Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Primeiramente gostaria de dizer que não sei se criei o tópico na área correta do fórum, pois fiquei em dúvida de postar na seção de Hardware > Processadores ou aqui na seção de Notebooks. Caso esteja errado peço desculpas e irei criar novamente na seção correta. 

Bom, estou enfrentando problemas com meu processador. Possuo um Notebook Dell Inspiron 3442, com 8GB de RAM, Processador Core i5 de 1,7GHz, HD de 1TB com Windows 10 Pro. 

Semana passada comprei um SSD Kingston A400 de 120GB e uma Caddy para fazer a substituição do drive de CD pra poder utilizar o SSD juntamente com o HD.

Coloquei o SSD no lugar do HD e a Caddy (com o HD) no lugar do drive de CD. Instalei o SO no SSD e deixei o HD apenas como disco de armazenamento, com as pastas já linkadas e etc. Porém, após ter feito isso, notei uma lentidão anormal no sistema, fui verificar os processos e reparei que meu CPU estava com 100% de uso com qualquer programa que eu tentasse utilizar. Quando eu fechava todos os programas, de primeiro e segundo plano, o mínimo que o processador chegava era em 60% de uso, mas a maior parte do tempo ficava entre 95~100%.

Realizei alguns testes:

I) Tentei trocar o SO, colocando Win7;

II) Tentei colocar o SSD na Caddy e o HD no lugar original dele;

III) Tentei colocar o SO no HD, "deixando" o SSD para armazenamento, apenas para testar.

Mas em todos os testes meu CPU continuava estressado e trabalhando a rotação de overclock, CPU de 1,7GHz trabalhando a 2,3GHz o tempo todo, incessantemente. 

IV) Tentei fazer o uso apenas do SSD no socket do HD, sem a Caddy conectada e, deu certo, o processador voltou ao normal, ficando em torno de 15% de uso.

V) Fiz o mesmo com o HD, coloquei ele no socket do HD, sem a Caddy conectada, também funcionou.

VI) Após isso testei o SDD no socket do HD e a Caddy conectada (vazia, sem o HD, apenas ela conectada) e meu processador voltou a continuar estressado.

Com isso, cheguei a conclusão que meu processador está estressando quando a Caddy esta conectada. A Caddy é genérica e foi adquirida no site da Americanas juntamente com o SSD.

Gostaria de saber como faço para resolver isso, se é alguma configuração, incompatibilidade do sistema ou se este problema é com a Caddy em si.

Desde já agradeço a ajuda.

Postado
  Em 03/10/2018 às 12:52, Clebert Coimbra disse:

@Eden Zeni Da uma olhada nestes tópicos.

Expandir  

Agradeço pela ajuda. Verifiquei aqui e minha Caddy não possui essa chave seletora. 

Sobre o primeiro tópico que me indicou, o rapaz fala sobre fazer uma alteração na BIOS para ela não ficar esperando um sinal de drive óptico para reconhecer se a bandeja esta aberta ou fechada. Saberia me indicar algum outro tópico para eu dar uma olhada e saber onde posso estar alterando isso?

• Membro VIP
Postado

Se seu caddy não possui o switch, e causa o uso intenso de CPU é a compatibilidade do mesmo.

Os IBM/Dell e HP/Sony possuem caddy específicos ou com chave.

Postado
  Em 03/10/2018 às 14:52, dwatashi disse:

Se seu caddy não possui o switch, e causa o uso intenso de CPU é a compatibilidade do mesmo.

Os IBM/Dell e HP/Sony possuem caddy específicos ou com chave.

Expandir  

Neste caso terei que adquirir outra caddy? 

Andei dando uma pesquisada aqui sobre como alterar o switch na bios pra parar de buscar disco através da leitura óptica mas não achei. Caso tenha que comprar outra Caddy adequada para meu aparelho, saberiam me informar qual seria a correta?

• Membro VIP
Postado

Os Caddy com o switch são "universais" servem para vários setups, já os para o Dell específicos (no caso sem switch) você precisa verificar com o vendedor antes da compra. O problema é que muitos não colocam essa informação, no caso recomendo comprar via ML que geralmente o atendimento de dúvidas é mais rápido.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...