Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel DX79SR + Core i7-3930K


Visitante
Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Peguei de vendedores no Mercado Livre, mas estou pra devolver em breve, infelizmente.

Acontece que, a placa-mãe DX79SR está impecável, em um belo estado de nova, o processador visualmente parecia ok também, e ai quando montei a máquina, coloquei 4 módulos de memória nos 4 slots azuis, como recomenda a Intel para o quad-channel. Só que… Dessa forma, a placa se recusa a funcionar, então como procedimento padrão, testei cada um dos módulos em cada um dos slots azuis, e percebi que o primeiro slot azul que está do lado esquerdo do processador (no caso logo atrás do painel traseiro da placa) e depois o último slot azul que está ao lado direito do processador (esteé o que fica bem perto da borda da placa), eram os problemáticos, qualquer outro par de slots funcionava normalmente, mas sempre que eu colocasse uma memória nos outros dois em questão, a placa emitia os beeps correspondentes a erro de memória.

 

p.s. Esqueci de citar que, no Windows, esse Core i7-3930K reporta a velocidade de 2.6 GHz como base (no gerenciador de tarefas), todavia, ele opera a 3.2 GHz // 3.8 GHz turbo normalmente, desde que o SpeedStep esteja ativo, ao desativar o SpeedStep, ele se trava de fato a 2.6 GHz, quando deveria ser 3.2 GHz já que essa é o clock base dele.

 

p.s². A BIOS da placa-mãe estava bem desatualizada, porém, fiz a atualização da mesma e nada mudou.

 

Estou em dúvidas se o problema estaria sendo causado pela placa-mãe, seja por algo nos slots ou no próprio socket, ou se talvez poderia ser do processador.

Alguém tem alguma ideia?

 

Obrigada~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo, bom dia. :)

 

A velocidade do seu processador pode estar sendo limitada pela configuração da BIOS. Se você possuir experiência, procure por configurações relacionados - tais como estados ociosos do núcleo e C3 state. Geralmente eu descrevo bem onde encontrar as configurações mas, por se tratar de uma motherboard Intel, não faço ideia de onde encontrar. :(

 

Em relação às memórias, o mais lógico é que o problema esteja na placa realmente. Não consigo fantasiar uma razão diferente, caso esteja confirmado o funcionamento de todos os pentes de memória - coisa que você já testou.

 

Quanto tempo desde a realização e entrega dos produtos? Já contatou o vendedor e o Mercado Livre para informar a situação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, @Bryan Sheldon 

De fato sim, eu havia ativado o C3 quando montei a máquina. As coisas chegaram nessa terça-feira, e eu até testei as memórias na minha X58com Core i7-980X, rodei o memtest e tudo mais, quanto as memórias em si está tudo ok.

Já dei início aos procedimentos no Mercado Livre também, só estou aguardando a liberação para postagem reversa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma olhada sim, mas infelizmente não tenho uma lupa pra ter certeza.
Parece tudo ok quanto ao socket, mas senti alguns pinos que pareciam levemente anormais, talvez.
 

Outra coisa que percebi logo que tirei a tampa de proteção do socket é que havia um pouco de pasta térmica no mecanismo de retenção, logo, fiquei imaginando que poderia então ter uma pequena quantia, mesmo que imperceptível em alguns pinos talvez.

 

E isso eu acredito que causaria problemas na ligação do processador com o socket.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, uma adição importante, quando falando de variações das frequências do processador:
 

Spoiler

 

 

 

 

 

Torço para que não seja um pino torto causando o mau funcionamento dos slots de memória.

 

De qualquer forma, com as suspeitas atuais, você provavelmente acabará devolvendo o produto. Em casos assim, talvez seja melhor não arriscar e já se livrar do problema antes que se feche a janela para devolução. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é pessoal, e eu agradeço pela atenção.
De fato me deram uma segunda opinião quanto ao problema, e ao que tudo indica é a placa. Pretendo devolve-la, e estava pensando em ficar com o Core i7-3930K, pra depois conseguir uma outra placa-mãe, mas não sei se seria uma opção viável também.

 

No momento estou buscando um caminho de upgrade que fique mais acessível pra mim, e nesse caso, pelo menos por enquanto uma plataforma DDR4 (Ryzen/Kaby Lake/Coffee Lake+) estão mais complicadas pra mim por conta do custo da memória mesmo, é ai que estou cogitando a X79, porque neste caso, pelo menos eu poderia manter as memórias atuais e ainda ganhar alguns extras como quad-channel e afins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

Pois é pessoal, e eu agradeço pela atenção.
De fato me deram uma segunda opinião quanto ao problema, e ao que tudo indica é a placa. Pretendo devolve-la, e estava pensando em ficar com o Core i7-3930K, pra depois conseguir uma outra placa-mãe, mas não sei se seria uma opção viável também.

 

No momento estou buscando um caminho de upgrade que fique mais acessível pra mim, e nesse caso, pelo menos por enquanto uma plataforma DDR4 (Ryzen/Kaby Lake/Coffee Lake+) estão mais complicadas pra mim por conta do custo da memória mesmo, é ai que estou cogitando a X79, porque neste caso, pelo menos eu poderia manter as memórias atuais e ainda ganhar alguns extras como quad-channel e afins.

Um 3930K é um baita processador ainda, e você pode aproveitar suas DDR3 e não pagar o absurdo que pedem hoje em dia por DDR 4.

 

As CPUs, em especial as extreme da Intel, mesmo que saiam de linha, continuam sendo excelentes, mesmo com o passar do tempo. Não sei qual seu uso, mas o 3930K tem um baita gás para uns bons anos ainda, ainda mais se você fizer overclock (com um bom cooler e uma boa fonte, lógico).

 

Comprar hardware novo AGORA está inviável. O dólar está nas alturas e tal. Andei olhando as peças do meu PC da assinatura que montei em 2015 e vejo que paguei 1/3 mais ou menos do que estão pedindo hoje, as mesmas peças, que também não são mais produzidas à anos, e olha que quando montei o 6700K era lançamento e as DDR 4 eram super procuradas. As memórias dei sorte que no site da loja que comprei colocaram o valor errado, 1/5 do valor normal, aproveitei o "bug" tirei um print e garanti 2 pentes de 16GB logo, tiveram que me vender por aquele preço, eu tinha a print em mãos comprovando que o site estava cobrando aquele valor muitas vezes menor. Se fosse comprar hoje esses 32GB DDR4 2400MHz, pagaria-se uma pequena fortuna, mesmo sendo pentes usados. 

 

E outra: saí de DDR3 1866MHz e passei para DDR4 2400MHz e nem senti diferença tão grande não... minha sugestão é um combo mais antigo Intel do Mercado Livre mesmo, usa suas memórias DDR3 e depois que passarem essas eleições, o dólar baixar, e o mercado normalizar de novo, aí sim você pesquisa talvez um kit zero. Mas repito, um kit top Intel de 3ª geração que seja já dá um "baita susto" até em GTX 1080, além claro de ser ótimo para outras tarefas pesadas.


Espero ter ajudado! Bom feriado pra você ;) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!