Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um segundo hd para arquivos, é um SEAGATE 1TB, rodava em outra máquina ,mas instalei num PC que estou usando agora, após um piripaque repentino, a máquina reiniciou e o HD não mais foi reconhecido pelo Windows 7, 64bits. Levei em oficina e os "tecnicos" disseram que poderiam recuperar apenas parte dos dados por "modesta quantia". Tive a feliz ideia, ou foi um insight, de rodar um cd de Linux, e para minha surpresa tava lá meu hd com suas partições e todos seus arquivos, tudinho. Então, resolvi reiniciar, e para minha surpresa, lá estava meu hd, Então é isto que acontece: ligo a máquina, hd de arquivos não reconhecido, insiro cd linux, reinicio, e lá esta o hd, reinicio, retiro o cd, carrega o w7, e lá está o hd, alguem pode me explicar sem chutar?Grato

Postado

O Linux é mais robusto que o Windows para acessar arquivos. Copie os arquivos para outra mídia e teste o HD com HDTunePro, abas Health e Error scan para ver se detecta problemas.

adicionado 2 minutos depois

E verifique erros no disco com o chkdsk.

Postado

Já fiz tudo isto Ricardo, inclusive com o próprio aplicativo da SeaGate, tudo indica que o hd está em perfeitas condições, mas o problema persiste e vou trabalhando com êle assim mesmo, mas pelo jeito isto é um problema incomum

Postado

Fiz conforme indicou, igual quando abro a pasta computador pelo windows explorer, aparece com a letra D, mas quando tento explorar, aparece a msgm, "formate o seu disco para poder usa-lo ".e informa q o volume não está acessivel. Relembrando Augusto, que se eu reinicio com cd do linux, e em seguida , reinicio sem o linux, o windows já reconhece o hd, com todas suas partições.

Postado

@daniel galler no Linux tem o programa Gparted, veja como estão as partições Windows e se indica algum erro. Esse disco é MBR ou GPT?

adicionado 1 minuto depois

Também pode usar o diskpart do Windows e ver se consegue listar as partições.

• Curtir 1
Postado

Parece algo relacionado à partição, por exemplo, se a partição for BTRFS (https://pt.wikipedia.org/wiki/Btrfs) apenas o Linux pode vê-lo, mas não o Windows. Ou pode ser que durante a partição algo tenha dado errado, seu disco já tem uma letra atribuída e já está inicializado (seja MBR ou GPT, mas já está inicializado), então refaça uma partição que esteja no formato NTFS.

Postado

Não tem como fazer backup, são mais de 800 Gb de arquivos. E está funcionando bem, apenas o inconveniente de fazer booot e reboot. Acho que tenho uma pista mas não sei como fazer, comparar o setor de gerenciamento de hardware no linux com o hd, cópia uma tela e depois comparar com o mesmo setor no windows, antes e depois do boot com cd do linux.

adicionado 3 minutos depois

Já tentei em outro PC, Henrique, o resultado foi o mesmo, acho q já fiz todos os testes que um leigo é capaz de fazer

Postado

Se for um problema de arquivos do sistema, você pode recuperar esses setores com comandos como CHKDSK e também SFC /SCANNOW. Isso só funciona quando há problemas com arquivos, mas os blocos físicos, ou seja, no hardware do disco rígido, nunca podem ser recuperados.

Execute esses dois comandos e veja se o problema de inicialização foi resolvido.

• Curtir 2
Postado

18 minutos atrás, daniel galler disse:

adicionado 3 minutos depois

Já tentei em outro PC, Henrique, o resultado foi o mesmo, acho q já fiz todos os testes que um leigo é capaz de fazer

Salva em outro lugar o que realmente te interessa que esse HD pode deixar de funcionar ( esse " piripaque " afetou algo na placa eletrônica dele ).

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, daniel galler disse:

vou tentar o sfc, mas acho que não é problema com arquivos, pois o seagatetools, deu tudo normal

Muito bem, publique os resultados aqui. O SeagateTools é para ver a integridade do disco rígido, a parte física ou o hardware como você gosta de chamá-lo e não os arquivos nele. Os outros comandos são para ver a parte lógica ou de software e tentar recuperar arquivos danificados...

• Curtir 2
Postado

tambem acho Henrique, mas acho que vou ter que correr o risco, pois não tenho onde fazer backup

adicionado 10 minutos depois

Realmente seagatesurfer, esqueci este detalhe, mas já fiz o chkdsk anteriormente e deu tudo normal, é q já fiz tanta coisa que as vezes me confundo, não sou exspert nestes assuntos, pequenos problemas tenho resolvido, alguns até ditos "técnicos" não resolveram e eu na base do "tentativa e erro" já consegui alguns resultados, pensei até que o hd estava perdido, pois tenho um Samsung 500GB q já perdi,

Postado
31 minutos atrás, daniel galler disse:

tambem acho Henrique, mas acho que vou ter que correr o risco, pois não tenho onde fazer backup

Você tem que pensar assim: salvar o que não posso recuperar depois

Postado

pelos testes que já fiz, nada indica que o hd vai para de funcionar, apenas tenho que resolver o problema dele não ser reconhecido pelo windows no carregamento, e eu ter q rodar o linux para conseguir abri-lo

Postado
1 hora atrás, daniel galler disse:

pelos testes que já fiz, nada indica que o hd vai para de funcionar, apenas tenho que resolver o problema dele não ser reconhecido pelo windows no carregamento, e eu ter q rodar o linux para conseguir abri-lo

Aí é que você se engana ...

Ele pode estar para deixar de ser detectado definitivamente.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, daniel galler disse:

Acho q é um risco q vou ter q correr, não tenho outro local de armazenagem, os arquivos são basicamente vídeos e filmes

Mas esses vídeos e filmes você pode baixá-los novamente depois quando quiser. O problema são documentos seus ou outras coisas que não poderá mais baixar. Muitas coisas que você tem provavelmente nunca os usará mais.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...