Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC para desenvolvedor | Orçamento R$ 2000


Posts recomendados

Pessoal queria uma ajuda de vocês daqui para estar decidindo a montar a minha config.

 

Situação é a seguinte, eu pretendo programar em diversas linguagens (inclusive JAVA), editores pesados como o Android Studio, edição de imagens e criação de ambientes com maquinas virtuais. Obviamente vou querer jogar casualmente, não ligo para gráficos (Jogo até no LOW), tendo um bom desempenho, esta excelente.

 

Intel ou AMD?

Com essa minha situação, eu decidir optar pelo Ryzen, pelo fato dele trabalhar melhor em multitarefas.

 

Como viram meu orçamento é baixo, e mal sobraria dinheiro para uma placa de vídeo, então fui de APU, segue:

 

APU: Ryzen 5 2400g = R$ 750

MÃE: B350                = R$ 350

RAM: 8GB 2400        = R$ 410   Sei que a APU funciona melhor em Dual Channel, por isso pretendo pegar mais um pente futuramente.

FON: Corsair 400w  = R$ 200

SSD: A400 240GB    = R$ 230

GAB: Qualquer        = R$ 150

HDD: Já tenho

 

TOTAL:                      = R$ 2090

Preço de hoje mesmo.

 

OBS: vi testes do Ryzen 5 2400g em Games e fiquei satisfeito com o desempenho, A minha dúvida cruel é o desempenho dele na minha principal tarefa que é em desenvolvimento de programas e APPs. Procurei para saber mais sobre o R 5 2400G em Workstation e não tive nenhuma informação, só vi sobre Games. Saberiam me informar onde possui testes de CPU voltado para desenvolvedores?

 

Pretendo comprar todas as peças de uma vez na black friday daqui um mês, então acho que conseguiria uns 200 reais a menos com promoções.

 

O que acharam?

 

Obrigado, desde já!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Caiiqueh disse:

Saberiam me informar onde possui testes de CPU voltado para desenvolvedores?

https://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i9-7980XE-vs-AMD-Ryzen-5-2400G/m352013vsm433194

aqui da pra ter uma ideia de como se sairá, comparando os processadores e olhando as % em workstation...(% logo abaixo do grafico em linhas que está abaixo da imagem do processador)

OBS: coloquei 7980xe só pra exemplo mesmo... não se baseie nisso, aconselho a comparar com processadores comuns, ou de servidores, até porque, quanto mais proximo de um servidor, melhor a comparação de como irá rodar seu software em um servidor :) 

 

De resto creio que sua configuração está boa para desenvolver software... porém, caso consiga um valor a mais, aconselho a pegar um ryzen 5 1600, e uma gpu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matheus lopes marques Esses comparativos teóricos é meio complicado pra mim, queria algo prático sabe?

Mas pelo menos deu pra ter uma noção.

 

Pegar um Ryzen 5 2600 eu até conseguiria, o problema é a GPU ficaria muito complicando, pois tenho que pegar pelo menos uma por volta dos 500 reais, para bater a equivalente a 1030 do 5 2400G.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se pegar um ryzen 5 2600, e sobrar 500 reais para uma gpu, não gaste os 500 na gpu, compre uma mais em conta(talvez usada) para conseguir utilizar o pc(claro que será com desempenho menor), porém, o que economizar na gpu inicial, irá sobra para comprar uma melhor futuramente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caiiqueh Pega um Ryzen 5 1600x ele é um pouco melhor que o 2400g embora seja de uma geração anterior, porém não é uma APU, tera que usar uma placa de vídeo offboard, pegue umas memórias de qualidade por que elas interferem e muito no desempenho, recomendaria HyperX Fury DDR4 2400, quanto a placa de vídeo tente pegar pelo menos uma GTX750, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, matheus lopes marques disse:

Se pegar um ryzen 5 2600, e sobrar 500 reais para uma gpu, não gaste os 500 na gpu, compre uma mais em conta(talvez usada) para conseguir utilizar o pc(claro que será com desempenho menor), porém, o que economizar na gpu inicial, irá sobra para comprar uma melhor futuramente.

Sim se eu pegar o ryzen 5 2600 (Que inclusive estou de olho) provavelmente a GPU que vou comprar INICIALMENTE poderia ser colocada no PC que uso atualmente, um Pentium Dual Core E2220 + Foxconn 45CMX/45GMX/45CMX-K (Socket 775), Não sei se essa GPU de entrada daria para colocar nessa placa-mãe minha.

 

Recomendaria alguma GPU bem barata, que pelo menos não me deixasse estressado?

Tinha que ser bem barata, porque querendo ou não vai ser dinheiro jogado direto pro lixo.

 

 

adicionado 6 minutos depois
4 horas atrás, José Nildo de M. Pereira disse:

@Caiiqueh Pega um Ryzen 5 1600x ele é um pouco melhor que o 2400g embora seja de uma geração anterior, porém não é uma APU, tera que usar uma placa de vídeo offboard, pegue umas memórias de qualidade por que elas interferem e muito no desempenho, recomendaria HyperX Fury DDR4 2400, quanto a placa de vídeo tente pegar pelo menos uma GTX750, 

Então, se eu fizesse isso, fugiria bastante do meu orçamento, a melhor situação para mim, eu acho que seria pegando uma GPU BEM BARATA, e depois juntaria mais e compraria uma GPU decente.

Fora essa situação acho que só a que eu disse mesmo, que é pegando o 2400G infelizmente.

 

Recomendaria alguma GPU para compra inicialmente?

depois eu faria um upgrade de GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caiiqueh Você pode pegar umas placas de entrada como essas:

GT1030 DDR5 (a DDR4 é uma desgraça)

Galax GT 710

GTX 550 Ti

HD 7850

GTX 650 TI

AMD R7 360

RX 550

R7 260X:

Nvidia GT 730

 

Eu indiquei o Ryzen 5 1600x por que ele tem um clock mais alto que o R5 1600 normal, porém o normal ainda é melhor que o R52400G (tirando o fato de não ser uma APU), so para ter uma ideia:

Ryzen 5 2400G vs Ryzen 1600

Eu sei que você disse que não entende essas comparações teoricas, mas se reparar vai ter uma comparação (em %) entre os dois na questão de gasme, desktop e workstation:

R5 2400G:                                         R5 1600

- Games: 73%                                    - Games: 81%

- Desktop: 75%                                   - Desktop: 79%

- Workstation: 58%                             - Workstation: 74%

 

Algumas das placas que citei chegam a perder e outras empatar para a Vegas 11 do Ryzen 2xxxG, porém a meu ver, vale muito mais a pena pegar uma GT 1030 2GB e o R5 1600 e mais pra frente pegar uma GTX 1050TI 4GB ou GTX 1060 6GB, do que pegar um R5 2400 e ter que pegar outro ryzen e uma GTX1050 ou GTX1060, mas como disse, é na minha opinião, a sua pode ser diferente, mas veja bem, o 1600 é mais eficiente que o 2400G mesmo sendo de uma geração passada, tem 16MB de cache L3 ao invés dos 4MB do 2400G e tem 2 núcleos/4 Threads a mais, e acredite, na hora de compilar algo isso faz muita diferença (dependendo em parte do compilador), para trabalhar com o Android Studio, nossa, sofri muito para conseguir roda-lo num celeron 3215u dual-core 1.7Ghz e 4GB DDR3L 1600 mas consegui (lento mas foi), quanta falta fez 1 núcleo e 1GB de RAM, eu via minha RAM chegar a 75% (O win 10 pegava 1,4GB da ram só para ligar) só para abrir o programa e 90% durante o uso, e os dois núcleos travados em 100%, algumas vezes durante a compilação o uso de RAM chegou a 97% e o Windows 10 rodava em câmera lenta enquanto o processo não terminava, tive que abandonar o android studio enquanto não comprava um PC melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei alguns benchmarks mais voltados para nossa área colega:

Mas, sinceramente, desde os Pentium G5400 ou Athlon 200GE estaria muito bem servido, na minha opinião. Eu uso Eclipse e desenvolvo em Java também, ainda não voltado para mobile como no seu caso, mas qualquer um deles será suficiente.

 

Outro ponto, eu tenho o 2400G, porém não tinha como atualizar a BIOS, acabei mandando de volta pra loja minha placa-mãe, Biostar A320MH Pro, pra atualizar a BIOS. Eu não sabia que podia pedir um kit de atualização para a AMD, que provavelmente seria mais rápido...

 

Acho também que, se for pegar o Ryzen 5 1600X, melhor pegar o 1600 sem X, que já vem com o cooler, assim não gasta a mais. Mas se pensa em jogar, acho que manter o 2400G seria melhor.

 

E veja também se não cabe um SSD aí no investimento, que ajuda bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@José Nildo de M. Pereira  @dudaskank valeu pessoal, agradeço a ajuda de vocês, eu acho que estou decidido kkk

 

Vou de Ryzen 5 2400G, por falta de grana mesmo, @José Nildo de M. Pereira se eu pegasse alguma dessas placas, iria ser um dinheiro jogado no lixo depois de um certo tempo e eu não teria um desempenho muito satisfatório em games, fora que, demoraria um certo tempo para eu comprar uma 1050TI ou uma 1060, se eu tivesse um pouco mais de grana, eu faria sem sombras de dúvidas o que me aconselhou.

 

 

@dudaskank Como tu disse que já desenvolve em Java, já deve ter alguma noção do que seria necessário em hardware em Programação e desenvolvimento de programas e aplicativos, e também por conta do meu orçamento, como já havia dito, o único receio meu é que ele é um Quad Core, e não sei sobre o desempenho dele um multitarefas.

Poderia, assim que conseguir sua placa-mãe atualizada me notificar de como o Ryzen 2400G se comporta?

Queria alguns testes, coisas simples.

 

@matheus lopes marques

 

Obrigados a todos por terem me ajudado, estou com uma visão melhor (ainda não decidido, porém estou no caminho kkkk), grato!

Realmente sou chato mesmo para comprar as coisas, é porque não gosto de me arrepender depois (já fiz burradas).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caiiqueh , já estou usando ele no momento. Se puder me falar o que gostaria de testar eu tento aqui.

 

Antes eu usava um i3 4150 e já era bom pra usar e programar. Só peguei esse mais para experimentar um processador com esse monte de threads mesmo rs, e passei o i3 pro filho mais velho, que repassou o Celeron, que também usei a mais tempo, pro filho pequeno.

 

Em todos eles vai muito bem pra programar pra falar a verdade, mas principalmente por eu usar um SSD pro sistema e ter uma boa quantia de memória. Os Eclipses que tenho aqui e os fontes eu deixo no HD mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Opa @dudaskank tive alguns problemas pessoais e estou voltando agora. Ainda não comprei nada, apenas uma memoria ram 8gb da adata (black friday).

 

Estou com o mesmo orçamento (R$2000,00) + memoria ram 8gb. Minha dúvida é, sera que ainda vale a pena comprar o 2400G hoje?

 

Se sim, Qual é a melhor placa de vídeo, de acordo com meu orçamento?

Se possível, mencionar as diferenças da A320 e B450.

 

Tentei falar com você diretamente, mas não consegui.

Obs: Preciso com urgência e não posso esperar até o meio do ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Caiiqueh disse:

Opa @dudaskank tive alguns problemas pessoais e estou voltando agora. Ainda não comprei nada, apenas uma memoria ram 8gb da adata (black friday).

 

Espero que esteja tudo bem.

 

Pior que a memória foi uma das coisas que mais baixou de preço, mas já vai te ajudar.

 

18 horas atrás, Caiiqueh disse:

Estou com o mesmo orçamento (R$2000,00) + memoria ram 8gb. Minha dúvida é, sera que ainda vale a pena comprar o 2400G hoje?

 

Acho que não, ele subiu R$ 100 desde quando comprei, e se pretende colocar uma VGA, melhor pegar o Ryzen 5 1600, que é mais em conta. Mas não sei se a verba vai possibilitar, vamos ver.

 

20 horas atrás, Caiiqueh disse:

Se sim, Qual é a melhor placa de vídeo, de acordo com meu orçamento?

Se possível, mencionar as diferenças da A320 e B450.

 

No seu orçamento é A320 mesmo, a não ser que apareça uma promoção de B350/450. Essas B tem overclock liberado, essa a diferença maior entre eles: https://en.wikipedia.org/wiki/Socket_AM4

 

Vamos ver o que consigo fazer hoje aqui:

 

Kit AMD Ryzen 5 1600 + placa-mãe Biostar A320MH - R$ 927

Fonte Aerocool KCAS 400 - R$ 140

Gabinete NOX COOLBAY MX2 - R$ 99

SSD Kingston A400 240 GB - R$ 190

VGA Gigabyte RX 570 - R$ 699 ou R$ 686 - veja qual frete mais leve aqui

Memória já comprou, HD falou que tinha no começo

 

R$ 2042~2055 e fretes. Passou né, mas entrou uma placa de vídeo que vai rodar quase tudo que tem hoje em full hd na qualidade máxima, mas peguei um gabinete e fonte mais simples, porém não devem dar problemas.

 

Se precisar dar uma diminuída no valor ou quiser um gabinete melhor, tem 2 opções mais fáceis:

 

Trocar o kit para o Ryzen 3 2200G + placa-mãe Asus Prime A320M-K - R$ 769

Trocar a VGA para uma RX 560 2 GB 14 C.U.'s - R$ 550


Como você lá no começo diz que não tem problema jogar em qualidade menor, acho que essa RX 560 seria o caminho, mesmo com a RX 570 sendo a campeã no seu custo.

 

Se trocar os dois fica R$ 1748, dá pra melhorar a memória com mais 4 GB DDR4 e o gabinete e ainda fica dentro do valor.

 

Ainda pode pegar o kit com Athlon 200GE da Pichau por R$ 575 pra economizar mais, para programação não deve prejudicar muito, mais os jogos dependendo do jogo, e aí pegar outros 8 GB de RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!