Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Como atualizar BIOS de placas mães ECS/ECUSA


Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

Posts recomendados

  • 2 semanas depois...

@GabrielLP14  qual programa você aconselha pra fazer o pendrive bootavel? no caso eu só colocaria o arquivo "110902S.ROM" no pendrive?

 eu achei esse manual aqui https://www.ecs.com.tw/extra/flashutl/DOS Flash Utility User Guide.pdf

me ajuda ai, só pra confirmar, dps que eu fizer o pendrive bootavel, eu coloco o sistema pra iniciar por ele, vai abrir tipo um cmd, eu digito "A:\> dir" e teclo enter pra verificar os arquivos dentro do pendrive, depois digito outro comando, que no meu caso seria "A:\>AFUDOS 110902S.ROM /p /b /n /c /x" e depois só esperar finalizar, reiniciar, entrar na bios e apertar "LOAD Optimal Defaults". Só não entendi aquela parte de digitar "A:\>dir" se serve e realmente precisa... Me ajuda ai, sei que se eu fizer algo errado pode ferrar tudo o PC e não ligar mais. Desde já agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14  e na seleção de boot do Rufus qual eu coloco? o resto deixa padrão?

 

{edit 1}

acho que agora eu entendi tudo, tem que fazer o pendrive bootavel com seleção de boot FreeDOS e mover os arquivos de atualização da bios pro pendrive, mas no meu download só tem o arquivo .ROM de onde eu vou pegar esse afudos?

 

{edit 2}

ok, fiz o pendrive bootavel coloquei o arquivo .ROM da bios e coloquei o afudos.exe, tentei fazer o comando e no final deu o mesmo erro 46. Eu não faço ideia, mas chuto que possa ser algo de segurança que ta evitando o acesso à essas informações. E agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 placa-mãe é g41t-m7 v1.0 e a última versão da BIOS disponível no site é a 110902s.ROM que no caso tmb é a mesma do post, os arquivos que tem de estar no pendrive são só a ROM e o afudos.exe (além dos outros quando criei o pendrive executável) parece que fiz tudo certo mas no final da errado, aparece esse erro 46 lá no cmd mesmo... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 o modo de compatibilidade do afuwin tem vários sistemas, ate windows vista mas não tem XP, e o afudos que tá no pendrive eu coloquei em modo de compatibilidade pra XP e fiz o procedimento de boot por pendrive e deu o mesmo erro 46.

O comando /c não tá sendo reconhecido, pra que ele serve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu consegui atualizar a bios, achei uma resolução, pra quem está tendo o mesmo problema que eu, ou outro problema que não esteja conseguindo atualizar a bios faça o seguinte:

1. Faça um pendrive bootavel pelo RUFUS, a unica opção que deve ser mudada é a seleção de Boot, coloquem em FreeDOS e cliquem pra iniciar, se vocês abrirem o pendrive observarão que foram criados alguns arquivos, deixe-os lá.

2. Copie o arquivo de atualização da bios .ROM pro pendrive

3. baixe essa versão do AFUDOS ---> https://ami.com/en/download-license-agreement/?DownloadFile=AMIBIOS8_AMI_Firmware_Update_Utility.zip

4. extraia todos os arquivos e copie apenas o AFUDOS.exe pro pendrive

5.Agora vocês tem que colocar o pendrive como primeira opção pra inicializar o PC, isso varia bastante então procurem na internet ai.

6.Quando tiver iniciado com o pendrive bootavel, vai iniciar o FreeDOS, uma espécie de CMD, vocês terão que digitar apenas isso ----> AFUDOS 110902S.ROM /P /B /N /C /X  (em negrito coloquem o nome do arquivo .ROM de vocês)

7.Espere todo o processo acabar, reinicie o PC, entre na BIOS e cliquem em Load Default Settings!

 

E obrigado @GabrielLP14 por ter tentado me ajudar!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 2 meses depois...

@GabrielLP14 Gostaria de Reviver esse tópico pois tenho uma placa da Positivo da DeepWeeb, achei nada sobre ela em lugar nenhum, alguns prints para ter noção de qual é

image.png.1d6e2a5150864f7e40bd8cd6996c47d3.pngAi está a pagina do CPU-Z

E eu testei o aplicativo da ECS acima e deu isso

image.png.e3c7d8bd2eff9b5c54083ede73c167f4.png

To querendo atualizar a BIOS dela para suportar o E4600, mas não acho em lugar nenhum a Bios dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!