Ir ao conteúdo

Qual a relação entre frequência (oscilação) e gasto energético?

Ir à solução Resolvido por rjjj,

Posts recomendados

Postado

bom minha duvida é o seguinte, se eu tenho corrente continua e um led de 5v e 1A, se eu fizer com que esse led seja acendido com um pulso de 60hz, eu economizei energia e quanto? talvez 50%? e se eu tiver-se 1khz. bom não consigo refletir direito, a ideia da um nó na minha cabeça..

Postado

Os LEDs produzem luz pelo efeito fotoelétrico conforme a tensão de condução. A tensão e a corrente, e consequentemente a potência, que fazem ele funcionar são, portanto, de frequência zero (valor médio).

Ainda, os LEDs também têm uma resistência em série, sendo que esta representa suas perdas em calor. A eficiência do sistema, então, dependeria do valor eficaz (RMS) da tensão e da corrente. Porém, para ondas periódicas o RMS será independente da frequência, assim como o RMS da senóide F5Rua4D.gif:

https://math.stackexchange.com/questions/974755/root-mean-square-of-sum-of-sinusoids-with-different-frequencies

Logo, a eficiência ou rendimento elétrico do LED independe da frequência da entrada, apesar de depender dos valores médio e eficaz desta.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Haha 1
  • Solução
Postado

@Hudsonkem

Pense da seguinte forma F5Rua4D.gif&key=7deeba361c25cb54daa9318f:

1 - Um LED tem 4 V e 40 mA de dados nominais. Alimentar com uma tensão fixa de 4 V ou com uma tensão quadrada com valor médio de 4 V, qual seria melhor ?

Resposta: O LED é equivalente a uma fonte de tensão DC (potência útil), uma resistência (potência de perdas) e um diodo ideal (não consome energia), todos em série. Quanto mais harmônicas, maior a corrente RMS e maior são as perdas resistivas. Logo, injetar 4 V constantes teria maior eficiência elétrica.

2 - Acima, em qual das duas opções o LED teria uma luz mais intensa GbhmuXl.gif&key=613e9b6680218cc34ea5cadf ?

Resposta: Como o valor médio da tensão DC é o próprio valor dela, então ambas as entradas teriam a mesma média de 4 V. Ambas produziriam o mesmo brilho.

3 - Duas ondas triangulares quase idênticas são aplicadas em um LED. A diferença é que uma é de 1 kHz e a outra de 10 kHz. Como se comparam em brilho e em eficiência elétrica para o LED ?

Resposta: O mesmo brilho e a mesma eficiência são garantidos. Isso por que as tensões média e RMS são as mesmas nos dois casos.

Acho que ficou mais claro F5Rua4D.gif&key=7deeba361c25cb54daa9318f.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif&key=613e9b6680218cc34ea5cadf.

• Obrigado 1
Postado

Exatamente isso. Temos 2 formas de controlar o brilho: variando a corrente ou fazendo ele piscar. Mesmo piscando quando aceso terá o brilho normal mas o efeito de persistência da retina com frequências superiores a 20Hz faz com que não percebamos o flicker e a sensação de iluminação é a média.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!