Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso reparar coolers queimados


Posts recomendados

Olá pessoal. Sou apenas um entusiasta, não tenho conhecimento técnico de eletrônica apesar de ser um grande admirador, espero poder obter mais contato e me profissionalizar nessa área que é tão incrível. Bom, sabendo disso quero compartilhar um problema, queimei 3 coolers /fan numa tensão de 24v onde fui ligar 4 coolers, 2 pares em série paralelo um com o outro, não sei como queimou apenas 2, melhor assim, fiz o teste de apenas 1 cooler da Intel em 24v e o mesmo funcionou lindamente apesar de não ter deixado muito tempo, apenas queria matar a curiosidade. Fui ligar um daqueles coolers quadrados que não é de processador e esse torrou legal, percebi que foi um componente preto de 4 conectores que acho ser um ci ( 1 no fase, 1 no neutro e 2 nos polos da bobina). Tentei ligar o cooler direto pela bobina mas parecia ter criado uma força magnética que mexia a hélice por um instante e no outro era como se segurasse ela magneticamente. Os da Intel a mesma coisa porém não sei o que queimou nos da Intel pois tem bastante componentes no circuito. Queria saber de um meio de fazer eles voltarem a funcionar pois acabou que irei precisar deles para refrigerar uns dissipadores onde irão umas contas LEDs e como tô com grana curta até mês que vem não tenho como comprar mais três coolers devido ao meu gasto com as cob e os dissipadores. E pra falar bem a verdade gostaria mesmo de ter o prazer de arrumar algo que por um erro eu queimei, seria gratificante para quem não tem conhecimento apesar de pequeno apesar de pequeno para os monstros da eletrônica. Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, nos coolers de fonte tem um CI e se ligar com tensão errada queima mesmo. 

A primeira lição: não coloque mais tensão do que a especificada no aparelho, todos esses coolers de PC são 12V. 

Pra consertar só trocando o ci, não acredito que irá achar pra comprar num preço mais baixo que um cooler desses que se acha até mesmo de graça. 

Nesse da Intel tem controle de velocidade e um circuito que mede a rotação, por isso é mais complexo. Dá mesma forma que o outro tem que verificar o que queimou e trocar, não é lá algo muito fácil de fazer pra quem não está acostumado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, EduardoProkoski disse:

percebi que foi um componente preto de 4 conectores que acho ser um ci ( 1 no fase, 1 no neutro e 2 nos polos da bobina).

 

Ola.

 

Esses motores brushless normalmente tem um sensor hall ( tipo ATS277, procure imagens dele no google  ) que fazem justamente o papel de escovas, invertendo a polaridade das bobinas e do campo magnetico para que o motor consiga girar.

 

Eles trabalham entre 3,5 V a 20V  e uma vez removidos ( ou queimados ) vai causar exatamente este sintoma que voce descreveu, de o motor tentar partir mas ficar travado magneticamente por não receber a inversão ou corte da alimentação na bobina para iniciar o novo ciclo.

 

Não é fácil conseguir comprar ( pelo menos pra mim aqui em Curitiba ), e sempre que precisei de algum para um novo projeto eu retirei exatamente desses motores de ventoinha que se vende em qualquer loja de eletronicos por 10 reais.

 

'_'

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...