Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal to com uma grande dúvida... Eu tenho um Desktop a dois anos com essa configuração:

placa-mãe Asus M5A78L-M/USB3

Processador AMD FX 8350

Memoria RAM 8Gb

Placa de Video Nvida GTX 750 Ti de 1Gb

Fonte de 600W EVGA

Hd de 1Tb

SSD 500Gb

Eu tava usando o pc normalmente, quando ele deu tela preta e não respondia mais nada do gabinete, nem teclado e mouse... 

Tentei desligar pressionando o botão on do gabinete e nada... Após várias tentativas, ele ligou mas ficava dando a mesma tela preta, numa dessas ele ligou e apareceu um erro no windows 10 como eu tava sem o pendrive de boot do 10, e não tinha muitos arquivos importantes. Formatei e voltei a usar, só que mais ou menos 1 dia depois ele deu tela preta de novo em definitivo... Não iniciando mais de forma nenhuma... Percebi que havia sido algo na placa-mãe....

Ao desmontar o pc, tirando todas conexões percebi que o cabo de 4 pinos da fonte estava chamuscado dentro da placa-mãe... 

Fui pesquisar e li que você pode ligar o pc sem esse cabo de 4 pinos que alimenta o processador, foi o que eu entendi... fiz esse teste nada de boot.

Minha dúvida agora paira na seguinte coisa... 

1- A fonte é confiável? Já que essa descarga só aconteceu nesse cabo e a fonte tem duas entradas de 4 pinos.

2- Eu antes usava um módulo isolador, depois do ocorrido, liguei a fonte na tomada já que ela é bivolt, isso pode ter ocasionado isso? 

3- vocês aconselham usar estabilizador? Nobreak? Qual potencia? Pesquisei e muitos dizem que jamais usar, outros falam que a capacidade do Nobreak é de 1000Va para essa fonte.

Uso ou não uso essa mesma fonte em uma placa-mãe nova? 

Fico aguardando ajuda de vocês.

Postado
1 hora atrás, metidoarq disse:

1- A fonte é confiável? Já que essa descarga só aconteceu nesse cabo e a fonte tem duas entradas de 4 pinos.

Sim, é confiável.. Seria bom tirar fotos, tanto do cabo, quanto do conector da placa-mãe.. Dependendo do tipo de dano, ambos ficam inutilizáveis..

1 hora atrás, metidoarq disse:

2- Eu antes usava um módulo isolador, depois do ocorrido, liguei a fonte na tomada já que ela é bivolt, isso pode ter ocasionado isso? 

3- vocês aconselham usar estabilizador? Nobreak? Qual potencia? Pesquisei e muitos dizem que jamais usar, outros falam que a capacidade do Nobreak é de 1000Va para essa fonte.

Pra ambas as perguntas: Não..

Não foi a retirada do módulo que fez isso e não é aconselhado qualquer No-Break pra fontes, como essa EVGA.. Nem vou recomendar um, pois o preço de um adequado, começa na faixa dos 1000 reais..

O resto, precisa ver mesmo o tipo de dano.. Usualmente, seria mal contato entre as partes, mas aguardo imagens..

Postado
15 minutos atrás, RS Faria disse:

Sim, é confiável.. Seria bom tirar fotos, tanto do cabo, quanto do conector da placa-mãe.. Dependendo do tipo de dano, ambos ficam inutilizáveis..

Pra ambas as perguntas: Não..

Não foi a retirada do módulo que fez isso e não é aconselhado qualquer No-Break pra fontes, como essa EVGA.. Nem vou recomendar um, pois o preço de um adequado, começa na faixa dos 1000 reais..

O resto, precisa ver mesmo o tipo de dano.. Usualmente, seria mal contato entre as partes, mas aguardo imagens..

Olááá, obrigado pela resposta... 

Eu to com muito medo de colocar uma Placa nova e acontecer a mesma coisa... A fonte não tem mal cheiro e nas tentativas de boot, se mostrou normal, nunca apresentou barulhos, já o estabilizador a qual estava conectada, vinha apresentando muitos barulhos...

Não sei nem precisar de fato quando foi que houve esse chamuscado porque o pc vinha normal, as vezes reiniciava sem problema aparente, mas essa tela preta foi a primeira vez e as outras 4x que aconteceu a tela... 

Tava tão presa a conexão não tinha nenhuma anomalia externa.

IMG_20180731_140624699.jpg

IMG_20180731_140628886.jpg

IMG_20180731_140702436.jpg

Postado

@metidoarq

Esse problema independe da fonte.. No seu caso, poderiam ser duas coisas: mal contato entre o conector da placa-mãe e o conector da fonte OU excesso de corrente, já que você usa um FX-8350 aí, numa MOBO limitada...

Independente, os dois estão condenados e precisam ser substituídos..

Postado
1 hora atrás, RS Faria disse:

@metidoarq

Esse problema independe da fonte.. No seu caso, poderiam ser duas coisas: mal contato entre o conector da placa-mãe e o conector da fonte OU excesso de corrente, já que você usa um FX-8350 aí, numa MOBO limitada...

Independente, os dois estão condenados e precisam ser substituídos..

Nunca gostei dessa placa-mãe... A ASUS diz que ela era compativel com o processador... Assim como o modelo que eu tinha antes a LX3, porém a LX3 não funcionava ele e essa deixava a desejar... 

Só não entendi o que você disse estar comprometido...

Processador e placa-mãe? Fonte e placa-mãe?

Postado
2 horas atrás, metidoarq disse:

Só não entendi o que você disse estar comprometido...

Processador e placa-mãe? Fonte e placa-mãe?

Só os conectores.. Realmente, faltou esse detalhe..

Pra continuar utilizando, teria de trocar o conector da placa-mãe e da fonte.. Continuar usando assim, pode levar algo aí a óbito, por curto circuito..

Postado
8 horas atrás, metidoarq disse:

A fonte não tem mal cheiro e nas tentativas de boot, se mostrou normal, nunca apresentou barulhos, já o estabilizador a qual estava conectada, vinha apresentando muitos barulhos...

Se ainda estiver usando estabilizador, recomendo você tirar.

Postado
11 horas atrás, Charl disse:

Se ainda estiver usando estabilizador, recomendo você tirar.

Olá, eu já aboli ele... Comprei um nobreak (que nao chegou ainda) vou devolver....

adicionado 5 minutos depois
16 horas atrás, RS Faria disse:

Só os conectores.. Realmente, faltou esse detalhe..

Pra continuar utilizando, teria de trocar o conector da placa-mãe e da fonte.. Continuar usando assim, pode levar algo aí a óbito, por curto circuito..

Certo, porém, vou relembrar que mesmo tentando dar o boot sem o 4 pinos o pc não deu nem imagem... 
Eu troquei tudo... 

placa-mãe Asus Prime A320M-A

Processador Ryzen 7 1800x 

Memoria RAM 16Gb ddr4

Placa de video GTX 1060 3gb

Fonte Corsair 650W

Hd de 1Tb

SSD 500Gb

Eu acredito e ontem eu descobri que essa fonte tem problemas crônicos com reinicializações e quedas de pico... Um video no youtube vários usuarios relatam isso a partir de um review da fonte Corsair...Fiquei impressionado, porque mostra que o produto tem problemas e ninguém se deu conta ainda...

Postado
40 minutos atrás, metidoarq disse:

Certo, porém, vou relembrar que mesmo tentando dar o boot sem o 4 pinos o pc não deu nem imagem... 

Aquele cabo alimenta diretamente o processador.. Só serve pra isso.. Sem ele, não vai funcionar mesmo...

41 minutos atrás, metidoarq disse:

Eu acredito e ontem eu descobri que essa fonte tem problemas crônicos com reinicializações e quedas de pico... Um video no youtube vários usuarios relatam isso a partir de um review da fonte Corsair...Fiquei impressionado, porque mostra que o produto tem problemas e ninguém se deu conta ainda...

Pode colocar esse vídeo aqui? É sabido que a fonte é segura, tem testes pra confirmar isso..

Postado
2 horas atrás, RS Faria disse:

Aquele cabo alimenta diretamente o processador.. Só serve pra isso.. Sem ele, não vai funcionar mesmo...

Pode colocar esse vídeo aqui? É sabido que a fonte é segura, tem testes pra confirmar isso..

Veja os comentários...

Postado
17 minutos atrás, metidoarq disse:

Veja os comentários...

Tem três pessoas falando disso.. É uma amostra insignificante.. 

Não são as melhores fontes do mercado, fato.. Mas são seguras

https://www.hardocp.com/article/2016/04/28/evga_600b_entry_level_power_supply_review/9

https://www.techpowerup.com/reviews/EVGA/600B/11.html

No seu caso, ainda tem a própria placa-mãe, que é um problema.. 

Postado
3 horas atrás, RS Faria disse:

Tem três pessoas falando disso.. É uma amostra insignificante.. 

Não são as melhores fontes do mercado, fato.. Mas são seguras

https://www.hardocp.com/article/2016/04/28/evga_600b_entry_level_power_supply_review/9

https://www.techpowerup.com/reviews/EVGA/600B/11.html

No seu caso, ainda tem a própria placa-mãe, que é um problema.. 

Entendo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!