Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero saber quais equipamentos uso no som que quero fazer!


Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Oi, boa noite

 

Eu estou montando um projeto para mim fazer um som residencial, e sou iniciante nessa area ( sem muita experiência ).. por isso peço a ajuda, pois nao quero gastar dinheiro e me decepcionar depois kkkk, bom, o som q estou planejando montar nao é fraco, ele é bem forte, e nao sei qual as coisas que eu compro ( qual é melhor, mais barato, como instalo sem danificar nada, essas coisas ) 

Estou planejando um som de 2 torres com 2 subwoofers de 12 polegadas, 400 rms e 2 tweeter de 100 w rms ( cada torre ) e preciso saber, qual o melhor módulo, quais marcas de falantes é melhor e quais tweeters são bons, e baratos… e qual é a litragem q eu devo usar pras torres isso eu nao sei completamente nada sobre qual a litragem adequada. pretendo usar 2 módulos, 1 pros subs, e outro pros tweeters, e preciso saber qual e a melhor fonte pra empurrar tudo isso ( pois e um som residencial, e nao vou colocar bateria ) e quero colocar um radio bluetooth de marca boa, e se necessário um crossover para nao danificar nada... 

 

Aqui vai a lista do q pretendo ter para fazer:

 

4 subwoofers ( preferência Pioneer )

4 tweeters

1 crossover

1 cd player Bluetooth

2 modulos, 1 pros tweeters totalizado em 400 w rms, e outro pros subs, totalizado em 1600 w rms

1 fonte

 

E se esse projeto ficar MUITO caro, um preço q foge do meu orçamento, tenho outro projeto parecido, q é retirar uma torre e ficar com uma só consequentemente tirar dois subs e dois tweeters, e invés de ter uma unidade separada ( onde fica o dvd, modulo, e etc ) vou colocar todas junto com a torre e isso vai economizar um pouco de dinhero, mas esse seria o projeto secundário, pois o que eu quero mesmo é o primeiro...

 

É isso, espero resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou poder te ajudar porque envolve som automotivo e eu não sei nada dele.

Mas se quer um som residencial, porque usar módulo automotivo, se hoje existe amplificadores classe D que são tão potentes quanto e mais baratos que classe AB?

Veja esse exemplo:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-720969686-amplificador-dclass-digital-500-watts-rms-fonte-completa-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Não vou poder te ajudar porque envolve som automotivo e eu não sei nada dele.

Mas se quer um som residencial, porque usar módulo automotivo, se hoje existe amplificadores classe D que são tão potentes quanto e mais baratos que classe AB?

Veja esse exemplo:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-720969686-amplificador-dclass-digital-500-watts-rms-fonte-completa-_JM

 

Nossa, nao sabia desses amplificadores, mas nao são tão em conta, pois tem uns classe AB mais em conta q de classe D , andei pesquisando então sei uns ai, e por isso fiz o tópico, pois tem uns q você compra e dps se arrepende, então fico com pé atrás de marcas q nao conheço mas pegue um exemplo ai: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-875279444-modulo-amplificador-hurricane-ha-6504s-2600w-rms-4-canais-_JM 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matheus_006 Boa noite

 

Você esqueceu de passar seu orçamento.

4 subwoofer e 4 tweeter o som não vai ficar bom, nessa configuração vai ficar buraco muito grande na resposta de frequência.

Tenha em mente que 4 sub pega um bom espaço.

Eu trocaria esses 4 tweeter por 2 ou 4 6x9 bem alimentados em uma caixa dutada fala bem alto.

Com 2 6x9 e 4 sub vai ficar com graves e subgraves bem reforçados e um media e agudo bacana.

Ideal para que presa músicas do tipo eletrônica, funk, hip hop, etc.

 Agora com 4 6x9 vai vai ficar mais equilibrado, bom para ouvir um forró, música sertaneja e etc.

E quais tipo de música você gosta de ouvir?

E se você for tocar fora da sua casa existe sub melhores que os da Pioneer para essa finalidade.

 

Att Edvaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico meu orçamento seria num maximo uns 2000 reais, e me explique um pouco mais sobre "vai ficar um buraco muito grande na resposta de frequência ", e em questao ao tipo de de música, sim é mais para Eletronica e pop, e porque o tweeter nao fica bom? Ele acaba gritando de mais? como é? ( Só duvida mesmo ) e para a questao de onde eu usaria mais o som, seria mais pra dentro de casa, muito raro eu colocar som para fora... E em questao dos subs ocuparem muito espaço ( sim verdadeiramente ocupam ) mas nao esqueça q é 2 subs e 2 tweeters em cada torre, ou melhor. Eles iriam ficar separados, como no Philips nitro nx8 meu " projeto " se baseia muito nele.... E estou muito preucupado, em questão da litragem, qual a melhor litragem pra 2 subs de 12 polegadas em cada torre para dar um grave bom?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega @Matheus_006, Vou só te passar uma inviabilidade desse seu projeto! Um módulo de 2600W RMS alimentado por 12V, Como mencionado na sua resposta do post #3:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-875279444-modulo-amplificador-hurricane-ha-6504s-2600w-rms-4-canais-_JM

Invoca uma fonte de alimentação que forneça mais que 216 Amperes! Se essa potência for realmente real!, Até num carro você precisará de duas baterias de caminhão de 120A em paralelo para conseguir suprir essa potência! E para carrega-las, uma fonte/carregador de no mínimo 120A como essa usina abaixo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-996901591-fonte-carregador-usina-120a-120-a-144v-battery-meter-2018-_JM

Mesmo assim você não poderá usufruir mais do que 60% da potência desse amplificador!!!!...

 

Além da solução do colega @Ricardo S Ferreira, Considere pesquisar sobre os amplificadores HA-II Power Amplifier da Gradiente (500W RMS dinâmico "Pico instantâneo", com falante de 2R ) ou o  Dual channel professional High power amplifier Cygnus PA-5.0X.

E ainda o Stereo Power amplifier Polyvox PM-5000

Te garanto que eles não te decepcionarão!

 

PS: Agora, falando de custo/benefício, procure pelo Model 366 Super A Estéreo amplifier da Gradiente! É outro que não decepciona nenhum consumidor residencial! (A menos que queira quebrar os vidros das janelas dos vizinhos!!! Hehehehe!!!....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matheus_006 Bom dia

 

Você sabe que o ouvido humano consegui ouvir de 20Hz a 20000Hz ou 20Hz à 20Khz, só que não existe nem um alto-falante que consiga reproduzir esse gama toda de frequência.

Porém existe um tipo de alto falante que consegui "chegar próximo" dos 20Hz até 20Khz, o nome desse falante é "Full Range".

Full Range é um alto falante que possui um pequeno cone na junto com o cone principal, sua resposta é de normalmente começa em 40 ~50hz mais ou menos e sobe até 10 ~ 14khz.

Ele consegui entregar um bom resultado só que não espere dele, uns graves e sub graves pesado e profundo por exemplo de um contra baixo ou bumbo de bateria e nem agudo cristalinos e aberto, de um prato de bateria, de um carrilhão.

altifalante-full-range-8-20cm-30w-8%CF%8

Existem um infinidade de tipos de alto-falantes, o mais comuns são.

Subwoofer: Consegui reproduzir as frequência de Sub graves e graves.

Woofer: Consegui reproduzir grave, médio graves (médio baixo) e médio.

Miranger:  consegui reproduzir médio e médio alto.

Driver de corneta: consegui reproduzir médio alto, e agudo.

Tweeter: consegui reproduzir agudos.

Frequencias.jpg

Agora se você colocar um subwoofer e tweeter, o som só vai conseguir reproduzir a parte em azul claro, azul e vermelho.

Olhá o tamanho do buraco que fica, não vai ter médio baixo, médio e médio alto.

Eu achei um vídeo que o autor explicar isso certinho o que eu estou te passando.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Obrigado!!!!!!!, entendi  completamente com essa explicação, o buraco que você falou q fica no som,

E as soluções que tem pra ele... Ajudou muito!!!!! Resumindo: se eu colocoar só os subs e tweeters, ele nao vai ter nem médio baixo, médio, e nem médio alto, então consequentemente iria ficar um som estridente sem médio nenhum.... Entendi...

 

 

@Edvaldo J. Frederico

adicionado 8 minutos depois

@BCP , bom dia, essa fonte que você citou à cima, vi no anúncio, para a corrente dela, ela nao é muito forte?… Poderia facilmente queimar o dvd player e o amplificador de tão forte, mas nao esqueça, q o amplificador q citei, ele é 2600 w mas os subs q quero usar sao 4 de 400 totalizado em 1600w rms, q aonde eu citei também, q precisaria de outro amplificador de 400 rms, para tweeters e médios uma fonte de 80 ou 60 amperes não consegue dar conta disso?

 

Att Matheus

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@Matheus_006  o esquema vai ficar conforme a imagem abaixo.

Um cd-player Pioneer de preferência que possua 4 RCA.

4 sub da pioneer bobina dupla de 2ohms

4 6x9 pioneer

Uma sd2000.1 evo 2 de 1ohms

Uma sd400.2 evo 2 de 2ohms

Uma fonte automotiva de 14.4 x 100a.

Agora se você perceber que a fonte está desarmando coloque uma bateria auxiliar de 100A.

Você vai montar duas caixas do tipo torre, e em cada caixa vai ter dois de 12" e dois de 6x9 dutada (tem que fazer câmera separada)

E faça uma terceira caixa para acomodar os dois amplificadores, cd-player e a fonte.

E não tem necessidade de crossover nesse projeto, seria necessário se você tivesse muitas alto falantes de tipos diferentes como, woofer, driver de corneta, ST, etc.

Esse som vai tocar com um nível de SPL incrível e com muita qualidade de som, vai superar muito micro system que você vê por ai.

E seus vizinhos vão chamar a polícia fica esperto :D

E eu coloquei uma amplificador mais forte para os subs porque é sempre bom você colocar um pouco de potencia a mais, é mais fácil queimar um falante por falta de potencia do que por excesso.

image.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Matheus_006 Só te respondendo a dúvida do post #8:

12 horas atrás, Matheus_006 disse:

@BCP , bom dia, essa fonte que você citou à cima, vi no anúncio, para a corrente dela, ela nao é muito forte?… Poderia facilmente queimar o dvd player e o amplificador de tão forte, mas nao esqueça, q o amplificador q citei, ele é 2600 w mas os subs q quero usar sao 4 de 400 totalizado em 1600w rms, q aonde eu citei também, q precisaria de outro amplificador de 400 rms, para tweeters e médios uma fonte de 80 ou 60 amperes não consegue dar conta disso?

 

Att Matheus

A fonte tem capacidade de fornecer até aquela corrente especificada, mas a demanda de corrente é proporcional a carga!

Exemplo: Nessa mesma fonte que pode fornecer até 120A, se você ligar só um toca CD que exige só 2A, a fonte trabalhará hyper, mega folgada, pois o aparelho ligado nela só "pede" 2A.

Não é a fonte que "empurra" a corrente dela no aparelho, é o aparelho que "Pede": "Me fornece 2A?" É por ai! se não consegui te explicar direito, é só dar um toque que mudo os exemplos da explicação!.... :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!