Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WaterCooler, qual mais apropriado


Posts recomendados

Bom dia!

 

Pretendo comprar um WaterCooler para meu computador com as seguintes configurações:

 

Processador: i7 8700K

RAM: 16GB

MOBO: Asus Rog Strix Z370-E Gaming

VGA: GTX 1060 6GB EVGA

 

Estou em dúvida se uma Corsair H60 já supre esse sistema ou se devo investir o dobro do valor em uma H110i. Aceito sugestões de outras opções também.

 

Aproveito para tirar uma dúvida, já ouvi comentários de que as séries que terminam com "i" costumam ser inferiores as que não possuem. Isso é verdade? 

 

Agradeço pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daharin não, as séries com "i" geralmente tem o Corsair Link, que é um firmware de controle de rpm dos fans, da bomba, led, essas perfumarias. Ou seja, teoricamente seria um modelo superior. Eu pessoalmente acho que complica. Prefiro um water cooler simples, no qual a bomba é plugada em um SYS_FAN e o fan (s) no CPU_FAN. Pronto, se o water cooler estiver legal, vai rodar por anos sem problemas. 

 

Firmwares de controle são cheios de bugs e manhas. A única vantagem talvez fosse fazer a linha do perfil do rpm dos fans, mas aí eu pessoalmente compraria um controlador de fan e faria o ajuste eu mesmo.

 

O Corsair H60 é bom, mas talvez seja um pouco fraco para o i7-8700K e ele às vezes tem problema com o backplate Intel.

 

O H110i é um water cooler bem forte, mas ele tem a mesma montagem do H60 e pode dar zebra no soquete Intel. Melhor o H115i (CW-9060027-WW), que é do mesmo tamanho e o mesmo desempenho, só que é de outro OEM (Asetek) e a montagem é mais garantida. Só não compre o H110 sem "i" porque ele é antigo e pode vir com fungo no fluido depois de anos parado em uma prateleira de loja. A bomba também pode não ter mudanças mais recentes e correções de erros de hardware. 

 

Outra opção é o maelstrom 240T, com radiador de 240mm (o dobro do H60). Muito barato (por volta de 230-250$ no Kabum ou na Pichau). Eu já testei o Maelstrom 120 e achei muito bom, com a mesma qualidade dos Corsair (vai depender dos fans usados nos modelos). Só tem 2 anos de garantia com o fabricante, mas custa a metade do preço.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Entendi! Irei dar uma olhada nesses que você citou, muito obrigado pela explicação também!

adicionado 3 minutos depois

@Atretador Sim, a montagem desse computador foi um tanto quanto emergicial, e não havia condições pra investir numa 1080, então como o processador estava em promoção, preferi pega-lo a fim de garantir o mais atual (o computador também é utilizado para programas de edição gráfica), e posteriormente trocarei a VGA, porém essas atuais configurações me atendem muito bem por hora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!