Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Processador Q8400 2.66 ghz


Maicon Moreira

Posts recomendados

Sinto que meu processador em alguns jogos fica em 100% e a placa de video usa bem menos... Parece q o processador ta segurando muito o desempenho seila Fps ocila e tal... N manjo muito intao preciso de uma ajuda.

Teria como eu fazer um OVERCLOCK no Processador q seja meio seguro claro kkk Pra q o processador ficasse um pouco melhorzin mas mantendo a segurança dele?

E se isso seria necessario mesmo ou n so trocano de processador seila... No caso n to podendo gasta em nda agr.

 

Processador: QuadCore Q8400 2.66 ghz

placa-mãe: Asus P5g41t-lx2-br

Placa de video: Asus Gtx 750ti 2gb

Memorias: 8gb (2x4gb) DDR3

Fonte: Corsair Cx550 80 plus Bronze

Cooler box: Dex DX-9100D Dual fan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os core 2 quad fazem overclock pelo FSB, é só ir ajustando na Bios e quando ficar instável ou a temperatura subir demais você desce o clock um pouco. Meu q6600 2.4ghz pegava até 2.9 ghz (o que é bem pouco pra esse cpu), se subisse pra 3 ghz já ficava dando tela azul mas ajudava bastante nos jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maicon Moreira

 

Por curiosidade, qual jogo você está tendo problemas ? No geral esse cpu já era para entregar todo o potencial da gtx 750 ti .


Vai ser difícil fazer overclock com essa placa-mãe , o fsb max dela é 1333 e o processador também é 1333 e overclock nele é feito subindo o fsb .

 

Sugiro ir na bios , desabilita estado c1e , coloca rotação do cooler no máximo , aumenta o vcore + 50 mv e sobe o fsb para 353 , salva e reinicia , depois baixa o programa occt , roda ele por 5 minutos e posta os resultados do bus , temperatura dos núcleos , clock aqui .

Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, OCCT disse:

No geral esse cpu já era para entregar todo o potencial da gtx 750 ti .

Eu discordo, quando usada meu q6600 (que é praticamente a mesma coisa) ficava em 100% o tempo todo em qualquer jogo, já minha r7 260x (também bem parecida com a 750ti) ficava em 50~60%. Já testei até com uma hd7770 e ficou sobrando gpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Lee

@Maicon Moreira

 

No casos de vocês dois o overclock vai eliminar possível gargalo com gtx 750 ti , acredito que em 2.8 ghz ~3ghz já elimine .

 

Na real o problema dos C2Q é o clock muito baixo para a atualidade , vejam que o Q6600 é 2.4 ghz , enquanto o Q8400 é 2.66 ghz , diferenças de clock afetam performance dos Core 2 Quad , eu tive um Q9550 2.8 ghz que é melhor que os C2Q de vocês ; usei com HD 7770 1gb , HD 7750 1gb OC  , R9 280 3gb OC , em stock entregava todo o potencial da HD 7770 e 7750 , mas gargalava absurdamente a R9 280 OC, já em overclock para 3.6 ghz em diante usava sempre acima de 90% de uso do gpu na R9 280 , o overclock nele aumentaram o single thread e principalmente o multi  , tenho até um tópico onde relato tudo isso aqui no CDH e postei alguns testes .

 

 Olhem meu tópico:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1153337-overclock-no-core-2-quad-q9550-na-asus-p5qc/

 

Entendo praticamente tudo sobre esse assunto, pois fiz testes e mais testes , cansei de bater cabeça com isso e inclusive usuários que orientei aqui no CDH confirmaram essa questão do overclock eliminar gargalo com certas vgas , acreditem ! Estou aqui para ajudar  e facilitar dando a solução . 

 


Vejam este teste um Q9650 @ 3.4 ghz + R7 360 , olhe o uso do gpu quase todo o tempo em 100% e olha que tá rodando o GTA V que usa muito quad core e o cpu tá com folga de uso , é como falei o que prejudica os C2Q é o clock ser baixo em comparação com quad cores atuais  :

 

 

 

Neste outro vídeo o cara usa uma GTX 760 + Q9550 @ 3.96 ghz em um jogo consumidor de cpu o Dying Light e vejam o GPU quase sempre em 90%:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT Acho que você não leu direito, não tenho mais core 2 quad e o meu só chegava a 2.9 ghz por conta da placa-mãe com chipset ruim (g41). E outra, esses vídeos mostram um q9550 que é muito mais forte que os q8400 e q6600, esses nem precisam de overclock mesmo mas também custam bem mais. Pelo preço de um 9550 eu pego um i3 1155, é por isso que não me arrependo de ter comprado uma placa-mãe da terceira geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Lee

 

 

O Q9550 mesmo sendo mais forte que Q6600 , Q8400 , Q8300 , Q9400 etc. não muda o fato de todos os C2Q terem  limitação pelo clock baixo e pelo overclock em vários casos pode eliminar  gargalo com vga x,y, z, mas o Q8400 e Q6600 tem clock stock e menos cache que Q9550 afetando no desempenho final , o negócio é ir testando e em cada jogo o cenário é diferente .

 

Se eu fosse montar um kit lga 1155 pegaria um i5 4/4 ao invés de i3, pois dão um gargalo enorme em jogo programado para usar 4 núcleos , i3 nesse caso poderia se dar bem no CS GO que é programado para dual core por usar DX9, mas em DX11 não e se for compara pau a pau um Q9550 em over vs i3 3ª , 4ª gen em over , os i3 levam taca .

 

@Maicon Moreira

Esse tutorial ensina fazer overclock na placa-mãe Asus P5G41T mlx2/br:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Lee @OCCT

Obrigado aos dois por me darem atençao. No caso o jogo mais especifico seria esse o Fifa18

Vou ver ss os videos e ver o que faço a respeito.

Sobre so mais uma coisa.. Me diz se isso é normal? Uso da Cpu baixa mais a frequencia la no maximo sempre mesmo n tando usando nem jogando nda.

Ta jogavel mais OCILA de mais o fps onde causa uns engasgo durante o jogo kkk

FREQUENCIA.JPG

FIFA.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 03/11/2018 às 21:50, Maicon Moreira disse:

Tendeo... Usando o Metodo do video q me mando de subir os FSB normal so aumentando os valores chega ate 350 = 2.80ghz mais q isso volta pro 2.66ghz sabem o porque? se tenho q mexe em algo mais pra poder aumentar mais seila?

N manjo dessa de bios mod nunca nem vi kk

Provavelmente atingiu o FSB WALL da sua placa-mãe. 

 

Pode tentar baixar o clock da RAM, aumentando as latências das mesmas. 

Aumentar bem pouco vcore e tensão do chip set. 

Deixa desabilitado EIST / C1E. 

 

E tenta novamente. Não dando certo, no seu caso que o jogo pede processador trocaria o Q8400 por Q9650 e deixava ele em 3,2Ghz nesta MoBo aí. Ou mantinha o processador e trocava por outra MoBo que suporte overclock no seu atual. 

O custo da troca vai ser semelhante, tendo um ganho real de desempenho no máximo de 20% no seu FIFA 2018 em relação a seu atual Q8400@2,8ghz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...