Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Armazenar Energia gerada pelo Piezoelétrico/Dínamo


Ir à solução Resolvido por albert_emule,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, tenho um projeto para geração de energia e ja vi milhares de exemplos com Piezoelétrico e Dínamos acendendo leds e tal, mais o que eu não consegui até hoje foi um projeto que mostre se é possivel ou nao Armazenar tal energia em uma bateria 12V por exemplo.
Seria um sistema +/- igual aos fotovoltaicos onde se armazena energia gerada pelo sol para converter em 127/220V, só que usando Piezoelétrico ou até mesmo Dínamos.
Então se alguem tiver alguma sugestão. So preciso da parte onde converte(regulador de corrente) a energia gerada pelo Piezoeletrico/Dinamo para armazenar nas baterias 12V, porque dai em diante é comum .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/09/2018 às 15:05, Erick Liesner disse:

Boa tarde pessoal, tenho um projeto para geração de energia e ja vi milhares de exemplos com Piezoelétrico e Dínamos acendendo leds e tal, mais o que eu não consegui até hoje foi um projeto que mostre se é possivel ou nao Armazenar tal energia em uma bateria 12V por exemplo.
Seria um sistema +/- igual aos fotovoltaicos onde se armazena energia gerada pelo sol para converter em 127/220V, só que usando Piezoelétrico ou até mesmo Dínamos.
Então se alguem tiver alguma sugestão. So preciso da parte onde converte(regulador de corrente) a energia gerada pelo Piezoeletrico/Dinamo para armazenar nas baterias 12V, porque dai em diante é comum .

 

Esqueça os geradores piezoelétricos. São muito ineficientes.

Fique com dínamo ou até mesmo alternador.

Se preocupe em descobrir de onde virá a força para mover o dínamo ou alternador. 

 

Saiba que para gerar ao menos 500 watts, precisará de força de 1CV.

 Saiba que a força física representada por 1 CV (Um cavalo vapor), equivale a levantar 78 quilos a um metro de altura em apenas 1 segundo.

Logo você entenderá que para gerar ao menos 500 watts, precisa de uma força que seja capaz de levantar 78 quilos a um metro em um segundo. 

 

O regulador pode ser um conversor buck:

image.png.27b93cea92bb12e4bc227ce774791b42.png

 

   

adicionado 1 minuto depois

Três deles em paralelo já seriam capazes de entregar 900 watts. 

adicionado 6 minutos depois

As baterias, as mais baratas e as mais viáveis atualmente são as de chumbo.

 

Segue uma sugestão de projeto: 

image.png.c8c275f8fd0c091ded7504cc6f1131a4.png

 

adicionado 16 minutos depois

Dados de potência de um gerador eólico real:

image.png.1069db47f3467c1e90143d6745e35f07.png

 

 

 

 

Aí em mais ou menos 5 metros por segundo, que dá uns 20Km hora de vento, vai gerar uns 5Kw

Mas olhem acima o tamanho das pás do gerador em relação ao trabalhador lá que está dando manutenção.

Ainda tem o problema que estes ventos de 20Km hora são considerados fortes e são raros em muitos lugares do Brasil.  

image.png.12b8f81f849ce0e5aac7fcdf47a48c27.png

 

 

Documento em PDF:

http://www.wsw-energy.com/wp-content/uploads/2017/03/T30proS-Datasheet-ENG1.pdfF:

 

 

 

adicionado 22 minutos depois

Um tópico muito bom sobre formas de se gerar energia:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Sr. @albert_emule

 

Também compartilho interesse pelo assunto, e como não poderia deixar de ser já montei meu protótipo de gerador eólico.

 

Está sem hélices, largado aqui numa prateleira, mas eu olho pra ele com orgulho porque a montagem e pesquisa foram motivo de satisfação.

 

Talvez alguém possa me ajudar com alguns esclarecimentos, eu pesquisei muito na internet e comprei livros do assunto, mas não existe consenso nas informações.

 

O protótipo é um desses genéricos encontrados na internet conforme figura abaixo , porém em escala reduzida, um disco de aprox 15 cm.

 

Esbarrei na questão da eficiência, e a dúvida acabou apontando para a bitola do fio para as bobinas, em função da corrente gerada em determinada  rotação.

 

Os imãs são de neodímio, tem um fluxo magnético considerável, mas preciso dimensionar a bitola ( ou voltas de fio na bobina ) para a menor rotação possível .

 

Alguma ideia ?

 

'_'

 

aero-coil.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
14 horas atrás, Tito Fisher disse:

Ola Sr. @albert_emule

 

Também compartilho interesse pelo assunto, e como não poderia deixar de ser já montei meu protótipo de gerador eólico.

 

Está sem hélices, largado aqui numa prateleira, mas eu olho pra ele com orgulho porque a montagem e pesquisa foram motivo de satisfação.

 

Talvez alguém possa me ajudar com alguns esclarecimentos, eu pesquisei muito na internet e comprei livros do assunto, mas não existe consenso nas informações.

 

O protótipo é um desses genéricos encontrados na internet conforme figura abaixo , porém em escala reduzida, um disco de aprox 15 cm.

 

Esbarrei na questão da eficiência, e a dúvida acabou apontando para a bitola do fio para as bobinas, em função da corrente gerada em determinada  rotação.

 

Os imãs são de neodímio, tem um fluxo magnético considerável, mas preciso dimensionar a bitola ( ou voltas de fio na bobina ) para a menor rotação possível .

 

Alguma ideia ?

 

'_'

 

aero-coil.jpg

 

Sua resposta é bem simples:

Número de polos.

 

Quanto mais polos seu gerador tiver. com menor RPM ele irá gerar a potência máxima.

Veja um exemplo: 

image.thumb.png.2361d3a4f954a04611d5b90504d6f60a.png

 

É um gerador de uma hidrelétrica.

Com estes 20 polos este gerador gera 2 mega watts girando com apenas 360 RPM.

 

 image.png.f4edf9f727c451f2554450369894f3c6.png

 

 

Quanto à capacidade de corrente, tem a ver com a espessura dos fios.

Segue abaixo tabela com diversas espessuras de fios e as correntes que suporta.

 

image.png.e54070941c12b88a90781a755c3d11e7.png

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Tito Fisher disse:

O protótipo é um desses genéricos encontrados na internet conforme figura abaixo , porém em escala reduzida, um disco de aprox 15 cm

 

Mas analisando melhor, vejo que não é possível que o gerador seja tão pequeno e ainda assim gere potência máxima, uns 400W com baixo RPM DE UNS 300RPM. 

 

Pois vai precisar de uns 20 polos para isso. 

E com 20 polos o disco já fica grande. 

 

Mas você pode ter uma base em quem já fez:

Este senhor usou ímãs de ferrite mesmo e obteve bons resultados.

Os materiais foram todos de sucata. Acho que ele não comprou nada. Se se comprou, foi coisa simples para acabamento. 

https://www.youtube.com/watch?v=KulSN8OHgv4&t=333s

 

 

 

adicionado 9 minutos depois


Bicicleta gerador: São 10 amperes e 120 watts.
Quer energia mais acessível que isso?

https://www.youtube.com/watch?v=Dl_Usue9Y3g

 

 

 

adicionado 14 minutos depois

Neste sistema da bicicleta, se você tivesse umas 100 pessoas dispostas a pedalar por duas horas por dia, você conseguiria gerar 13Kw por dia. :D:D

Com 13Kw por dia você poderia usar até ar condicionado em casa :D.

 

Mas veja o que dá para fazer:

https://www.youtube.com/watch?v=7k7bCgzVJN0

 

 

 

 

adicionado 16 minutos depois

Ao invés de tentar projetar gerador de baixa rotação, bastante difícil por sinal....Você pode usar algum dínamo ou alternador do mercado e colocar um mecanismo para multiplicar velocidade:

Toda a ciência de um gerador eólico está descrita na imagem abaixo:

Tem o número de multiplicação de velocidade;

Tem a potência que é de 400W;

Tem o diâmetro da hélice que é suficiente para gerar 400W em ventos fracos de 20Km hora;

Daí tem descrevendo a força em CV que estes ventos de 20Km hora geram numa hélice deste tamanho: 0,67CV.  

image.png.2ed0132d3f3c19c6c1cb7e3097c3331a.png

adicionado 26 minutos depois

Conheça os ventos fracos de 20Km hora; Quando bate 5 metros por segundo no medidor, é porque está em 20Km hora. 

Para gerador eólico, ventos assim ainda são fracos

https://www.youtube.com/watch?v=6IWhWgyLbWA

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!