Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, Clube do Hardware. Comprei uma placa de vídeo XFX RX 560 há alguns meses e andei me deparando com problemas de desligamento durante seu uso em jogos, após passado um tempo, aparentemente, aleatório. Vou tentar especificar o problema da melhor forma que eu puder.

Efetuei testes com os jogos Fable Anniversary, Guilty Gear Xrd Revelator, The Witcher 3 e Blazblue Central Fiction; tendo ocasionado desligamentos nos três primeiros jogos, mas não no Blazblue (talvez isso seja pertinente ao problema, visto que este é o mais leve dos jogos testados). Os desligamentos são típicos de superaquecimento: tela em cor sólida, loop do som dos últimos segundos antes do desligamento, seguido de reinicialização automática do sistema. No entanto, estive monitorando a temperatura durante todo o tempo de uso a partir do programa MSI Afterburner e esta, definitivamente, não atigingiu pontos críticos em momento algum, com placa de vídeo e processador (Phenom II X4 965) sempre abaixo de 60°C.

Minha RX 560, por configuração de fábica, tem seu core clock em 1196 MHz e memory clock em 1500 MHz, mas após eu diminuí-los para 1024 MHz e 1499 MHz respectivamente, também usando o MSI Afterburner, os desligamentos cessaram em praticamente todos os meus jogos, exceto pelo The Witcher 3, e estive usando a placa dessa forma e evitando jogar esse jogo, por enquanto, pois queria ter certeza que o problema não era de outras peças, antes de contatar a garantia da placa de vídeo. Ontem, no entanto, instalei minha nova fonte (Corsair CX 550) em substituição de uma OCZ 500W Modstream e retornei os clocks para a configuração padrão, culminando em outro desligamento, durante uso no jogo Guilty Gear.

Minha dúvida é: esse tipo de desligamento pode ter outra causa, que não seja a placa de vídeo, para que eu possa estar invocando sua garantia com o vendedor? É provável que outra peça esteja defeituosa mesmo após ter confirmado estabilidade no sistema com a redução dos clocks da placa de vídeo? Obrigado.

Postado

@linkzera Sim, ele está atualmente entre 36-38°C e nunca excede 60°C em load. Sobre a memória, eu acho que faz um tempo que eu não a tenha retirado dos slots da placa-mãe. Acha que passar uma borracha no barramento dela ajudaria a identificar um possível problema?

Postado

@diogoprata É porque eu queria ter certeza que o problema era com a placa de vídeo e não com outro componente para evitar perder tempo e dinheiro devolvedo só pra receber a mesma peça de volta porque o problema vinha daqui. Mas estou cada vez mais convencido de que o problema é realmente na GPU. Sobre retirar a placa de vídeo, eu já tentei, mas é difícil testar a estabilidade do sistema, pois os jogos nem ao menos abrem se eu estiver usando a onboard, e não há desligamentos durante o uso de aplicações leves tanto com ou sem a placa de vídeo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...