Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
ilkyest

RESOLVIDO Teste das placas na LG Wd-1403rd 8kg/6kg Lava/seca 220V

Recommended Posts

Boa noite pessoal. 

Estou com um problema em minha lava-roupas, e infelizmente a autorizada "não conseguiu a placa", alegando que a LG não fabricou mais.

É uma máquina de 8 anos, e ela já apresentou o seguinte histórico

- Equipamento com transbordamento de água

- Conserto feito pela autorizada. Embuchamento de sabão em pó no cano de entrada de sabão ao tambor

- Desligamento repentino, com o sinal sonoro característico. Ao ligar, mensagem de erro

- Conserto pela autorizada do sensor de aquecimento

- Desligamento repentino, sem quaisquer sinal de erro, ou mesmo display, que não ligava

- Conserto pela autorizada. Alegado que queimaram alguns mosfets da fonte. R$ cerca de 120,00

- Defeito constante em dias frios, com lavação a quente, e indicação DHE no cano (trancamento da saída de água), sendo que ao drenar a bomba fazia um barulho como algo raspando.:

- Conserto "home-made"... do qual era tirada água dela, e depois soprado água no sentido contrário. O barulho amenizava, e ela seguia trabalhando.

Defeito atual: Desligamento repentino, após o erro DHE. Lavadora trabalhou até o fim do ciclo, com sinal característico de desligamento,  não ligou mais... nem mesmo o display.

A questão é: olhei os preços das placas principal e do tal filtro de linha. Para uma máquina destas, não é barato, claro.... mas, pelos defeitos que ela apresentou, ainda vale a pena, visto que ela tem 8 anos, e mais 2 para a garantia do motor.

Contudo eu gostaria de testar, primeiro, as placas. Conhecimento eu tenho, mas não achei o manual de serviço dela. O mais próximo era um monte de blablabla e manual que é bom, nada. Estou, enquanto isso, revirando o YT acerca de algo factível. 

Vocês tem ideia quais seriam os testes a realizar?  A eletrobomba eu vou trocar, devido ao barulho... mas não adianta a bomba se ela não ligar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ilkyest Siga o cabo de alimentação (tomada) até a placa, a maioria dessas placas não possuem trafos para a alimentação, elas possuem somente um capacitor em série com um resistor, passa por uma ponte de diodos e a regulação é feita por diodo zener, na maioria dos casos o capacitor de poliéster dessa entrada AC, perde a capacitância, ou em poucos casos, o diodo zener entra em curto.

O capacitor sugiro já trocá-lo direto, os outros componentes da para testar com o multímetro.

Compartilhar este post

Link para o post

nao conheço essa placa mas na maioria delas existe um ci que queima muito tmb que é o lnk306 ou lnk304, pode testar ela energizada nos terminais dos capacitores antes e depois dele

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, a máquina veio hoje do "conserto". A placa resinada está com cheiro bem característico. Ainda, falei com o técnico que me informou que o filtro de linha está ok, e a placa posterior idem.

Assim, é a placa resinada ebr39558545. Bora conseguir então pratas para comprar uma... e depois descobrir onde ela está instalada. Acho que é abaixo do tambor.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 31/07/2018 às 21:23, ilkyest disse:

Bom, a máquina veio hoje do "conserto". A placa resinada está com cheiro bem característico. Ainda, falei com o técnico que me informou que o filtro de linha está ok, e a placa posterior idem.

Assim, é a placa resinada ebr39558545. Bora conseguir então pratas para comprar uma... e depois descobrir onde ela está instalada. Acho que é abaixo do tambor.

Pode estar lá em baixo ou dentro do painel dela.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom...vou finalizar.  Acabei comprando outra maquina, e vou tentar vender o motor, painel, etc... mais de 800 conto para a placa e a bomba. E no ML os vendedores não responderam.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais