Ir ao conteúdo

Sobre filtros de linha: ligar eles com adaptador na tomada?

Ir à solução Resolvido por Ricardov,

Posts recomendados

Postado

Bom galera, acabei de comprar um Filtro de Linha Energia 8 da Marca Clamper, bastante recomendada aqui no fórum.

Entendi que não deve se usar adaptadores quando se conecta o PC no Filtro de Linha.

Mas e se conectar o Plug do filtro de linha na tomada por meio de um adaptador, também dá ruim?

Terei que trocar a tomada?

Postado

O ideal é trocar a tomada, aproveitando para medir o aterramento, certificando que está dentro dos parâmetros. Em último caso, pode-se usar o adaptador, mas mesmo assim verifique a qualidade do aterramento da tomada antiga. 

• Curtir 3
Postado
Em 8/7/2018 às 14:22, Kleber Peters disse:

O ideal é trocar a tomada, aproveitando para medir o aterramento, certificando que está dentro dos parâmetros. Em último caso, pode-se usar o adaptador, mas mesmo assim verifique a qualidade do aterramento da tomada antiga. 

Bom, a tomada não é aterrada, e não rola trocar a fiação.

Eu vou estar menos seguro, eu sei. Mas ter comprado esse Filtro de Linha ainda é válido? Mencionaram uma vez que alguns filtros desviam o surto pelo Neutro em vez de ser pelo Terra.

• Solução
Postado

Sim, ainda é válido, mas para funcionar a tomada precisa estar na polaridade correta. Por isso instale a tomada de 3 pinos que impede a ligação invertida.

• Curtir 2
Postado

Deixa eu entender melhor. Meu caso é o mesmo do Clink, possuo uma tomada do modelo antigo em casa mas ela infelizmente não possui aterramento e irei comprar um filtro de linha da Clamper pra ligar o PC mas colocar aterramento está fora de cogitação. Então se eu trocar a tomada pro modelo novo e usar o filtro de linha já dá uma ajuda na proteção? como funciona isso, não entendo muito bem. :seila:

• Curtir 1
Postado

@tormentor96 caso a rede aí tenha fase e neutro, o neutro é aterrado e vai servir como um caminho para a terra. Mas para isso é necessário que o fase e neutro sejam ligados corretamente na tomada padrão novo de 3 pinos, que impede que se faça a ligação invertida (ver figura do post #3).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!