Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como se usa esse transistor mur2020ct


Hudsonkem
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

minha duvida é sobre o uso pratico, vamos supor que tenho uma fonte variavel de 30v e 1A, qual seria o uso dele nessa fonte e quais seriam as vantagens, fiquem a vontade para usar seus proprios circuitos de fonte se necessario. eu lee o datasheet porém ainda não entendi. deixarei anexado o pdf.

mur2020ct.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mestre88 disse:

Não é transistor, é uma ponte retificadora.

 

O objetivo desse componente é somente transformar Corrente alternada dem contínua.

Tem capacidade de corrente de 20A, e tensão máxima de 200V e é de alta velocidade o que é útil em fontes chaveadas.

 

@Mestre88 minha fonte de 26V(37V com capacitor) a 6A ficaria melhor se eu o colocasse? minha fonte de bancada que fiz com sua ajuda e de outros membros.. estou usando uma ponte retificadora de 8A d'aquelas KBU series.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Hudsonkem disse:

mestre88 minha fonte de 26V(37V com capacitor) a 6A ficaria melhor se eu o colocasse? minha fonte de bancada que fiz com sua ajuda e de outros membros.. estou usando uma ponte retificadora de 8A d'aquelas KBU series.

Sim, eu me lembro.

 

Tava lá lendo o tópico da sua fonte, você usou outra ponte dessas só que de corrente menor.

Nem vale a pena trocar, é praticamente igual. O ideal seria você encontrar mais dois diodos comuns ou uma segunda ponte dessas pra tornar sua fonte de onda completa.

 

Aliás, você disse que a ponte da fonte era uma KBU808, não me lembro se pesquisei na época mas acabo de ver que ela tem 4 terminais.

Então é possível usar ela como onda completa no seu transformador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então eu mudei um pouco o circuito desde aquele projeto que vcs me ajudaram, ela xuxu, mas tengo esse vicio de qerer melhorar as coisas, mais fácil eu queimar é tudo kk, estou usando esse kbu em onda completa, tente até aumentar a espessura do fio porém em 13,5V e um dobrador de tesão com 2 capacitores. isso porque tem pouco espaço meu trafo pra um secundario show, aí cabei rebobunando 11.5v x 15v com fio intermediario -.- , tirei essa ponte retificadora da saida que usei para "prevenir" curto, e botei um diodo da serie ske 1/02 9 4 pra polaridade invertida. e ficou joia.. bom obrigado novamente @Mestre88 você já me ajudou basta, conta com você :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Hudsonkem disse:

mas tengo esse vicio de qerer melhorar as coisas,

Eu também tenho, eu monto uma coisa e quando não tenho o que fazer vou lá e mudo tudo. 

Em muitas vezes nessas modificações já acabei quebrando uma peça que é cara ou ruim de achar. 

Hoje tento não ficar fazendo muito isso, mas é difícil :lol:

 

A minha fonte da bancada mesmo, aquela que eu postei o esquema no seu outro tópico, foi montada pela primeira vez no ano de 2001, já nem sei mais quantas vezes mexi nela no intuito de melhorar, acho que umas 10 vezes e isso conta com placas, componentes novos, projeto novo, caixa e painel novo e etc. 

Também não lembro mais quantos diodos, transistores e reguladores de tensão acabei estragando nessa brincadeira. 

Mas para mim o que vale muito é o aprendizado em cada empreitada dessas. 

adicionado 4 minutos depois
51 minutos atrás, Hudsonkem disse:

um dobrador de tesão com 2 capacitores

Esse aí é um recurso que eu não gosto muito de usar, o dobrador tem uma eficiência muito baixa, pois é muito dependente da carga armazenada nos capacitores. 

53 minutos atrás, Hudsonkem disse:

tirei essa ponte retificadora da saida que usei para "prevenir" curto, e botei um diodo da serie ske 1/02 9 4 pra polaridade invertida. e ficou joia.

Essa parte eu não entendi, a ponte retificadora não previne curto. 

 

Fiquei curioso pra ver o esquema novo que você fez, poderia mostrar? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Mestre88 disse:

Eu também tenho, eu monto uma coisa e quando não tenho o que fazer vou lá e mudo tudo. 

Em muitas vezes nessas modificações já acabei quebrando uma peça que é cara ou ruim de achar. 

Hoje tento não ficar fazendo muito isso, mas é difícil :lol:

 

A minha fonte da bancada mesmo, aquela que eu postei o esquema no seu outro tópico, foi montada pela primeira vez no ano de 2001, já nem sei mais quantas vezes mexi nela no intuito de melhorar, acho que umas 10 vezes e isso conta com placas, componentes novos, projeto novo, caixa e painel novo e etc. 

Também não lembro mais quantos diodos, transistores e reguladores de tensão acabei estragando nessa brincadeira. 

Mas para mim o que vale muito é o aprendizado em cada empreitada dessas. 

adicionado 4 minutos depois

Esse aí é um recurso que eu não gosto muito de usar, o dobrador tem uma eficiência muito baixa, pois é muito dependente da carga armazenada nos capacitores. 

Essa parte eu não entendi, a ponte retificadora não previne curto. 

 

Fiquei curioso pra ver o esquema novo que você fez, poderia mostrar? 

@Mestre88 posso sim, quando tiver um tempo eu desenho o esquema e posto aqui. bom então a resistencia da ponte é baixa certo? o intuito é que quando eu fechar um curto ela vá pro espaço, nem sei se isso adiantaria kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Hudsonkem disse:

@Mestre88 posso sim, quando tiver um tempo eu desenho o esquema e posto aqui. bom então a resistencia da ponte é baixa certo? o intuito é que quando eu fechar um curto ela vá pro espaço, nem sei se isso adiantaria kk

A ponte é meio bruta, na hora do curto é mais fácil os transistores irem pro espaço. 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88  bom saber que não sou o unico que fica "upgreidando" as coisas. já que estamos aqui, essa minha fonte da uns choquim, já usei um multimetro analogico e não constou nenhuma descarga maior que 7VAc, tanto na saida 11v alternada quanto na saida comum do circuito.. segue o esquema dela

 

Capture+_2018-09-02-21-39-00.png

IMG_20180902_222143_HDR.jpg

IMG_20180902_222548_HDR.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!