Ir ao conteúdo

SSD muito quente. Será o sensor ou tenho problemas?

Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Postado

Prezados, bom dia.

Recentemente montei uma máquina, e apesar de alguns contratempos, consegui resolver todos e agora está tudo certo.

Entretanto tenho notado uma coisa, o SSD em que fica instalado o sistema operacional fica muito quente. Ele fica cerca de 10 graus mais quente que outro SSD que fica ao lado dele. Não sei o que pode ser. Ambos ficam na entrada de ar do PC, conforme imagem em anexo.

Não sei o que pode ser, pois eu uso ambos com frequência, rodo jogos pesados no EVO 850 (o preto de baixo) e mesmo assim ele permanece muito mais frio que o WD Green, que é onde fica o OS. Acham que pode ser algum problema de sensor?

Pois quando eu coloco a mão em ambos, há diferença de temperatura sim, mas nada que pareça ser 10 graus de diferença.

OBS: Quando o computador liga, o SSD do sistema já inicia com cerca de 5 graus acima do outro SSD, e até mesmo mais quente que os outros 2 HDs que tenho no PC.

OBS 2: Trocando ambos de lugar dá no mesmo.

Temperatura dos SSDs em Idle:

WD Green: 37~38 graus

Evo 850: 31~33 graus

Temperatura dos SSDs em Load:

WD Green: 41~43 graus

Evo 850: 33~35 graus

Entendo que 43 graus não é uma temperatura saudável pra um SSD.

sss.png

Postado
6 minutos atrás, Imakuni disse:

Não se preocupe com isso, pode usar seu PC tranquilamente que não tem nada de errado.

Muito obrigado @Imakuni .

Eu só perguntei porque vi em vários lugares, que SSD com as temperaturas em que o meu se encontra, tem seu tempo de vida útil reduzido.

Postado

Segue os manuais, pressione CTRL + F e encontrar temperaturas, você verá as taxas que você tem ainda estão sob as taxas de trabalho aceitáveis de acordo com os fabricantes:

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Ele fica mais quente porque o acesso deve ser mais constante, logo é normal.

Se você trocar o SO para o outro verá que ele também passará a trabalhar mais quentinho.

Apesar de estar dentro da faixa de trabalho, se ainda desejar reduzir a temperatura, recomendo usar aqueles "shim cooper" principalmente na controladora, que é onde o calor geralmente se concentra.

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado pelas respostas pessoal. Gostaria de agradecer por retirar a dúvida.

Já tinha lido o manual do WD Green. Mas como vi o pessoal falar que supostamente quanto maior a temperatura, menor o tempo de vida útil, eu fiquei alarmado.

Não vou mais me alarmar com tópicos do tipo. Valeu! :)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Salvinha reduz se estiver chegando próximo ou acima da faixa de trabalho. Muitas controladoras por exemplo aplicam Throttle, assim como nos processadores para não causar problemas, reduzindo a performance.

Nas controladoras SATA são mais raros esses efeitos, mas no NVME são comuns. Por isto sempre recomendo uso dos dissipadores para estes SSDs.

• Curtir 1
Postado

Claro não há de quê! E bem, no final a temperatura afeta todos os componentes do computador, como mencionado acima, se está chegando perto ou acima da faixa de trabalho, procure por sistemas/métodos de refrigeração. Se você achar que precisa de mais resfriamento, se o seu gabinete não puder manter esse nivel, procure na Internet e insira as palavras "Drive bay cooling kit", isso ajuda com todas as temperaturas do gabinete do seu computador. Se você tem resfriamento adequado, provavelmente não é necessário.

A resposta para a pergunta "Quanto a temperatura operacional afeta as taxas de falhas das unidades de disco?", é:  Não muito. No geral, não há muita correlação entre a temperatura de operação e as taxas de falha. Contanto que você execute unidades de tensão e calor dentro de suas faixas de temperatura permitidas, mantê-las mais frias não vai fazer maior diferença.

Para ver os outros atributos existentes do S.M.A.R.T. details além de temperaturas clique neste link, a grande maioria desses detalhes é informativa, mas os que realmente determinam uma falha iminente são marcados com um triângulo vermelho e um ponto de exclamação, esses são os que você realmente precisa prestar atenção: https://en.wikipedia.org/wiki/S.M.A.R.T.#Known_ATA_S.M.A.R.T._attributes 

• Curtir 1
  • 6 meses depois...
Postado

Achei que era só o meu que estava com esse problema mas aparentemente o modelo que esquenta. De fato meu gabinete é um pouco fraco no quesito ventilação, ele e pequeno e tem muita coisa dentro, mas olha essa temperatura.

conf.PNG

Postado

Se você for até a página do fabricante, verá que as temperaturas dos discos rígidos da Seagate e dos outros componentes estão dentro dos limites aceitáveis, mas se você quiser melhorar esses números, procure lugares mais ventilados, de preferência que a máquina não esteja em um lugar onde os raios do sol caiam diretamente no topo dela. Verifique também os coolers e, se possível, troque-os por outros melhores.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...