Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com Ryzen 5 2400g, com uma Prime B350m-e/bios 4011 19/04/2018 e memória 4gb 2400mhz, Win10 atualizado. Usei esse kit por 2 semanas perfeitamente, ( Youtube, Netflix, Emailsc coisas básicas etc )
Porém recentemente comprei mais 4gb de 2400mhz de memória, ai comecei a ter problemas seríssimos de blue-screen até mesmo vendo video no youtube e netflix. Formatei a máquina, atualizei Win10 para ultima versão, fiz de tudo, até que se esgotaram minhas idéias e fui procurar solução, e achei algo.

Citação

Thanks for the quick reply!  One of the features of this processor is that it has Vega 11 integrated graphics, so there is no standalone GPU/video card installed.  It uses system memory in place of the VRAM that a normal graphics card would have.  I have made some observations this afternoon that are worth mentioning. I tried running the system with just a single stick of memory installed.  This has resulted in a completely stable system, at least as far as I can tell.  I've been able to run videos, games, view webpages, etc. without a single BSOD.  However, whenever I seat the second stick of RAM and try to run the system, it will almost immediately throw a BSOD when launching anything such as a webpage, video, or game.  At the moment my BIOS RAM settings are set to AUTO.  The only thing I have custom setup is XMP with the single stick of 8gb RAM running at 3000mhz.  I have a feeling that something needs to be tweaked when trying to run both sticks of RAM, whether it be the RAM voltage settings, CPU voltage settings, etc.  With this processor you can set the GPU clock speed and voltage as well, even though it is built in with the processor.   I've tested the RAM with MemTest86 and no faults or errors were report so both sticks of memory seem fine.  Any ideas on what I could try?  I am new to overclocking anything and don't want to try too much with the stock CPU cooler.   I have seen videos of some pretty robust overclocks on this processor but until I can get ahold of a better cooler I do not want to risk any damage.  I will post some screenshots and pictures of my setup here shortly.

E realmente fez completamente sentido, com apenas 1 pente de memória estou com o computador completamente estável. Basta eu coloca o segundo pente e começa as telas Azul em espaços de tempo aleatórios.
Também estou com as minhas configurações de RAM tudo em Auto na Bios, já troquei os pentes de lugar e ambos funcionam perfeitamente quando usados apenas 1 por barramento.
Existe alguma config de tensão, ou alguma outra coisa que preciso fazer na Bios ?

Ou devo vender esses pentes, e comprar um único de 8gb por hora ?

Postado

Tenta configurar manualmente as memórias na BIOS, basicamente um overclock, mas configure com as especificações de fábrica. Você pode até mesmo tentar melhorar os timings, aumentar o clock essas coisas. Tenha atenção na tensão das mesmas, não extrapole os limites pra não correr riscos de queimar suas memórias, pesquise o padrão de tensão DDR4 e mantenha.

Postado
Citação

The only thing I have custom setup is XMP with the single stick of 8gb RAM running at 3000mhz

Esse OC so fica estavel com um dos pentes apenas e começa a dar problemas quando você coloca os dois, certo? Ja tentou usar os 2 pentes a 2400mhz pra ver se funcionam normal? Eu diria que 3000mhz já é um pouco alto o OC pra modestos pentes de 2400mhz, se eu entendi algo errado me corrija.

• 2 anos depois...
Postado

Acredito que estou com o mesmo problema.  Vendi meu processador e o comprador alegou estar acontecendo esse mesmo  defeito.

Vou fazer uns testes hoje, depois volto pra comentar.

• Membro VIP
Postado
14 horas atrás, Juann Pablo disse:

Acredito que estou com o mesmo problema.  Vendi meu processador e o comprador alegou estar acontecendo esse mesmo  defeito.

Vou fazer uns testes hoje, depois volto pra comentar.

Podem ser memórias diferentes. Talvez a BIOS da placa-mãe esteja desatualizada, se forem memórias acima de 2667MHz para AM4.

Postado
12 horas atrás, Math.Pi disse:

Podem ser memórias diferentes. Talvez a BIOS da placa-mãe esteja desatualizada, se forem memórias acima de 2667MHz para AM4.

Eu fiquei com essa mesma duvida,  uso um Ryzen 5 2400G e nao sei dizer se as memorias que ele estava usando são compativeis com o processador.. as minhas memorias atuais são pra geração 3 do Ryzen, ou seja, nao sao compativeis, e apresentaram o mesmo problema...eu cheguei a trocar a placa-mãe por achar que o defeito era nela, porém, mesmo assim o problema persistiu.
Acabei de pedir Garantia no site da AMD, espero que me atendam...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
10 horas atrás, Juann Pablo disse:

Versão da BIOS: P3.30 - AMD AGESA Combo-AM4 1.0.0.3

Memória 2x8Gb funcionando no auto - 2133 Mhz, capacidade pra 3200 Mhz

Só faltou saber qual é a placa-mãe. 💁‍♂️

Postado
9 minutos atrás, Math.Pi disse:

Só faltou saber qual é a placa-mãe. 💁‍♂️

lkkkkkk, perdão, inicialmente era uma  A320M-DS2, agora uma B450M Steel Legend.

Qualquer versão de BIOS acima desta a AsRock não recomenda na B450M.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
7 horas atrás, Juann Pablo disse:

lkkkkkk, perdão, inicialmente era uma  A320M-DS2, agora uma B450M Steel Legend.

Qualquer versão de BIOS acima desta a AsRock não recomenda na B450M.

A BIOS está na versão recomendada. 

O automático vai rodar na velocidade nativa mesmo (2133Mhz). Pra rodar acima disso, você tem que ativar na BIOS o DOCP e testar os perfis de memória mais altos (se não aparecer 3200MHz, deve aparecer 3000MHz ou 2933MHz).

Postado
5 minutos atrás, Math.Pi disse:

A BIOS está na versão recomendada. 

O automático vai rodar na velocidade nativa mesmo (2133Mhz). Pra rodar acima disso, você tem que ativar na BIOS o DOCP e testar os perfis de memória mais altos (se não aparecer 3200MHz, deve aparecer 3000MHz ou 2933MHz).

Positivo irmãozinho, o paranauê é que o dual channel não da imagem quando eu coloco as memórias no slot indicado e faço esse procedimento na BIOS.

Enfim, consegui o sinal verde da AMD E eles pediram que eu enviasse o processador pra analise, espero um retorno positivo. kkkkk

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, Math.Pi disse:

Nos deixe saber o resultado. Esse problema de slots não funcionarem é bem comum.

Pode deixar irmão!
Eu aviso aqui quando o processador retornar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!