Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou com um projeto de detecção de gás, utilizo um arduino Nano, um sensor de gás mq-04 e um módulo bluetooth HC-05.

O intuito do projeto é enviar a quantidade de gás que o sensor mede na sua porta analógica para o celular através do bluetooth, isso eu já fiz porém será um circuito utilizado em campo onde será necessário uma bateria 9Volts para alimentá-lo, então preciso de formas que eu possa diminuir o consumo do circuito para que ele tenha mais autonomia.

Já estou utilizando  a Narcoleptic.delay, gostaria de saber se tem como desabilitar pinos que não estou utilizando ou colocar o arduino para dormir e ele acorde caso receba uma mensagem do módulo bluetooth, o ideal seria ao receber um dado do módulo bluetooth o arduino acordar e enviar o dado do sensor para o celular, porém não sei como fazer isso e não sei medir a autonomia do meu circuito.

Como posso medir a autonomia do circuito com essas informações?

Arduino consome segundo a internet 150mA
O sensor consome 150mA
e o módulo Pareado 35mA; Conectado 8mA;

PS: O sensor deve estar ligado sempre pois como é um sensor de gás ele tem tempo de aquecimento e caso desligue ele necessita ficar um tempo ligado antes de fazer a medição

• Membro VIP
Postado

De fato 335mA é 1/2 muito pra uma bateria 9V que fornece em média 150mAh. Teoricamente duraria minutos.

Bem, não conheço (e nem quero) comandos em linguagem arduína pra fazer o trem dormir. Mas se você souber qual o mc que ele usa, fica fácil dar uma olhadela no seu d.s. e atuar diretamente nos registros dele. Sim vai ter que calejar um pouco as mãos....hw não é sw não. Também não conheço o módulo blue thoot mas se este alterna o estado de um pino ao ser contatado, também fica facilitado. Junte as duas informações e faça algo como: fica dormindo, acorda na mudança de estado do bt, troca informações e dorme de novo. .. óbvio d+?

11 horas atrás, Flokyzao disse:

ele necessita ficar um tempo ligado antes de fazer a medição

Quanto tempo? Se for pouco, talvez valha a pena fazer o mc autoacordar de vez em quando, alimentar o sensor, esperar o tal tempo, fazer a medição, ver se o status do bluetooth alterou, se não=dorme, se sim fazer o que tem que fazer e domir de novo.

Cogite também uso de 4...2 pilhas aaa ou aa: pode durar +.

• Curtir 1
Postado

@Flokyzao ,

Vai ter de implementar os comandos em Assembly, pois essa IDE não suporta isso.

Se fosse o Bascom, era bico kkkkk !

Mas o datasheet explica como fazer isso, usando a interrupção da serial para acordar o Arduino e logo depois colocar novamente para dormir.

Paulo

• Curtir 1
Postado
Em 25/10/2018 às 08:46, Isadora Ferraz disse:

Junte as duas informações e faça algo como: fica dormindo, acorda na mudança de estado do bt, troca informações e dorme de novo. .. óbvio d+?

@Isadora Ferraz isso mesmo que gostaria de fazer. A medição teria que ser instantânea então não teria como mandar algo pelo módulo e esperar o sensor ficar pronto para enviar, mas eu havia cogitado essa maneira.

Irei utilizar um multímetro para ver o quanto de corrente meu circuito consome e farei os cálculos, vou procurar sobre a alteração do pino que o módulo causa e usar uma interrupção externa que na mudança desse pino acordaria o mc, obrigado

adicionado 1 minuto depois

@aphawk Estou me interando pelo datasheet porém não estou conseguindo aplicar, mas obrigado pela dica

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Dei uma pesquisa rápida neste sensor. O seu gargalo vai ser ele mesmo. Só não consegui achar rapidin o tempo que ele precisa ser alimentado pra dar uma leitura confiável. Mas digamos que seja 0,5s. Tem algum problema se o seu sistema levar 2 segundos pra responder? Só por este detalhe você já economizaria 3/4 da energia da bateria.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!