Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@mattaus Já estão fazendo com 128 MB?

Sim, deve ser por esse motivo. Mas também durante atualizações o que atrapalha é que o uso de CPU nos dual cores mais frequência baixa sobe muito, ficando em mais de 50% mesmo sem fazer nada. Fica carroça mesmo se tentar fazer alguma coisa um pouco mais exigente.

Postado
1 hora atrás, mattaus disse:

Exato, pra nao dizer que isso é regra, esses tempos peguei um que utilizava um HD Seagate Barracuda de etiqueta verde e buffer/cache de 128 MB e o desempenho foi bem melhor, não sofria tanto com os processos do W10. Talvez pelo buffer maior.

Talvez seja algo que eu deveria ter pensado também. Normal das tecnologias avançando e os hardwares ficarem obsoletos, como o exemplo do @domingos87  a respeito do W10. Troquei tudo do PC, menos o HD. Depois dessas dores de cabeça, nunca mais ignoro nada.

1 hora atrás, domingos87 disse:

É verdade que algumas atualizações deixam o sistema mais rápido, mas ao longo do tempo a tendência é ganhar peso.

Essa sempre foi minha birra com o W10. Um Windows sem atualizações, otimizado voando.. mas em compensação conflitos de compatibilidade com o hardware: Suporte. Do outro lado você atualiza, tem tudo, segurança, suporte.. mas um caminhão de pesado o sistema. Que foi justamente o problema que enfrentei. 

Na opinião de vcs, seria abusar adicionar o SSD com "só" 430W de fonte, usando dois HDs já e x3 fans externos ligados na fonte? Se for o caso usarei só o SSD e mais um HD, no caso o de maior capacidade.

Depois da estabilidade voltei a usar o segundo HD pra instalar os jogos e programas terciários, mas como já havia instalado em AHCI, assim ficou.

Minha dúvida é que quando estava usando só esses dois em RAID, mesmo tendo instalado os drivers da controladora na tela de escolha de disco da instalação do Windows, sempre que o computador ligava dava uma tela pra configurar os discos CTRL+R, se não me engano. Não apertava nada, e dava dois segundos ele iniciava o Windows normalmente. Essa tela seria um atraso da leitura dos drivers? Ou definitivamente algum erro do RAID. Perco muito desempenho ao instalar o sistema no padrão AHCI no SSD?

adicionado 30 minutos depois

• Curtir 1
Postado

@Paulo Rangel SSD consome muito pouco, pode ir sem medo. E olha, o RAID, especialmente se estiver com erros, pode prejudicar a performance ou ficar puxando recursos do processador. Todos esses RAIDs de placa-mãe são via software, logo quem toca eles é o processador.

SSD o certo é usar no AHCI mesmo. E disco normal SATA acho que só os muito antigos iam melhor no modo IDE, mas é um experimento que não faço há tanto tempo que nem sei...

Tinha um cara aqui usando SSD em modo IDE, não lembro quem, pois a placa-mãe só reconhecia/funcionava assim. Disse que estava funcionando bem assim...

Mas, podendo usar o AHCI, melhor em termos de evitar pepinos. É o padrão já há mais de 10 anos.

E mesmo seus HDs sendo velhos, tem HD de laptop que não é muito melhor. Deveriam maneirar nas exigências com o Windows 10.

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, domingos87 disse:

@Paulo Rangel SSD consome muito pouco, pode ir sem medo. E olha, o RAID, especialmente se estiver com erros, pode prejudicar a performance ou ficar puxando recursos do processador. Todos esses RAIDs de placa-mãe são via software, logo quem toca eles é o processador.

SSD o certo é usar no AHCI mesmo. E disco normal SATA acho que só os muito antigos iam melhor no modo IDE, mas é um experimento que não faço há tanto tempo que nem sei...

Tinha um cara aqui usando SSD em modo IDE, não lembro quem, pois a placa-mãe só reconhecia/funcionava assim. Disse que estava funcionando bem assim...

Mas, podendo usar o AHCI, melhor em termos de evitar pepinos. É o padrão já há mais de 10 anos.

E mesmo seus HDs sendo velhos, tem HD de laptop que não é muito melhor. Deveriam maneirar nas exigências com o Windows 10.

Farei em AHCI mesmo então. Vamos ver se hoje depois das 22h sai algo legal nos preços de SSD. Mais uma vez, muito obrigado @domingos87

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...