Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de AMD FX para Core i7


Posts recomendados

Como o tópico sugere, estou pensando em trocar meu processador e placa-mãe. Atualmente uso um FX 6100 (na época que comprei pensei no custo/benefício e me atende muito bem ainda. Mas com os jogos mais modernos ele já não dá conta dependendo do nível gráfico. Então gostaria de saber de algumas coisas:

Com 2k de orçamento daria pra pegar algum i7 de quarta ou quinta geração? E com qual placa-mãe?
Ele vai rodar jogos como BF1, Shadow of Tomb Raider por exemplo de boa com gráficos no ultra?

Minha placa de vídeo atualmente é uma GTX 970 Strix OC (Asus).

Se tiverem alguma dica melhor também agradeço, mas dentro desse valor. A ideia é ficar mais uns anos sem trocar de peças.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Bruno F Lima disse:

Ele vai rodar jogos como BF1, Shadow of Tomb Raider por exemplo de boa com gráficos no ultra?

Isso seria um problema pra placa de vídeo, não pra CPU.. "Ultra" vai depenar sua 970..

 

Outra coisa: com 2K, ACHO que sai um Ryzen até, com DDR4 e tudo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá sim. Quinta geração vai ser muito difícil vocẽ achar, pois no Brasil ao menos eu acredito que não foi comercializado para consumidor final e geralmente o que tem aqui desse processador é de máquina de integrador (Dell, HP, Acer) e ainda por cima em notebook.

 

Num de quarta geração você vai pagar uns 800 Reais, se for pelo valor de mercado. Depois, compraria a placa-mãe. Caberia tranquilo dentro de 2000 Reais, mas acho que não compensa.

 

Veja bem, um i7 quarta geração será um bom tanto melhor que seu atual 6100, mas é na base dos 50% melhor.

 

Os processadores atuais, AMD ou Intel, são uns 100% ou mais acima do seu 6100. E isso já os modelos de entrada/médios, porque os mais fortes seriam várias vezes mais fortes.

 

Com esses 800 Reais você compra alguma coisa Ryzen da AMD que certamente vai segurar o tranco por vários e vários anos, já esse i7 não deve dar para o que você está querendo não (rodar tudo no ultra e segurar uns anos).

 

Ainda é um bom processador, mas não para isso. Com esses 2 mil, você também consegue a placa-mãe e as memórias para o Ryzen.

 

Só se você encontrar alguém que te venda um i7 4ª geração por uns 400 Reais, o que seria um negócio de amigos, dado que um i5 de 4ª geração pedem em volta de 500...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, domingos87 disse:

Dá sim. Quinta geração vai ser muito difícil vocẽ achar, pois no Brasil ao menos eu acredito que não foi comercializado para consumidor final e geralmente o que tem aqui desse processador é de máquina de integrador (Dell, HP, Acer) e ainda por cima em notebook.

 

Num de quarta geração você vai pagar uns 800 Reais, se for pelo valor de mercado. Depois, compraria a placa-mãe. Caberia tranquilo dentro de 2000 Reais, mas acho que não compensa.

 

Veja bem, um i7 quarta geração será um bom tanto melhor que seu atual 6100, mas é na base dos 50% melhor.

 

Os processadores atuais, AMD ou Intel, são uns 100% ou mais acima do seu 6100. E isso já os modelos de entrada/médios, porque os mais fortes seriam várias vezes mais fortes.

 

Com esses 800 Reais você compra alguma coisa Ryzen da AMD que certamente vai segurar o tranco por vários e vários anos, já esse i7 não deve dar para o que você está querendo não (rodar tudo no ultra e segurar uns anos).

 

Ainda é um bom processador, mas não para isso. Com esses 2 mil, você também consegue a placa-mãe e as memórias para o Ryzen.

 

Só se você encontrar alguém que te venda um i7 4ª geração por uns 400 Reais, o que seria um negócio de amigos, dado que um i5 de 4ª geração pedem em volta de 500...

@Cássio Henrique Alvarenga  Então qual sugestão de processador e placa-mãe você daria? Pois estou por fora dos Ryzen. Eu pensei em trocar pra intel pela fama de serem superiores, esquentarem menos e economizar mais energia.

Atualmente eu uso 10gb de Ram (emprestei 2pra minha esposa rs), mas DDR3.. nem cogitei em trocar pra DDR4, mas com isso que você falou achei interessante..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara tudo depende do preço .. os ryzen são novos ddr4 tem uma faixa de trabalho maior .. as menores ja são superiores a ddr3 .. tudo é questão de preço ..como ja mencionaram os itens novos ja tem melhorias dos antigos .. pegar um processador antigo é meio embasado ... um exemplo é isso aqui ... 

I5 6500
Z170-ar asus
16gb ram ddr4 2133mhz hyperx preta
Fonte evga 850 b2 gold 80
Hd 1tb
Gabinete nxzt razer.
Placa de video gtx750ti
Whatercoller h55 corsair
Entrego em campinas e regiao...
2200 $

 

o pc ta completo por esse valor.....apenas exemplo tem ofertas melhores .. só dar uma procurada ou dizer lá tenho 2k para pegar um pc e o pessoal manda as configurações pra você ... esses dias tinha um cara apertado que vendeu um i7 .. que tava top...

adicionado 4 minutos depois
  • tem um com as configurações parecida com uma placa de video gtx 1060 só que sao 16gb de ram ddr3 ..
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Pc completo
Intel 7ª geração
Memória ram: 8 gb hiperX
1TB
Placa de vídeo: GTX 1050 2GB
Fonte:600W

 

2k no grupo que mencionei o cara perguntou agorinha ...com o titulo compro pc ate 2k ...

adicionado 0 minutos depois

vendedor é esse aqui https://www.facebook.com/eduardo.tavaresmarchry?fref=ufi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno F Lima É que nem carro. Tem as marcas premium onde o carro é "mais bem desenhado" que um GM, um Toyota, um Ford etc.. Tem mais estabilidade e materiais melhores no acabamento. Só que o que se cobra em um carro tamanho médio "premium" com 180 cavalos você compra um carro de qualquer uma das outras marcas comuns de tamanho grande com 300 cavalos.

 

Intel continua melhor, só que é muito caro. Com o preço de um i7 usado que ainda é DDR3 você compra um Ryzen com 6 cores, mais cache e DDR4 que vai bater esse i7 em tudo/quase tudo.

 

Dependendo do Intel que você quer, inclusive, compensa comprar um Dell ou coisa do tipo onde você vai pagar no computador inteiro tanto quanto ou menos que comprar o processador + placa-mãe, devido aos preços ao consumidor final que a Intel pratica (das fabricantes ela cobra muito menos).

 

A sugestão do @RS Faria me parece a melhor para você.

 

@Cássio Henrique Alvarenga Alguns desses preços são muito bons mesmo, mas ou é de quem está querendo muito a grana ou é quem está querendo passar problema para frente. 2 mil e poucos Reais até com watercooler é um pouco demais para acreditar, mas vale investigar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, domingos87 disse:

@Bruno F Lima É que nem carro. Tem as marcas premium onde o carro é "mais bem desenhado" que um GM, um Toyota, um Ford etc.. Tem mais estabilidade e materiais melhores no acabamento. Só que o que se cobra em um carro tamanho médio "premium" com 180 cavalos você compra um carro de qualquer uma das outras marcas comuns de tamanho grande com 300 cavalos.

 

Intel continua melhor, só que é muito caro. Com o preço de um i7 usado que ainda é DDR3 você compra um Ryzen com 6 cores, mais cache e DDR4 que vai bater esse i7 em tudo/quase tudo.

 

Dependendo do Intel que você quer, inclusive, compensa comprar um Dell ou coisa do tipo onde você vai pagar no computador inteiro tanto quanto ou menos que comprar o processador + placa-mãe, devido aos preços ao consumidor final que a Intel pratica (das fabricantes ela cobra muito menos).

 

A sugestão do @RS Faria me parece a melhor para você.

 

@Cássio Henrique Alvarenga Alguns desses preços são muito bons mesmo, mas ou é de quem está querendo muito a grana ou é quem está querendo passar problema para frente. 2 mil e poucos Reais até com watercooler é um pouco demais para acreditar, mas vale investigar...

@domingos87 Hahaha, foi um bom exemplo. Estou convencido, vou pegar um Ryzen 2600 ou 1600 então e as DDR4. Não tinha pensado nisso. E pelo visto vou ficar um bom tempo com eles sem problemas (com esse FX eu estou a 6 anos já) sem muito problemas..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno F Lima Os FX apesar das fraquezas eram bem prestáveis e devido a terem muitos cores e cache, acabaram segurando as pontas decentemente até hoje. Os Ryzen corrigiram a maioria das fraquezas e falhas dessa arquitetura, mantendo a competitividade nos preços. Pode ir com eles sem medo, será bem melhor escolha que um i7 DDR3!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, domingos87 disse:

@Bruno F Lima Os FX apesar das fraquezas eram bem prestáveis e devido a terem muitos cores e cache, acabaram segurando as pontas decentemente até hoje. Os Ryzen corrigiram a maioria das fraquezas e falhas dessa arquitetura, mantendo a competitividade nos preços. Pode ir com eles sem medo, será bem melhor escolha que um i7 DDR3!

Belezinha cara. Só mais uma coisa: Eles ainda esquentam bastante como os FX ou melhoraram isso? O meu gabinete é até bem refrigerado, mas dependendo do dia chegava a 80 graus por aí..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bruno F Lima disse:

Belezinha cara. Só mais uma coisa: Eles ainda esquentam bastante como os FX ou melhoraram isso? O meu gabinete é até bem refrigerado, mas dependendo do dia chegava a 80 graus por aí..

Ryzen melhorou nisso também.. São mais frios até que as CPUs atuais da Intel..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno F Lima Os relatos dizem que melhorou sim. Na prática, as gerações atuais todas não são das mais frias que já existiram (acho que os Intel 3ª a 6ª geração foram os campeões em temperatura baixa). Os FX eram um pouco mais esquentados do que hoje, mas não tanto assim - dependia bem do modelo.

 

Certamente você com boa ventilação deve conseguir uma temperatura mais tranquila, mas não espere trabalhar abaixo dos 60 graus com carga total também. A tecnologia de fabricação da AMD deu um salto e a da Intel continuou melhorando como sempre, mas ao mesmo tempo hoje temos mais cores, mais cache e mais desempenho que nas gerações anteriores. Isso gera calor, seja Intel ou AMD. Mas estão mesmo reclamando até mais da Intel atualmente nesse ponto - 7ª geração em especial teve muito modelo esquentadinho.

 

Vale revisar a ventilação do seu gabinete e no seu conjunto dissipador + fan de qualquer forma, pois 80º não deveria acontecer no 6100 a não ser em casos extremos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, domingos87 disse:

@Bruno F Lima Os relatos dizem que melhorou sim. Na prática, as gerações atuais todas não são das mais frias que já existiram (acho que os Intel 3ª a 6ª geração foram os campeões em temperatura baixa). Os FX eram um pouco mais esquentados do que hoje, mas não tanto assim - dependia bem do modelo.

 

Certamente você com boa ventilação deve conseguir uma temperatura mais tranquila, mas não espere trabalhar abaixo dos 60 graus com carga total também. A tecnologia de fabricação da AMD deu um salto e a da Intel continuou melhorando como sempre, mas ao mesmo tempo hoje temos mais cores, mais cache e mais desempenho que nas gerações anteriores. Isso gera calor, seja Intel ou AMD. Mas estão mesmo reclamando até mais da Intel atualmente nesse ponto - 7ª geração em especial teve muito modelo esquentadinho.

 

Vale revisar a ventilação do seu gabinete e no seu conjunto dissipador + fan de qualquer forma, pois 80º não deveria acontecer no 6100 a não ser em casos extremos.

@domingos87 Beleza. Já queria revisar, mas ele atinge isso em jogos pesados. Dá pra esperar mais um pouco.

De qualquer forma, obrigado pela ajuda! Podem fechar o tópico!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!