Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Redução de Consumo no Circuito(ARDUINO)


Posts recomendados

Olá, estou com um projeto de detecção de gás, utilizo um arduino Nano, um sensor de gás mq-04 e um módulo bluetooth HC-05.

O intuito do projeto é enviar a quantidade de gás que o sensor mede na sua porta analógica para o celular através do bluetooth, isso eu já fiz porém será um circuito utilizado em campo onde será necessário uma bateria 9Volts para alimentá-lo, então preciso de formas que eu possa diminuir o consumo do circuito para que ele tenha mais autonomia.

Já estou utilizando  a Narcoleptic.delay, gostaria de saber se tem como desabilitar pinos que não estou utilizando ou colocar o arduino para dormir e ele acorde caso receba uma mensagem do módulo bluetooth, o ideal seria ao receber um dado do módulo bluetooth o arduino acordar e enviar o dado do sensor para o celular, porém não sei como fazer isso e não sei medir a autonomia do meu circuito.

Como posso medir a autonomia do circuito com essas informações?

Arduino consome segundo a internet 150mA
O sensor consome 150mA
e o módulo Pareado 35mA; Conectado 8mA;

PS: O sensor deve estar ligado sempre pois como é um sensor de gás ele tem tempo de aquecimento e caso desligue ele necessita ficar um tempo ligado antes de fazer a medição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato 335mA é 1/2 muito pra uma bateria 9V que fornece em média 150mAh. Teoricamente duraria minutos.

 

Bem, não conheço (e nem quero) comandos em linguagem arduína pra fazer o trem dormir. Mas se você souber qual o mc que ele usa, fica fácil dar uma olhadela no seu d.s. e atuar diretamente nos registros dele. Sim vai ter que calejar um pouco as mãos....hw não é sw não. Também não conheço o módulo blue thoot mas se este alterna o estado de um pino ao ser contatado, também fica facilitado. Junte as duas informações e faça algo como: fica dormindo, acorda na mudança de estado do bt, troca informações e dorme de novo. .. óbvio d+?

 

11 horas atrás, Flokyzao disse:

ele necessita ficar um tempo ligado antes de fazer a medição

Quanto tempo? Se for pouco, talvez valha a pena fazer o mc autoacordar de vez em quando, alimentar o sensor, esperar o tal tempo, fazer a medição, ver se o status do bluetooth alterou, se não=dorme, se sim fazer o que tem que fazer e domir de novo.

 

Cogite também uso de 4...2 pilhas aaa ou aa: pode durar +.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flokyzao ,

 

Vai ter de implementar os comandos em Assembly, pois essa IDE não suporta isso.

 

Se fosse o Bascom, era bico kkkkk !

 

Mas o datasheet explica como fazer isso, usando a interrupção da serial para acordar o Arduino e logo depois colocar novamente para dormir.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/10/2018 às 08:46, Isadora Ferraz disse:

Junte as duas informações e faça algo como: fica dormindo, acorda na mudança de estado do bt, troca informações e dorme de novo. .. óbvio d+?

 

@Isadora Ferraz isso mesmo que gostaria de fazer. A medição teria que ser instantânea então não teria como mandar algo pelo módulo e esperar o sensor ficar pronto para enviar, mas eu havia cogitado essa maneira.

Irei utilizar um multímetro para ver o quanto de corrente meu circuito consome e farei os cálculos, vou procurar sobre a alteração do pino que o módulo causa e usar uma interrupção externa que na mudança desse pino acordaria o mc, obrigado

 

adicionado 1 minuto depois

@aphawk Estou me interando pelo datasheet porém não estou conseguindo aplicar, mas obrigado pela dica

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dei uma pesquisa rápida neste sensor. O seu gargalo vai ser ele mesmo. Só não consegui achar rapidin o tempo que ele precisa ser alimentado pra dar uma leitura confiável. Mas digamos que seja 0,5s. Tem algum problema se o seu sistema levar 2 segundos pra responder? Só por este detalhe você já economizaria 3/4 da energia da bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!