Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste das placas na LG Wd-1403rd 8kg/6kg Lava/seca 220V


ilkyest
Ir à solução Resolvido por ilkyest,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa noite pessoal. 

 

Estou com um problema em minha lava-roupas, e infelizmente a autorizada "não conseguiu a placa", alegando que a LG não fabricou mais.

É uma máquina de 8 anos, e ela já apresentou o seguinte histórico

- Equipamento com transbordamento de água

   - Conserto feito pela autorizada. Embuchamento de sabão em pó no cano de entrada de sabão ao tambor

 

- Desligamento repentino, com o sinal sonoro característico. Ao ligar, mensagem de erro

  - Conserto pela autorizada do sensor de aquecimento

 

- Desligamento repentino, sem quaisquer sinal de erro, ou mesmo display, que não ligava

  - Conserto pela autorizada. Alegado que queimaram alguns mosfets da fonte. R$ cerca de 120,00

 

- Defeito constante em dias frios, com lavação a quente, e indicação DHE no cano (trancamento da saída de água), sendo que ao drenar a bomba fazia um barulho como algo raspando.:

  - Conserto "home-made"... do qual era tirada água dela, e depois soprado água no sentido contrário. O barulho amenizava, e ela seguia trabalhando.

 

Defeito atual: Desligamento repentino, após o erro DHE. Lavadora trabalhou até o fim do ciclo, com sinal característico de desligamento,  não ligou mais... nem mesmo o display.

 

A questão é: olhei os preços das placas principal e do tal filtro de linha. Para uma máquina destas, não é barato, claro.... mas, pelos defeitos que ela apresentou, ainda vale a pena, visto que ela tem 8 anos, e mais 2 para a garantia do motor.

 

Contudo eu gostaria de testar, primeiro, as placas. Conhecimento eu tenho, mas não achei o manual de serviço dela. O mais próximo era um monte de blablabla e manual que é bom, nada. Estou, enquanto isso, revirando o YT acerca de algo factível. 

 

Vocês tem ideia quais seriam os testes a realizar?  A eletrobomba eu vou trocar, devido ao barulho... mas não adianta a bomba se ela não ligar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@ilkyest Siga o cabo de alimentação (tomada) até a placa, a maioria dessas placas não possuem trafos para a alimentação, elas possuem somente um capacitor em série com um resistor, passa por uma ponte de diodos e a regulação é feita por diodo zener, na maioria dos casos o capacitor de poliéster dessa entrada AC, perde a capacitância, ou em poucos casos, o diodo zener entra em curto.

O capacitor sugiro já trocá-lo direto, os outros componentes da para testar com o multímetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, a máquina veio hoje do "conserto". A placa resinada está com cheiro bem característico. Ainda, falei com o técnico que me informou que o filtro de linha está ok, e a placa posterior idem.

 

Assim, é a placa resinada ebr39558545. Bora conseguir então pratas para comprar uma... e depois descobrir onde ela está instalada. Acho que é abaixo do tambor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 31/07/2018 às 21:23, ilkyest disse:

Bom, a máquina veio hoje do "conserto". A placa resinada está com cheiro bem característico. Ainda, falei com o técnico que me informou que o filtro de linha está ok, e a placa posterior idem.

 

Assim, é a placa resinada ebr39558545. Bora conseguir então pratas para comprar uma... e depois descobrir onde ela está instalada. Acho que é abaixo do tambor.

Pode estar lá em baixo ou dentro do painel dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!