Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OC HyperX Predator DDR4 2400 - Meus resultados


Posts recomendados

Fala ae pessoal

Numa busca superficial, não vi ninguém postando nada sobre as clássicas memórias DDR4 da Kingston. 
Sou totalmente leigo no assunto, tudo isso foi fruto de 1 semana de pesquisa 


Primeira coisa que aprendi  - FREQUÊNCIA NÃO É DESEMPENHO
Segui à risca o tutorial do Peperaio Hardware sobre OC em memórias RAM mas meus resultados foram bem inferiores ao desempenho em stock.
Queda de +- 60% do desempenho de Read/Copy/Write

image.png.4828d202e6e23dc060edf16cba9a20a8.png


No vídeo, Peperaio dá uma lista inteira de timings e explica a importância de cada um deles. Acredito que a diferença gritante é porque uso um Intel 8700k,
enquanto no vídeo ele usou um AMD Ryzen 7 1700X. Dizem que a série da AMD tem uma performance muito melhor com RAM em altas frequências.

image.png.1821e8698a8127a185c354f035164ef6.png

Assistindo alguns tutoriais gringos, resolvi tomar como base os timings sugeridos pela BIOS da minha placa-mãe (Z370 AORUS ULTRA GAMING 2.0) e alterar somente os timings primários (tCL; tRCDRD; tRCDWR; e tRAS). A tensão à 1.400 V  parece manter tudo em ordem. Aparentemente a fórmula clássica é:     tCL=tRCDWR -1  ;  tRCDRD=tRCDWR ; tRAS= tCL+tRCDWR

O segredo diminuir 1 em cada timing, exceto o tRAS. Caso o sistema se mantenha estável, diminuir o tRAS conforme a fórmula.


RESULTADO FINAL:
READ +35,32%
WRITE +31,48%
COPY +39,88%
considerando que a frequência aumentou em 33,3%, acho que os resultados são satisfatórios.

image.png.a2d7c1cb2d43a7cb0fcba6649001cc30.png



Postem os resultados de vocês.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MEU PC:
Intel 8700k
1X8gb DDR4 2400 (OC 3200) HyperX
Watercooler Deepcool Maelstorm
placa-mãe z370 AORUS Ultra Gaming 2.0
Fonte Corsair VS 550W
ZOTAC GTX 750TI 

 

Link para o comentário