Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel excel-fazer varias comparações logicas (se ou if) na mesma celula.


Ir à solução Resolvido por Patropi,

Posts recomendados

Olá Pessoal!

Estou tentando fazer um tipo de comparação usando (se) no excel para escrever numa celula varias coisas, conforme os resultados mas o sistema não aceita. As vezes da erro e as vezes o escreve coisas que eu nem digitei tal como "falso".  Por ex. se na celula  C3  tem o valor 10 então na celula C5 eu escreveria excelente; se o valor é 9 eu escreveria bom; se o valor é 8 eu escreveria regular e assim por diante.  Ja tentei assim  =se(c3=10;"excelente");=se(c3=9;"bom");=se(c3=8;"regular");"insuficiente". A unica forma que foi aceita, mas da como resultado falso.

Alguem sabe fazer isso. Copiei a instrução de um curso e so substituí as celulas mas também não funcionou.

Agradecimentos antecipados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Henrique!

Muito obrigado pela resposta. Mas aconteceu o seguinte: em duas celulas que eu fiz funcionou. Numa terceira da como resultado "falso", como ja tinha dado anteriormente. Eu copiei o que você digitou e so troquei o numero da celula C3 para a outra celula que eu tenho  os  numeros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, JOAO BATISTA DEJANO disse:

Numa terceira da como resultado "falso", como ja tinha dado anteriormente.

Amigo, isto aconteceu porque você tem um valor diferente de 10, 9 ou 8. No caso, ou você cria uma condição para todos os números que você tem, ou, se você pode considerar números diferentes de 10, 9 e 8 como "insuficientes", basta adicionar a palavra "insuficientes" no final da fórmula, como o @Patropi comentou abaixo do meu primeiro comentário. O problema é que desta forma, valores acima de 10 também serão considerados insuficientes.

Ai, precisa ver o que deseja fazer rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal!!!

A formula do Patropi funcionou.  Na verdade enquanto eu estava respondendo o Henrique ele enviou a dele  e depois a net caiu aqui. As outras formulas vou testar agora e ver, pois estou começando com isso. Sou bem principiante, apesar de que eu programo pic da microchip para  alguns firmware.  So em assembler. Eu cheguei a colar umas instruçoes de um curso que eu vi na net mas não funcionava. Acho que vou precisar muito de vocês. Obrigado pelo apoio.

Joao Batista.

 

 @Patropi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal!!

Aproveitando a deixa, se eu tiver uma tabela com duas coluna, B e D e quiser formar uma terceira, F que seria o resultado de B x D eu faria assim:  =Blinha*Dlinha . Na celula F teria o resultado. O que eu queria saber é se tem um jeito do programa subentender que a linha da multiplicação é a mesma do resultado e assim eu não precisar digitar uma a uma, apenas copiando e colando eu resolveria. Traria  menos trabalho para colunas grandes. Agradecimentos antecipados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde @JOAO BATISTA DEJANO

 

Acho que não entendi o que você deseja, por isso o ideal é sempre anexar uma planilha demonstrando manualmente o resultado esperado.

 

Se o que você deseja é apenas travar a linha ou a coluna ou as duas juntas basta usar o cifrão.

Veja um tutorial sobre o assunto:

https://www.funcaoexcel.com.br/congelar-intervalos-com/

 

[]s

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo!! veja:

Na coluna L esta aparecendo a multiplicação de E4*F4, por isso os resultados são iguais. Isto é as colunas E e F seriam as mesmas mas as linhas deveriam mudar. como eu não mudei, o resultado ficou igual. Eu queria saber se existe uma maneira do sistema saber que a linha a qual eu vou fazer a multiplicação é  a linha  da celula resultado. Assim eu so ia dando control V em cada linha da coluna L.

image.thumb.png.34b944849ca9ad6dc5b383dcb393f307.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite @JOAO BATISTA DEJANO

 

Não precisa dar CTRL+ V, basta deixar o mouse na primeira célula que tem a formula, e arrastar com o mouse, no canto inferior do lado direito --> o mouse vai ficar em forma de sinal de +, daí é só arrastar para as demais linhas da coluna.

 

Só não vai atualizar o numero de linhas e colunas, se a configuração de cálculos da tua planilha estiver como manual.

 

No link abaixo tem um tutorial que ensina como fazer para arrastar a formula:

https://support.office.com/pt-br/article/copiar-uma-fórmula-arrastando-a-alça-de-preenchimento-no-excel-para-mac-dd928259-622b-473f-9a33-83aa1a63e218

 

Se foi útil, clique em Curtir.

 

[]s

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal!!

Em primeiro lugar, obrigado a todos. As dicas de vocês fez os meus trabalhos funcionarem direitinho até agora. O trabalho que eu estou fazendo é tentar fazer uma planilha para cálculo do salário benefício do INSS. Eles têm essa planilha, inclusive disponível na net. Ocorre que nessa planilha você tem que digitar mês a mês todos os salários. Não se pode copiar e colar. Não é por preguiça não, é que a gente erra muito.  E se de repente o trem trava, pronto, já foi tudo pro saco....Assim, a minha ideia é fazer uma planilha onde a gente pode copiar e colar . A minha pretensão é a seguinte:

1 - Criar uma coluna numérica para servir de referência caso precise.

2 - Criar uma coluna com os valores do  salários que foram oficialmente recebidos.

3 - Criar uma coluna com os salários tetos do inss

4 - Criar uma coluna que é o resultado de comparação da coluna 2 com a coluna 3. Se maior ou igual, fica o valor teto. Se

     menor fica o valor do salário.

5 - Criar uma coluna com os valores dos índices de atualização dos salários desde 1994 disponível todo mês na net.

6 - Criar uma coluna que é resultado da correção aplicada pela coluna dos índices (5)

7 - Fazer a coluna 6 ou criar uma nova disposta em ordem decrescente de valores. ( isso eu ainda não sei fazer a não ser com

     a classificação),

8 - Fazer uma coluna que dá a somatória a cada linha dos valores da coluna 7.

 

Bem, depois disso, o restante poderia ser embutido na planilha ou feito separado. Basta você calcular 80% do números de salários contribuídos e pegar o valor da somatória na linha correspondente  aos 80% e dividir pelo número de salários que foram usados na somatória. Essa média é  valor do salário benefício sem o fator previdenciário e que servirá de referência para bastante coisas.

Bem, a minha pergunta é a seguinte: Eu devo  abrir um tópico para cada dúvida que eu tiver, ou podemos continuar nesse mesmo aqui ou uma outra sugestão. É claro que com a permissão devida.

Obs. Isso eu estou fazendo para eu estudar e aprender e também para ajudar os amigos que necessitam de informações. Não trabalho em área administrativa e nem jurídica. Sou técnico em eletrônica e trabalho para a Universidade de São Paulo há 33 anos. Quem quiser certificar é só acionar o portal da transparência, ou pelo próprio www.usp.br

Abraço a todos

João Batista Dejano

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia@JOAO BATISTA DEJANO

 

Sim, para manter a organização do fórum, deve criar um novo tópico para cada dúvida e o titulo deve ser um resumo da dúvida, para facilitar a utilização da ferramenta de pesquisa do fórum.

 

Sempre anexe uma planilha de exemplo, mesmo que seja um esboço com as devidas explicações, ois um exemplo, vale mais que mil palavras.

 

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!