Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma fonte de 14VCC que será responsável por alimentar todo um circuito 12VCC enquanto houver energia na rede elétrica, além de carregar uma bateria de 12VCC 7A/h.

Quando porventura faltar energia da rede elétrica, a bateria passa a alimentar o circuito.

Gostaria de saber se está correta a construção do meu circuito em anexo ou se existe alguma forma melhor de realizar esta função:

Circuito carregador.png

R1 = resistor de 4r7 20W como limitador de corrente.

D1 = diodo 1n4007 que permite a alimentação do circuito via bateria.

D2 = diodo 1n4007 que proporciona uma queda de tensão da fonte fique mais próxima dos 12VCC que o circuito necessita.

Desde já agradeço.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@rodrigo.ki O diodo D2 provocará uma queda te tensão de no máximo 0,7V, se sua carga suporta uma tensão um pouco superior a 13V, vai funcionar normalmente.

• Curtir 1
Postado

Ola.

Eu faria como um nobreak, usando um relê para comutar entre a fonte externa e a bateria, tal qual imagem abaixo :

O circuito fica alimentado pela fonte e a bateria sendo mantida em flutuação ao mesmo tempo, porém sem estar conectada à carga.

Na ausência da fonte ( que mantem o relê ligado ) é feita a comutação para alimentar a carga pela bateria .

nbk.png

• Curtir 1
Postado

@BCP Obrigado pela resposta!

@Tito Fisher Realmente parece ser muito interessante a ideia de utilizar o relé para evitar que a bataria esteja conectada ao circuito o tempo todo. Vou fazer da forma como orientou. Muito obrigado.

• 1 ano depois...
Postado

Olá! Desculpe digitar nesse tópico, faz parte da minha dúvida.

Estou colocando uma bateria NICD 3,6V 60mah no meu projeto, porém, ela vai ficar recebendo carga constante após a retificação, mesmo depois de recarregada, o que pode acontecer com ela, isto que estou fazendo é totalmente inviável ou como deveria proceder após seu carregamento?

Muito obrigado!

Postado
2 horas atrás, BCP disse:

@Marcio Pizano Use um carregamento lento que não vai dar problemas na bateria. (use no máximo 4 a 6 mA)

Ok meu amigo, muito obrigado por me responder.

Então, após retificar, tenho 5V chegando no resistor, para eu conseguir de 4 a 6ma devo usar segundo minhas contas um resistor de 330R?

Veja se esta correto os calculos.
R = 5 - 3,6V = 1,4V

1,4 / 330R = 0,0042A (4,24ma)

Pderia então usar um resistor de 330 ou 390R 

Obrigado!

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Marcio Leandro B. Pizano disse:

Ok meu amigo, muito obrigado por me responder.

Então, após retificar, tenho 5V chegando no resistor, para eu conseguir de 4 a 6ma devo usar segundo minhas contas um resistor de 330R?

Veja se esta correto os calculos.
R = 5 - 3,6V = 1,4V

1,4 / 330R = 0,0042A (4,24ma)

Pderia então usar um resistor de 330 ou 390R 

Obrigado!

Perdão, a conta não ficou bem explicada.

Seria então:

5v - 3,6v = 1,4v

R = 1,4v / 0,004A (4ma)

R = 350R

Valores comercial apriximados: 330 e 390.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Uma outra maneira de abordar a problemática é não deixar a tensão exceder a da bateria. Eu (eu) fiz este exato projeto com um (01) led em série com uma fontinha 5V.

Vled=1.2...1.4V ==> 5-1.2=3.8V. Nem resistor eu coloquei. O led e bateria meio que têm uma resistência interna. Quando carregada totalmente mal dá pra ver o led aceso... estimo uns 10...100uA o suficiente pra manter a bateria....

• Curtir 3
  • Obrigado 3
  • Coordenador
Postado
13 horas atrás, Marcio Pizano disse:

Perdão, a conta não ficou bem explicada.

Seria então:

5v - 3,6v = 1,4v

R = 1,4v / 0,004A (4ma)

R = 350R

Valores comercial apriximados: 330 e 390.

Correto, no caso o de 330R seria melhor, porém a sugestão da @Isadora Ferraz é mais interessante, e ainda te fornece visualização do estado da carga da bateria. 

• Curtir 3
  • Obrigado 2
  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...