Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
gabrielhsribeiro

Criando Servidor Caseiro. Vale a pena?

Recommended Posts

Boa tarde, sou novo no fórum e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar sobre servidor caseiro.

 

Minha situação é a seguinte: tenho interesse de montar um servidor caseiro onde poderia armazenar arquivos de todos os usuários da rede aqui de casa em um único lugar, poder gerenciar uma impressora central (igual em empresas) e, também, armazenar todos os meus filmes e séries, que atualmente estão baixadas em HD's externo espalhados pela casa, e usar algum software de gerenciamento de mídia como o Plex. Me incomoda muito usar HD's externo porque já tive problemas de perda de dados, de desconectar o HD do PC ao estar assistindo algum filme, dentre outras coisas.

 

A minha dúvida é se vale a pena fazer isso? Se não é muito custoso?

 

Cogitei, também, caso haja um custo elevado de energia mensal para deixar o servidor rodando, de compartilhar o meu Plex com amigos de fora para que eles tenham acesso aos meus filmes e cobrar deles uma ajuda de custo de manter o servidor.

 

Vocês acham que esse cenário é possível?

Ou terei só dor de cabeça se for tentar fazer isso?

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@gabrielhsribeiro, calcula quanto você pretende gastar de energia/internet e compara com a de um servidor dedicado. Um servidor local em sua casa terá um custo menor, mas você não terá a vantagem da conexão ou disponibilidade de um servidor dedicado.

 

Como a máquina será usada somente para servidor, sem monitor e placa de vídeo, o consumo de energia não será alto e acredito que vale a pena, fora que é um bom projeto para aprender mais sobre administração de sistemas.

 

Boa sorte! 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×