Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Leitura do contagiro errado


Posts recomendados

Olá pessoal,instalei um contagiro da Auto Gauge na minha Variant mas a leitura chega a ser 2000rpm acima do valor real.Considerando que a instalação está ok,haveria alguma solução mais simples como colocar algum dispositivo(resistor,p.ex)na linha do sinal que sai da bobina pro contagiro que corrigisse ou diminuísse essa diferença?ou alguma ideia de algum projeto de circuito na linha?Agradeço antecipadamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou foi feito para ser ligado num dos cabos de vela através desse sistema de indução. 

No cabo de vela temos a frequência da bobina dividida por quatro, sendo esta a frequência do motor dividida por dois. 

Já no negativo da bobina temos a frequência do motor multiplicada por dois. 

 

Eu também já cheguei a ver conta-giros que eram ligados no estator do alternador, mas acho que não é o seu caso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela tem ajuste pra nº de cilindros e antes de defini-la pra 4 cil. cheguei a testar pra 6 e 8 cil. só pra ver a reação sem ter havido maiores alterações.Poderia testar ligando no cabo 1 mas não poderia haver algum problema, haja vista que o manual é claro em definir a ligação no negativo da bobina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isadora- Isso teria que ser feito dentro do contagiros?A ideia parece ser boa,mas gostaria de tentar antes opções menos trabalhosa.Obrigado

Ricardo e colegas-Devido a dificuldade em encontrar condensador original o vendedor me ofereceu um do Corcel,Belina que é de fio mais longo como da Variant, mas apurei que a sua capacitância é maior entre 0,18 e 0,22mF contra 0,18 e 0,22microF da Variant.Teria alguma problema(interferência em rádio,etc.),seria melhor ou indiferente?Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
31 minutos atrás, eduardo sarkis disse:

teria que ser feito dentro do contagiros?

Talvez amigo. Como disse, não o conheço pessoalmente. Se achar que deve, publique alguma referência a mais, foto do seu, etc

 

34 minutos atrás, eduardo sarkis disse:

tentar antes opções menos trabalhosa.Obrigado

tmj. de nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, eduardo sarkis disse:

mas apurei que a sua capacitância é maior entre 0,18 e 0,22mF contra 0,18 e 0,22microF da Variant.

É a mesma coisa. 

Capacitores vem com nomenclaturas confusas, as vezes. 

Esses capacitores são de 0,22uF (microfarad) mesmo. 

Um capacitor de 0,22mF(milifarad) com valor de alta tensão é do tamanho de uma pilha D grande. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo,dei uma forçadinha na visão de raio-x e parece que ela me mostrou algo a+ do que uma bobina no ponteiro. Parece ter um motorzinho ou algo do genero. E também um circuito inteligente pra fazer o trabalho. Se você achar algo ainda a+, como esquema, fotos internas, ou se optar por desmontar, não te acanhes em publicar mais informações

 

  você mencionou Variant e por isso achei que era algo da minh... ops... da época boa quando tudo era bem mais simples...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reportei o problema diretamente com o fabricante que disse o meu sistema estaria com muito ruído sugerindo a colocação de um resistor.Efetuei a troca do condensador e testei com um resistor de 10k sem resultado.Penso ser mais radical e testar com um 50k e/ou contactar o fabricante pra saber se posso fazer a ligação do contagiro no cabo 1...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/10/2018 às 18:09, eduardo sarkis disse:

Notei uma coisa estranha aí, mas me corrija se eu me enganei. 

Fio verde com essa capa preta é o do platinado;

Fio preto do outro lado da bobina vem da chave;

E fio azul vai para seu conta giros. 

Se eu estou correto, o fio preto do capacitor vai ligado junto ao verde, ou seja, junto ao platinado. Troque os terminais da bobina pra dar certo, desparafusa e inverte. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Mestre88 disse:

Notei uma coisa estranha aí, mas me corrija se eu me enganei. 

Fio verde com essa capa preta é o do platinado;

Fio preto do outro lado da bobina vem da chave;

E fio azul vai para seu conta giros. 

Se eu estou correto, o fio preto do capacitor vai ligado junto ao verde, ou seja, junto ao platinado. Troque os terminais da bobina pra dar certo, desparafusa e inverte. 

 

Esse capacitor(acho que é pra tirar ruído do rádio,é isso mesmo?)a um tempo atrás estava ligado no negativo mas um mecânico disse q estava errado e mudou para o positivo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!