Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso reparar coolers queimados


Posts recomendados

Olá pessoal. Sou apenas um entusiasta, não tenho conhecimento técnico de eletrônica apesar de ser um grande admirador, espero poder obter mais contato e me profissionalizar nessa área que é tão incrível. Bom, sabendo disso quero compartilhar um problema, queimei 3 coolers /fan numa tensão de 24v onde fui ligar 4 coolers, 2 pares em série paralelo um com o outro, não sei como queimou apenas 2, melhor assim, fiz o teste de apenas 1 cooler da Intel em 24v e o mesmo funcionou lindamente apesar de não ter deixado muito tempo, apenas queria matar a curiosidade. Fui ligar um daqueles coolers quadrados que não é de processador e esse torrou legal, percebi que foi um componente preto de 4 conectores que acho ser um ci ( 1 no fase, 1 no neutro e 2 nos polos da bobina). Tentei ligar o cooler direto pela bobina mas parecia ter criado uma força magnética que mexia a hélice por um instante e no outro era como se segurasse ela magneticamente. Os da Intel a mesma coisa porém não sei o que queimou nos da Intel pois tem bastante componentes no circuito. Queria saber de um meio de fazer eles voltarem a funcionar pois acabou que irei precisar deles para refrigerar uns dissipadores onde irão umas contas LEDs e como tô com grana curta até mês que vem não tenho como comprar mais três coolers devido ao meu gasto com as cob e os dissipadores. E pra falar bem a verdade gostaria mesmo de ter o prazer de arrumar algo que por um erro eu queimei, seria gratificante para quem não tem conhecimento apesar de pequeno apesar de pequeno para os monstros da eletrônica. Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, nos coolers de fonte tem um CI e se ligar com tensão errada queima mesmo. 

A primeira lição: não coloque mais tensão do que a especificada no aparelho, todos esses coolers de PC são 12V.