Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modo do Sata e reconhecimento do HD


Posts recomendados

Boa tarde, meus caros. Estou com um probleminha curioso aqui em meu notebook. T|udo começou assim: Ele de vez em quando ficava fazendo ruído no cooler se recebesse algum impacto, aquele ruído chato. Daí eu resolvia com um tapinha na carcaça do notebook e dava certo! Isso eu resolvia sempre assim e tem mais de 1 ano que ocorre isso e é eventualmente, como disse, caso receba algum impacto. Mas semana passada ele recebeu um impactozinho, mas a pancadinha não resolvia. Daí eu me estressei tanto que dei uns golpes violentos nele que até o monitor distorceu! Sem brincadeira! Achei que tinha dado pane geral....
Daí eu resolvi pesquisar na internet, logicamente e vi que podia ser poeira e tal. Abri, limpei e nada....

Mas daí surgiu um problema de boot! O pc ora dava boot, ora não. Quando ligava ficava a tela preta com o tracinho na parte superior direita buscando as unidades para dar o boot. Entrei no Setup da BIOS e notei que o HD não estava sendo reconhecido! Aff..Daniiquei o HD, pensei! Fui comprar um cooler novo e coloquei. Ficou de boa. Mas o boot ora dava, ora não. Claro que a ordem de boot estava certa para o 1° arranque ser no HD na porta SATA. Agora, acho que por iluminação divina, notei que se eu fizer o procdimento que vou descrever  abaixo, o pc dá o boot lindamente...

1. Ligo o note..
2. Aperto F2 para entrar no Setup
3. Vou em SATA mode e coloco para IDE
4. F10 e reinicio
5. Aperto F2 para entrar no Setup (neste momento o meu HD já foi reconhecido...)
6.Vou em SATA mode e coloco para AHCI ( se eu deixar ele ir em IDE, não vai e aparece a tela azul do windows com o QR code dizendo que não conseguiu iniciar e vai reiniciar automaticamente.

Já tirei o HD e limpei os contatos, dei uma sopradinha e nada! Santo Deus! O que é isso? Ao menos o note funciona.

Meu note é um Positivo SIM 7480. Segue as configurações e a tela do boot

wwww.jpg

ddddd.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Jadiel Valdinei de Jesus disse:

Daí eu me estressei tanto que dei uns golpes violentos nele que até o monitor distorceu! Sem brincadeira! Achei que tinha dado pane geral....

olá amigo sem sombras de duvidas você danificou o disco rígido pode trocar, quando o computador fazer barulhos leve a uma assistência técnica dar tapas pode resolver na hora, mas no futuro pode ser muito prejudicial.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite, jovens. O meu HD ainda está funcionando! Mas para ser reconhecido pela placa, tenho de iniciar, aperta o F2 e trocar para IDE. Depois eu dou o F10 e reinicia. Daí eu dou o F2 e aparece o HD. Mas se eu deixar dar boot sem trocar para AHCI de novo ele dá uma tela azul de erro com um QR CODE, conforme abaixo na imagem. Colocando em AHCI e dando F10, ele reinicia e abre o Windows 10 de boa! Que coisa é essa? Eu estou tentando entender isso e não consigo! A pancada que eu dei no PC ocasionou isso? E porque a simples mudança de modo SATA faz ele reconhecer e dar boot normalmente?

Em resumo? Ele dá boot em SATA AHCI, mas para reconhcer o HD eu tenho de dar boot com IDE e depois trocar de novo para AHCI

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, isso pode ser o modo IDE, que é menos exigente, facilitando o reconhecimento de um disco danificado. Ainda, pode ter surgido algum bad block ou problema de formatação com a sua pancada e ele funciona em um modo mas não em outro.

 

Para ter certeza, só salvando tudo, abrindo o Crystal Mark e vendo o estado do HD e, se estiver aproveitável, você faz uma formatação zero fill nele e reinstala o Windows.

 

Preferencialmente no modo AHCI, mas se não reconhecer na BIOS nesse modo mesmo depois do zero fill você pode reinstalar usando o modo IDE desde o começo.

 

Mas alguma coisa errada tem com esse HD. Talvez até firmware corrompido (você pode tentar achar alguma atualização para sobreescrever ele...). Se é possível arrumar ou não, só tentando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87

Meu nobre, boa noite. Passei o software que me indicou:
image.png.6ccdc00f7b1beecfedd33b38eff81138.png

 

Eu tenho um HD particionado em 3, sendo que o do SO deixei com 30GB. Para fazer essa "formatação zero fill" basta só mexer na partição do SO,certo? Nas outras duas tem é arquivo de vídeos e fotos! Uns 250GB. Para fazer backup é complexo! Tenho de pegar um case de HD  normal para colocar em um HD de 500gb que está jogado aqui.

Mas antes disso, o HD está danificado,de acordo com os dados que o programa mostrou na  análise?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!