Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Daniel Resende

Amplificador seguidor de sinais

Recommended Posts

Olá pessoal. Tava pensando em fazer um seguidor de sinais, todavia, quando fui pesquisador por esquemas me deparei com vários e com informações tais como a sensibilidade e a impedância de entrada. Minha dúvida é a seguinte, qual a impedância de entrada mínima e a sensibilidade mínima necessárias para um bom seguidor de sinais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa resposta depende do tipo de sinal que pretende seguir. Numa empresa onde trabalhei fiz um que fazia a leitura de -5V a 26V, ganho unitário, velocidade de 28V/us e impedância de entrada de 200megas. Para as necessidades que tinha na época resolvia com satisfação.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo O uso que eu darei a esse seguidor de sinais não é nada profissional, é só pra fazer uns testes de garagem nos fins de semana em rádios e em amplificadores... quais seriam os valores ideais?

Editado por Daniel Resende

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um osciloscópio possui uma impedância de entrada padrão de 1 mega. Multitestes entre 1 e 10 megas. O seguidor que descrevi na resposta acima nada mais é que um operacional com entrada Jfet que oferece altíssima impedância de entrada sem ser tão sensível quanto os de entrada mosfet que queimam a toa. A impedância de entrada com esse operacional ultrapassa 1 giga, o meu ficou com 200 megas devido ao desbalanceamento proposital da fonte (desejava ter a maior parte da amplitude na parte positiva) que me obrigou a fazer um circuito somador na entrada e a resistência de 200 megas é uma bem especial de instrumentação, do tamanho de um palito de fósforo para que não haja condução de corrente superficial. Fazendo o seguidor com fonte simétrica de +-18V o circuito somador é dispensável, vai ficar com um seguidor com resposta de -15V a +15V.

Antes de montar isso, me diga qual a razão de querer um seguidor de sinal, sua utilidade é quando se deseja fazer leituras onde a impedância de 1 mega do instrumento atrapalha. Nos circuitos que citou isso é desnecessário.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo, você está falando com um amador... kkk Eu não tenho osciloscópio e eletrônica pra mim é só um hobby que pratico nos fins de semana.. Um traçador de sinais sensível seria útil na procura de defeitos no circuitos que eu falei...

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×