Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Tenho um modem/router TP-Link TD-W8968 com antenas destacáveis (2 x 5dbi) que está ligado no modo roteador ao Vivobox Askey RTF3505VW-N2.

Tenho um problema de cobertura de sinal e tentei diversas soluções:

1) Repetidor de sinal - funciona! A cobertura realmente melhorou, entretanto tenho regras de controle parental no TD-W8968 que deixam de ser aplicadas no repetidor, inviabilizando a solução.

2) Troca das antenas - troquei as originais 2 x 5 dbi por 2 x 8 dbi, resultado: não funciona?! Se houve melhora no sinal, foi ridícula e além disso a velocidade wifi ficou pior!

3) Extensão das antenas - tenho tubulação disponível que chega exatamente no painel de comunicação, onde estão instalados modem principal e roteador. Comprei e instalei através de uma extensão, própria para esse fim. Resultado: não funciona! Porque? Não sei... Ocorre que as medições pelo app Wifi Analyzer (smartphone) simplesmente são as mesmas, cheguei a pensar que o cabo estaria rompido e solicitei teste de corrente... funciona!

Conclusões: o TD-W8968 não suporta antenas mais fortes ou extensão devido não ter "tensão" ou força para esse fim.

Então, fica a dúvida, qual seria a melhor solução?

Tentei de todas as formas resolver sem trocar o modem/router... Acho que agora vou trocá-lo (finalmente?).

Enfim, deixo registrado que no quarto/ambiente "deficitário" necessita - teoricamente - apenas "mais uma barra" de sinal!

Será que um novo modem/router de 3 x 5dbi seria suficiente?

Alguma sugestão?

• Membro VIP
Postado

1) Como interligou o roteador e repetidor? Deveria aplicar as regras, mas dependendo do firmware dos aparelhos eles acabam sendo ignorados mesmo.

2) Sim, infelizmente nem todos os aparelhos "melhoram" com a troca de antena. De modo simplificado o que ocorre é que você troca somente a antena do roteador, mas a comunicação precisa ser duplex, então seria como você fala e escuta mais alto, mas do outro lado não. Desta forma se tiver outras redes próximas elas acabam gerando a mesma interferência e não existe melhoria da rede.

3) Semelhante ao 2, com o problema que você tem perdas de sinal no cabo. Quanto maior o cabo maior a perda, em muitos os casos a perda neles é maior que o ganho da antena, então o resultado é nenhum.

Trocar apenas o roteador não deve funcionar, o melhor é colocar outro ponto de acesso mesmo.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, dwatashi disse:

1) Como interligou o roteador e repetidor? Deveria aplicar as regras, mas dependendo do firmware dos aparelhos eles acabam sendo ignorados mesmo.

2) Sim, infelizmente nem todos os aparelhos "melhoram" com a troca de antena. De modo simplificado o que ocorre é que você troca somente a antena do roteador, mas a comunicação precisa ser duplex, então seria como você fala e escuta mais alto, mas do outro lado não. Desta forma se tiver outras redes próximas elas acabam gerando a mesma interferência e não existe melhoria da rede.

3) Semelhante ao 2, com o problema que você tem perdas de sinal no cabo. Quanto maior o cabo maior a perda, em muitos os casos a perda neles é maior que o ganho da antena, então o resultado é nenhum.

Trocar apenas o roteador não deve funcionar, o melhor é colocar outro ponto de acesso mesmo.

@dwatashi Item 1 e 2 ok... mas o 3 (extensão) eu coloquei com a antena original (1 ficou no roteador, normal e a outra na extensão) não entendo porque não funcionou. 

Imagino que a antena que ficou no modem ficou superforte e a da extensão perdeu força, talvez se ambas estivessem com extensões... ? Mas tudo bem... tentei! :( 

Pois é outro ponto de acesso... ou seja outro roteador, mas existe algum modo específico de ligação para que as regras do primeiro roteador funcionem?

Grato

PS - Agora tenho 2 antenas de 8dbi e uma extensão para vender... kkkkk!!! 

Postado

Use um roteador via rede elétrica, colocando a parte com WiFi no cômodo onde está mais precisando.

Custa mais ou menos o mesmo que um roteador normal bom só que o resultado é garantido mesmo onde o sinal é muito difícil de alcançar ou sofre muita interferência, o que é comum em prédios por exemplo.

Não tem solução melhor quanto a qualidade da conexão!

Postado
4 horas atrás, domingos87 disse:

Use um roteador via rede elétrica, colocando a parte com WiFi no cômodo onde está mais precisando.

Custa mais ou menos o mesmo que um roteador normal bom só que o resultado é garantido mesmo onde o sinal é muito difícil de alcançar ou sofre muita interferência, o que é comum em prédios por exemplo.

Não tem solução melhor quanto a qualidade da conexão!

@domingos87 Acredito que terei o mesmo problemas que com o repetidor wifi... não? 

Postado

@Mlramos Não, pois esses roteadores funcionam assim: é um par de peças. Uma das peças do par liga-se na rede elétrica e no seu roteador ou modem. A outra peça do par liga-se onde você quiser dentro da mesma rede elétrica (mesma casa ou apartamento, no mesmo quadro elétrico) e tem, além de portas LAN, um roteador simples WiFi.

Se você colocar essa segunda peça no cômodo onde está tendo problemas ou perto dele, os problemas acabam.

Não é um repetidor e sim um roteador que usa sua rede elétrica como cabeamento (acho que o nome é Power LAN ou coisa assim).

Fiquei muito satisfeito com o meu, mesmo sendo o modelo mais simples que encontrei.

Além disso, depois de instalado esse primeiro par você pode comprar à parte essa segunda peça e colocar em quantas tomadas você quiser (tem um limite, mas dá para usar pelo menos uns 3).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...