Ir ao conteúdo

Nova fonte - Corsair RM750X vs EVGA 750GQ

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Prezados, boa tarde.

Recentemente eu montei um novo PC, onde a única peça que não troquei foi a fonte, já carrego a minha comigo faz 8 anos, mas ela já está mostrando sua idade nesse PC novo. Tendo problemas de overvolt e telas azuis (que depois de 1 mês consegui diagnosticar ser a dita cuja).

Minha Build é conforme abaixo:

Ryzen 2600x - Com over em 4.1Ghz

Coolermaster MA410P (processador)

EVGA GTX 1080 FTW

ASUS ROG STRIX X470

2 SSDs + 2HDs.

7 Fans de gabinete com LED

2 Fitas LED

Sei que uma fonte de 750w é muito até pro meu PC, só que eu gosto de carregar a fonte comigo por muito tempo e que ela suporte possíveis upgrades e overclocks diversos (tanto de CPU quanto de GPU).

Qual das duas do título é melhor? Isso em termos de suporte ao cliente na garantia e que suporte mais o calor (moro no RJ num lugar que chega fácil aos 40 graus no verão, e onde fica  o PC não tem ar condicionado).

Sei que ambas são muito boas.

OBS: Nível de barulho não é prioridade.

OBS 2: Alguns podem dizer que o 2600x não foi uma boa pro preço e nível da placa-mãe, é que pretendo trocar ele pelo próximo processador 7nm da AMD, razão pela qual não coloquei um 2700x.

• Coordenador
Postado

@Salvinha Fontes nessa faixa de potência seriam um erro. Ficam muito fora da curva de eficiência da máquina. E superdimensionar potência não vai te ajudar com a durabilidade da fonte.

Qual é a fonte atual? E ela sempre foi ligada diretamente na tomada, sem aparelhos intermediários?

• Curtir 2
Postado

Cara, ela fica ligada só em filtro de linha, e o mesmo direto na tomada.

A minha fonte atual é uma antiga Seventeam 750AF 80 plus (essa marca nem existe mais, mas era bem popular em 2010 quando adquiri o Pc com essa fonte).

• Coordenador
Postado

@Salvinha Sua fonte antiga por acaso seria esta, do teste abaixo?

Sobre a ligação, o filtro de linha está correto, embora a existência da proteção dependa do modelo exato.

Uma Corsair TX 550 ou TX 650 seria boa opção para a sua máquina.

Postado
5 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Salvinha Sua fonte antiga por acaso seria esta, do teste abaixo?

Sobre a ligação, o filtro de linha está correto, embora a existência da proteção dependa do modelo exato.

Uma Corsair TX 550 ou TX 650 seria boa opção para a sua máquina.

Exatamente, minha fonte é essa aí. Nunca me deu problemas entretanto.

Sobre as fontes que você indicou, acho que então ficaria com essa de 650, pois no futuro certamente vou trocar de placa de vídeo (dentro de uns 2 anos) e as VGAs consomem cada vez mais.

Então acho que vou deixar essa potência ainda um pouco superdimensionada. Mesmo que, como você disse, não influencie em nada a durabilidade.

Sobre a eficiência, porque uma Gold seria ruim? Ela não possui um melhor circuito?

Desculpe minha ignorância no assunto.

• Coordenador
Postado

@Salvinha Sua fonte atual é decente. Apenas está com idade mesmo. Como você descobriu que ela é a causa do problema? Que testes fez? Como concluiu isso?

As fontes Corsair TX têm Certificação Gold. São produtos de qualidade acima da média. Te recomendei modelos em uma faixa de potência menor que a que você queria inicialmente porque a eficiência máxima de uma fonte é alcançada quando em uso aproximado de 50% de sua capacidade total. Conhecendo o consumo típico (e não máximo) dos componentes do seu computador, sei que fontes de 750W escapam da faixa ideal. E não fazem sentido, já que você gasta mais na hora da compra e leva de presente menor eficiência.

E o argumento de "upgrades futuros" é furada, já que a eficiência energética dos componentes melhora mais e mais a cada dia. As placas de vídeo consomem cada vez menos em relação à sua capacidade de processamento.

• Curtir 2
Postado
43 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Salvinha Sua fonte atual é decente. Apenas está com idade mesmo. Como você descobriu que ela é a causa do problema? Que testes fez? Como concluiu isso?

As fontes Corsair TX têm Certificação Gold. São produtos de qualidade acima da média. Te recomendei modelos em uma faixa de potência menor que a que você queria inicialmente porque a eficiência máxima de uma fonte é alcançada quando em uso aproximado de 50% de sua capacidade total. Conhecendo o consumo típico (e não máximo) dos componentes do seu computador, sei que fontes de 750W escapam da faixa ideal. E não fazem sentido, já que você gasta mais na hora da compra e leva de presente menor eficiência.

E o argumento de "upgrades futuros" é furada, já que a eficiência energética dos componentes melhora mais e mais a cada dia. As placas de vídeo consomem cada vez menos em relação à sua capacidade de processamento.

Ahhh tá, então foi falha minha, tinha lido em algum lugar que era Bronze (não que seja ruim já que atual minha é Bronze).

O Pc repentinamente começou a dar  mensagens de "CPU Overvolt Error" na tela de inicialização da BIOS, e dar telas azuis no windows (principalmente em jogos pesados, mas às vezes dá tela azul em simples navegação pela internet ou vendo Netflix, e geralmente depois destas, tenho a mensagem do Overvolt).

Fiz um overclock sim, mas eu jamais abuso nos valores, sigo os valores recomendados por todos para meu processador (pois faço overclock com muito cuidado, sou medroso, e não sou novo em fazer over também). 

E pra verificar que não foi meu overclock, voltei as configurações de fábrica, resetando a BIOS ali pelo setup.

Passados 4 dias, estava eu novamente com telas azuis e recebendo mensagem de overvolt na tela preta de inicialização.

Postado
3 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Salvinha Já tentou resetar a BIOS removendo a bateria da placa-mãe?

Esse erro não necessariamente é culpa da fonte. Existe a chance.

Não tentei esse método.

Posso tentar para o próximo final de semana pra ter certeza.

Já que a intenção é adquirir a nova fonte só no próximo mês, terei algumas semanas pra testar ainda.

• Curtir 2
Postado

@Foxwalt Esqueci de perguntar, vi você comentou de filtros de linha. Tem algum específico?

O que eu tenho lá em casa eu comprei faz tempo numa loja de utilidades. Não sei o nome da marca te confesso. Qual seria recomendável?

• Coordenador
Postado

@Salvinha O Clamper Multi Energia apresenta bom custo x benefício e protege muito bem de surtos e oscilações provenientes da rede elétrica. Para ter a proteção completa, que inclui Internet cabeada e telefone, tem o Clamper Multi Proteção.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...