a pasta do Frio Silent está ressecada, velha.

3 - o seu vcore está setado a 1.290V, mas na realidade bate acima de 1.3V no Prime se você checar com o CPU-Z (o LLC vai interferir no valor do vcore).

4 - o Frio Silent tem um fan mais fraco do que o L32, então pode estar dando uma diferença. De qualquer forma não poderia ser 20ºC.

Também não é recomendável fazer over de 4.7Ghz com esse cooler, mesmo em Porto Alegre. Com esse cooler, você deveria usar a CPU em stock, que, quando todos os núcleos estão a 100%, acho que só vai até os 4.4Ghz, que é um overclock mais básico. Também recomendo desabilitar o controle do fan do Frio Silent para ele rodar sempre a 100% (no máximo). É um fan de 1200rpm e não deve fazer barulho nenhum.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!