Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, amigos do fórum.

Sou novo por aqui e gostaria de indicação quanto a compra de um nobreak offline sem estabilizador.

Digo isso porque os requisitos que tenho de cumprir são simples:

* carga máxima de 300 watts;

* baixo custo e alta eficiência quando em rede (por isso offline, ou short-break);

* sem estabilizador integrado (ou de fácil desativação);

* de preferência com algum canal de comunicação para desligamento automático do equipamento conectado, via USB ou RS232 (opcional, seria bem vindo);

* prazo até o final de novembro para ter isso instalado e funcionando.

Agradeço qualquer indicação de equipamento que me atenda. Até mesmo projetos DIY que cumpram os requisitos são bem vindos, desde que de fácil implementação, já que sou desenvolvedor de software e tenho apenas conhecimentos básicos de eletrônica.

Postado

Não sou eu o cara que vai lhe fazer a indicação do componente citado mas sugiro que informe um orçamento para que os amigos que entendem do assunto consigam te auxiliar melhor.

Postado
28 minutos atrás, diogoprata disse:

Não sou eu o cara que vai lhe fazer a indicação do componente citado mas sugiro que informe um orçamento para que os amigos que entendem do assunto consigam te auxiliar melhor.

Claro, Diogo, obrigado pela dica.

Tenho um bom orçamento, de até uns R$800,00, mas gostaria de gastar o mínimo possível nesse caso, visto que não é para um sistema essencial, apenas precisando de eficiência.

Um dado que faltou foi a tensão de entrada e saída: 220V.

Obrigado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

No-breaks interativos ( o que você chama de off line) sem estabilizador vai ser muito difícil de se achar. Não conheço nenhum..

O que exatamente você quer dizer com melhorar a eficiência???

Nenhum no-break de nenhum tipo ou modelo quando adicionado a alguma planta vai aumentar e eficiência..

Você está com um conceito errado de eficiência..

Na verdade tenho quase certeza absoluta de que sequer sabes o que desejas, ou necessitas, ou pelo menos não está conseguindo externar esse desejo. A fica difícil de entender..

Porque não tentas citar o que exatamente estás esperando ao adotar o no-break, o que esperas. Aproveite citar sua config ou pelo menos a fonte que usas (marca e modelo).

Postado

@faller , obrigado pela atenção, vejo que és um dos principais entendedores nessa questão de alimentação.

Não disse em nenhum momento melhorar a eficiência, disse no post inicial alta eficiência quando em rede, ou seja, um modelo offline que chaveia para as baterias apenas quando a rede cair. A questão de não possuir estabilizador acho que não preciso explicar porque não quero e não uso, já que sigo seus conselhos quanto a isso.

Tenho uma máquina que uso como servidor com várias VMs, e quando a energia cai algumas VMs podem corromper. A ideia é desligar automaticamente após alguns minutos na bateria (talvez após uns 5 minutos) se a energia não voltar. Então o formato de onda na saída não me preocupa nesse instante.

Gostaria apenas de gastar pouco com essa questão comprando algo já com essas características ou que possa ter o estabilizador desabilitado/desligado, seja via software ou algum esquema eletrônico. Outras ideias que possam satisfazer minha necessidade também são bem vindas.

Fonte Corsair 450W 80 Plus Bronze CX450.

Obrigado pela atenção.

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Jonas Severo disse:

......

Tenho um bom orçamento, de até uns R$800,00, mas gostaria de gastar o mínimo possível nesse caso, visto que não é para um sistema essencial, apenas precisando de eficiência.

.....

Se isso dai de cima não significa desejar mais eficiência não sei o que quer dizer...

Tens uma fonte com PFC ativo e um no-break simples, interativo, com custo baixo além de incorporar o maldito estabilizador, em sua maioria gera forma de onda retangular absolutamente não indicada para esse tipo de fonte, seja para minutos de operação seja por longo tempo.. E em nada ajudam na citada eficiência..

Continuo com a fixa ideia de que sequer sabes o que quer, ou necessita..

Mais, necessitas o no-break para uma ou para diversas máquinas??? Não entendi muito bem essa sua falta de dados. No-break para uma máquina é uma coisa, para varias máquinas a coisa é diferente....

Se queres ajuda o melhor que podes fazer é colaborar com dados suficientes e necessários.. De que  potência estamos falando???

Você nunca viu esse tipo de recomendação do fabricante??

Estabilizadores%20x%20Corsair_zps2zhmnh1

Postado

@faller , obrigado pela atenção, mas por favor, me diga o que não entendeu.

É uma máquina física (host com diversas VMs), com as especificações do post inicial, da qual estou superestimando a potência que vou consumir (300 watts). Mas havia faltado a informação da tensão da rede, de 220V.

Por eficiência digo quando estiver chaveado na rede, não utilizando as baterias, por isso quero um nobreak offline, pois o custo elevado de um nobreak online de onda senoidal pura quero evitar, além da eficiência que será reduzida com a dupla conversão.

Se tiver um nobreak offline com inversor de onda senoidal pura e barato, melhor, mas esse não é o objetivo. O objetivo é só segurar a máquina por alguns minutos enquanto ela desliga.

Obs.: nunca recebi nenhuma fonte com essa indicação sobre estabilizador, mas já seguia seus conselhos mesmo.

• Membro VIP
Postado

@Jonas Severo, o faller entende bem mais a respeito, porém alguns equívocos pude notar:

5 horas atrás, Jonas Severo disse:

Por eficiência digo quando estiver chaveado na rede, não utilizando as baterias, por isso quero um nobreak offline, pois o custo elevado de um nobreak online de onda senoidal pura quero evitar, além da eficiência que será reduzida com a dupla conversão.

A dupla conversão é o que vai garantir que o sistema seja alimentado de maneira adequada, evitando danos ao sistema. Não posso afirmar que não há desperdício no processo mas, caso exista, deve se aproximar da irrelevância.

6 horas atrás, Jonas Severo disse:

Se tiver um nobreak offline com inversor de onda senoidal pura e barato, melhor, mas esse não é o objetivo. O objetivo é só segurar a máquina por alguns minutos enquanto ela desliga.

Acredito que seria campeão de vendas, caso estivesse disponível tal produto. Todos queremos algo assim, a realidade no entanto ...

6 horas atrás, Jonas Severo disse:

Obs.: nunca recebi nenhuma fonte com essa indicação sobre estabilizador, mas já seguia seus conselhos mesmo.

• Curtir 1
Postado

@Bryan Sheldon, obrigado pela atenção. Concordo, o faller sem dúvida entende muito mais que eu nessa questão, ele apenas não entendeu minha necessidade ou me expressei mal.

8 horas atrás, Bryan Sheldon disse:

A dupla conversão é o que vai garantir que o sistema seja alimentado de maneira adequada, evitando danos ao sistema. Não posso afirmar que não há desperdício no processo mas, caso exista, deve se aproximar da irrelevância. 

Apenas um link rápido que encontrei sobre eficiência, na verdade o primeiro que achei e único que abri: https://www.hardware.com.br/dicas/entendendo-nobreaks.html. Quero evitar qualquer desperdício quando em rede normalmente, por isso quero um offline sem estabilizador. O custo do nobreak também é importante.

8 horas atrás, Bryan Sheldon disse:

Acredito que seria campeão de vendas, caso estivesse disponível tal produto. Todos queremos algo assim, a realidade no entanto ...

Tenho lembranças de modelos extremamente simples que não possuiam o estabilizador, e mesmo jlembro de já ter visto alguém falando sobre como alterar o circuito pra desativar o estabilizador. É isso que eu gostaria de conseguir, com a ajuda dos amigos. Ou mesmo algo DIY, como a compra de baterias, inversor e algo que possa ser construído em casa mesmo (mas sempre sem estabilizador).

Postado

Achei algo a respeito que procuro, aqui mesmo no fórum:

É algo do tipo que procuro, se não existir nada já pronto ou fácil de fazer que não seja um nobreak comercial.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!