Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, ontem chegou minha memória RAM nova (8GB), instalei e o pc ligou normalmente, mas ao ir verificar a memória no windows tem o seguinte problema:

12GB (8Gb utilizavél). 2x8

4GB está reservado para Hardware.

Procurei a solução(troca de slots, clear bios, atualizar bios, msconfig, regedit), mas nenhuma resolveu.

A bios reconhece os 16GB, assim como outros programas como CPU-Z e o Speccy.

Ainda não testei alterar a frequência da ram na bios (está automático).

Não achei "Memory Remmaping".

Minha placa-mãe só possui 2 slots (brancos) para a memória RAM.

Modelo: GA-78LMT-S2 (bios já está atualizada)

Processador: FX-6300

Memória slot 1: HyperX KHX1866c10D3/8

Memória slot 2: HyperX HX318C10FK/8

Ambas tem 8GB(8000 MB), windows: "8192 MB", 889MHz

Está: 16,0GB Single-Channel

Se alguém puder me ajudar, agradeço 😃

Postado

Já passei por isso (memória reservada para hardware), tentei msconfig, atualização do driver do chipset e nada, mudando de posição as memórias resolveu, depois de algumas reinicializações e trocas de posições das memórias.

Pelo que pesquisei é um bug do sistema, tem gente que resolve alterando o valor de memória em configurações do sistema, outros alternando as posições e quantidades de memórias (meu caso).

Primeiro, já atualizou o driver do chipset? Já que atualizou a BIOS, não custa atualizar o do chipset.

Você tem 2 slots, chame um de 1 e outro de 2. As memórias de A e B. Teste as posições:

1A. Ligue, deixe carregar o sistema e desligue.

1A e 2B. Ligue, deixe carregar o sistema e veja no gerenciador de tarefas se reconheceu e liberou o total de memória. Se não, desligue.

2B. Ligue, deixe carregar o sistema e desligue.

1A e 2B. Ligue, deixe carregar o sistema e veja no gerenciador de tarefas se reconheceu e liberou o total de memória. Se não, desligue.

- Inversão de memória e slot:

2A. Ligue, deixe carregar o sistema e desligue.

1B e 2A. Ligue, deixe carregar o sistema e veja no gerenciador de tarefas se reconheceu e liberou o total de memória. Se não, desligue.

1B. Ligue, deixe carregar o sistema e desligue.

1B e 2A. Ligue, deixe carregar o sistema e veja no gerenciador de tarefas se reconheceu e liberou o total de memória. Se não, desligue. A partir daqui já passou por todas as possibilidades, você pode refazer tudo de novo se quiser.

Postado
8 horas atrás, Shredder AMI disse:

Já passei por isso (memória reservada para hardware), tentei msconfig, atualização do driver do chipset e nada, mudando de posição as memórias resolveu, depois de algumas reinicializações e trocas de posições das memórias.

Pelo que pesquisei é um bug do sistema, tem gente que resolve alterando o valor de memória em configurações do sistema, outros alternando as posições e quantidades de memórias (meu caso).

Primeiro, já atualizou o driver do chipset? Já que atualizou a BIOS, não custa atualizar o do chipset.

Você tem 2 slots, chame um de 1 e outro de 2. As memórias de A e B. Teste as posições:

1A. Ligue, deixe carregar o sistema e desligue.

2B. Ligue, deixe carregar o sistema e desligue.

- Inversão de memória e slot:

2A. Ligue, deixe carregar o sistema e desligue.

1B e 2A. Ligue, deixe carregar o sistema e veja no gerenciador de tarefas se reconheceu e liberou o total de memória. Se não, desligue.

1B. Ligue, deixe carregar o sistema e desligue.

1B e 2A. Ligue, deixe carregar o sistema e veja no gerenciador de tarefas se reconheceu e liberou o total de memória. Se não, desligue. A partir daqui já passou por todas as possibilidades, você pode refazer tudo de novo se quiser.

Notei um problema.

Ao tentar ligar sozinha a nova memória ram (em qualquer um dos slots) o computador liga, e fica alterando a RPM da ventoinha e não da tela(nem a bios inicia).

Mas ao ligar as duas ram juntas ocorre o que está no tópico.

O que pode ser?

RAM Nova: HX318C10FK/8

Obrigado pelas dicas.

Postado

Aconteceu isso comigo, ou algo parecido. O sistema ficava tentando dar o arranque (ficava reiniciando direto, a ventoinha rodava e parava, rodava e parava), sem dar tela. Após algumas tentativas ele ligou (eu não fazia nada, só observava apreensivo kkkk). Por acaso seria isso?

Postado
4 horas atrás, Shredder AMI disse:

Aconteceu isso comigo, ou algo parecido. O sistema ficava tentando dar o arranque (ficava reiniciando direto, a ventoinha rodava e parava, rodava e parava), sem dar tela. Após algumas tentativas ele ligou (eu não fazia nada, só observava apreensivo kkkk). Por acaso seria isso?

A ventoinha ela fica acelerando e desacelerando ou ligando e desligando. Não inicia a bios e também não da tela.

Você fez alguma coisa para parar com esse problema? (ou só ficou tentando de novo e de novo).

Tentei 2 ou 3 vezes. 

.-.

Postado

Você esperou o computador ligar ou você desligou/reiniciou o computador? No meu caso e fiquei esperando o computador ligar. Demorou, pensei em desligar/reiniciar/tirar as memórias, mas aguardei e uma hora ligou.

Postado
5 horas atrás, Shredder AMI disse:

Você esperou o computador ligar ou você desligou/reiniciou o computador? No meu caso e fiquei esperando o computador ligar. Demorou, pensei em desligar/reiniciar/tirar as memórias, mas aguardei e uma hora ligou.

Aguardei alguns minutos(+7) ligados, mas realmente nada 😕

Postado

Tente testar essa memória em outro computador, se der problema é o módulo com defeito, daí entre em contato com o vendedor e solicite troca/reembolso.

Caso funcione em outro computador, converse com o vendedor, veja se não tem como efetuar a troca por outro modelo por incompatibilidade com sua placa-mãe.

Postado

Bom, resolvi o problema.

Aparentemente o AutoClock(bios) da RAM só funciona se tiver apenas 1. Então alterei manualmente o clock na bios para o máximo suportado dessa placa-mãe(1333) e o problema foi resolvido.

Intercalação precisa estar desativada também.

Memória instalada (RAM): 16,0GB

Reservada para Hardware: 2,5MB

CPUZ: Dual Channel 16GB 2008.8 MHz

Obrigado Shredder por tentar me ajudar 😃

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!