Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu tenho um PC que comprei em 2012/13 e a um ano atrás aproximadamente comprei uma GTX 1050ti 4gb, + memória ram, uma fonte corsair cx500 e um SSD.
Eu quero fazer um upgrade bom nele, passar para DDR4, então eu teria que comprar outra placa-mãe, outro processador, memórias RAMs, eu quero saber quais hardwares são bons para um upgrade considerável, eu quero aproveitar o máximo do meu PC antigo, utilizando a placa de vídeo, a fonte (se possível) e alguma outra coisa se tiver como, então eu gostaria de sugestões para fazer um upgrade e deixar espaço para um futuro upgrade, sem precisar trocar a placa-mãe(e/ou processador) no futuro.

Postado

Não tem como aproveitar mais nada além do que você já mencionou. Gabinete, coolers, drives, placa de vídeo, placas de expansão e fonte.

O resto tem que trocar mesmo, pois nenhum dos componentes é compatível. Processador você pode aproveitar se tiver um Intel 6ª geração em diante e estava usando ele numa placa-mãe para DDR3, já que eles funcionam também com DDR4 (acho que os 5ª geração também, mas já não tenho certeza).

Se for qualquer outro processador, aí são mesmo as 3 principais coisas que terão que ser trocadas (placa-mãe, processador e memórias).

• Curtir 1
Postado

@Evandro Orçamento de até 1500 reais, o mais em conta possível para que aceite também um futuro upgrade, para trocar placa de vídeo (ou processador) nos próximos anos. Será se é possível?

adicionado 2 minutos depois

@domingos87 Meu processador é de 2013 hahaha, certeza que não dá proveito, tem que ser um novo mesmo. A fonte corsair cx500 é boa para conseguir suportar um upgrade? Ou teria que pegar uma mais potente?

Sim, é o que eu tinha em mente para trocar, processador, placa-mãe e memórias, já que quero sair do DDR3 e ir para DDR4.

Postado

@Fern4nde5 A Corsair se estiver boa vai dar para qualquer coisa que não seja uma configuração monstro ou com placa de vídeo em SLI/Crossfire.

Seu processador não deve ser aproveitável para DDR4 mesmo então. Nesse caso, com 1500 Reais você consegue hoje um Ryzen 3 mais placa-mãe mais 8 GB de RAM. Dependendo do caso, um Ryzen 5.

Pessoalmente eu deixaria a compra para o final do ano, visto que o dólar começou a baixar e coisas como memórias estão com preços absurdos no momento. Esses mesmos 1500 Reais provavelmente vão te comprar 16 GB de RAM e um processador mais forte até lá.

Intel teria que ficar limitado a um Pentium ou no máximo um i3 se for encontrável até um preço que totalize 1500 Reais.

• Curtir 1
Postado

@domingos87 Entendi, eu pretendo deixar para o final do ano, porém já comecei pesquisar para ver a diferença de preço, principalmente para a black friday, pra ver se vai ter alguma oferta boa.

Esse valor de 1500 pode variar um pouco pra cima, se for compensar pegar alguma coisa melhor.

• Curtir 1
Postado

@domingos87 vou ir desde já acompanhando os preços, estou anotando as sugestões e pesquisando os valores em sites diferentes. Você saberia uma placa-mãe boa, que aceitasse um upgrade no futuro? 

• Curtir 1
Postado

@Fern4nde5 Para quem quer "algo a mais" nos Ryzen, sem gastar muito, estão usando muito as B350 da Asus/ASrock. Se você não vai fazer overclock pesado, acho que já estão de muito bom tamanho.

Pessoalmente eu prefiro Asus, por nunca ter tido problema ou decepção nas que usei (tive uma vez só, mas em parte por erro meu também). ASrock é quase a mesma coisa que Asus e depois disso tem outras boas também como Gigabyte.

• Curtir 1
Postado

@domingos87 eu fiz um "compilado" de produtos que tenho e os que eu precisaria comprar, pesquisei o preço só na Kabum, mas se eu for comprar esses mesmos, irei olhar em outras lojas para comparar. Vê se valeria a pena, ou se mudaria alguma coisa para economizar R$ e/ou melhorar o desempenho, dentro do mesmo orçamento (ou próximo).

Já possuo:
Placa de Vídeo VGA Gigabyte NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti
SSD Kingston 2.5´ 120GB A400 SATA III
HD 500gb
Fonte Corsair CX500
Monitor Braview LED-211
Mouse Logitech G502 Proteus Spectrum
Teclado Corsair Strafe Cherry MX
Headset HyperX Cloud Revolver S 7.1

Comprar (Preços da Kabum atual): 
Memória Kingston HyperX FURY 16GB 3466Mhz DDR4 CL19 Black 
R$ 1.199,90
Processador AMD Ryzen 7 1800X, Octa Core, Cache 20MB, 3.6Ghz (4.0GHz Max Turbo) AM4
R$ 1.099,90
Placa-Mãe GIGABYTE p/ AMD AM4 ATX GA-AB350-GAMING DDR4
R$ 609,90

E quanto em média eu gastaria a mais pra montar esse praticamente novo PC? Tenho os cabos, coolers do PC antigo funcionando normal, porém não sei se serão suficientes.

Postado

@Fern4nde5 Passou em 1000 Reais do seu orçamento! Essa placa-mãe você está gastando um bom tanto a mais apenas na questão de ser "gamer". Se não tem nenhum recurso nela que você realmente precise, está deixando uns 200 Reais ou mais só nisso.

A memória está com um preço surreal também. Seria mais jogo comprar 2 pentes de 8 GB (que inclusive são um pouco melhores para o Ryzen) por 500 Reais cada um!

Verifique aí o quanto você quer realmente gastar e pesquise mais. Vale muito a pena esperar para comprar mês que vêm com as promoções e a baixa do dólar. Lembre-se que um pente de 8 GB de DDR4 já chegou a custar na casa dos 300 Reais e que com isso aí que você achou você está jogando 600 Reais no lixo ;)

• Curtir 1
Postado

@domingos87 Como eu disse, vou comprar só no final do mês que vem (esperar a black friday e o acerto da empresa HAHAHAHA), obrigado pelas dicas e ajuda, vou olhar outra placa e economizar o máximo possível na memória também.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!