Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Sou zero à esquerda em eletrônica, e preciso da ajuda de vocês.

Preciso ligar 3 tipos diferentes de leds, que são:

• 1W // 400mA // 2,0~2,8Vdc (dois tipos de led compartilham isso);
  • 1W // 350mA // 2,7~2,9Vdc

Vou usar 10 leds de cada tipo (totalizando 30) no meu projeto, e preciso saber como faço para entregar a tensão e corrente adequadas para cada tipo.

Suponha que eu tenha uma fonte 12V (corrente fica em aberto qual seria mais adequada), eu deveria usar uma plaquinha com resistores e coisas do tipo? qual exatamente? Sério, não sei nada rss.

Eu gostaria (se é que não estou falando bobagem) de que uma única fonte forneça energia para uma plaquinha, e essa plaquinha distribua três saídas diferentes de energia, uma para cada tipo de led (mesmo que dois tipos de led tenham a mesma configuração, como eu mostrei acima); e daí em cada uma dessas três saídas, eu queria ligar um grupo de led em série (ou seria melhor/mais adequado em paralelo??).

Não sei se fui claro porque não manjo nada, mas qualquer coisa eu explico melhor...

Por favor, me ajudem!! :))

EDIT: o ideal seria que os leds ficassem acessos por 5 ou 6 segundos, apagassem por 1 segundo, e repetissem esse esquema. Podem apagar e acender todos ao mesmo tempo, nada de especial aqui.

Obrigado e abraço!

Postado

Os leds podem ser ligados de várias formas, existem na internet calculadoras de led que pode tentar usar. O cuidado maior é com  a montagem, se não tem prática vai complicar, pra que vai usar isso?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Minimalisticamente (de nv) você pode usar uma fonte 12V duns 2A (baratin no m.l.) e ligar 4 leds em série

3 horas atrás, Ricardov disse:

existem na internet calculadoras de led

Ilustre amigo, ilustre... Ilustrando...

Alimente com o número de leds. Eu (eu) faria de 4 em 4

Estes leds devem esquentar um pouco. Dissipadores necessários.

abç

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Ricardov disse:

pra que vai usar isso?

Fazer uns testes... São uns leds com comprimento de onda bem específicos que, segundo estudos, servem para estimular alguns efeitos em seres vivos; quero testar hehe.

28 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Alimente com o número de leds. Eu (eu) faria de 4 em 4

Legal, mas fiquei com a seguinte dúvida: eu preciso de uma fonte 12v 2a para cada 4 leds, ou posso ligar cada conjunto de 4 leds na mesma fonte??

30 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Oshi, que da hora esse negocinho rss

31 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Estes leds devem esquentar um pouco. Dissipadores necessários.

Falou grego kk como seriam dissipadores? É tipo um cooler, aquele pedacinho de alumínio com um ventilador?

Muito obrigado aos dois por enquanto! Me ajuda aê :D

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Matheus Rosin disse:

Falou grego kk como seriam dissipadores? É tipo um cooler, aquele pedacinho de alumínio com um ventilador?

Exatamente. Mas para os Leds não precisa de ventilador, só o alumínio já basta.

Os leds devem ser colados ou parafusados no alumínio.

Postado
6 minutos atrás, Mestre88 disse:

Os leds devem ser colados ou parafusados no alumínio.

Vai ter que ser colado, pedi sem a base pcb do led que fica mais barato rsss é aquela tal de pasta térmica, certo?

Postado
36 minutos atrás, Mestre88 disse:

A pasta térmica não serve pra colar, é só pra transferência de calor.

Então eu coloco pasta térmica e um pinguinho de outra cola, tipo cola quente? Foi mal se é óbvio, mas manjo nada rs

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Matheus Rosin disse:

pasta térmica e um pinguinho de outra cola, tipo cola quente

Sim pode dar certo. Cola quente na lateral e não entre o led e dissipador. Se ele for um pouco mais que pequeno, não deve aquecer a ponto de rederreter a cola. Um pinguinho de super cola - cola rápida - também dá certo.

Postado
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Sim pode dar certo. Cola quente na lateral e não entre o led e dissipador. Se ele for um pouco mais que pequeno, não deve aquecer a ponto de rederreter a cola. Um pinguinho de super cola - cola rápida - também dá certo.

Massa...

E a questão de os leds piscarem, muito complicado de fazer?

Postado
5 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Muuuito massa! Haha nem sabia que tinha esses negócios para calcular online hehe

6 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Quer um cafezinho também? 😁

Haha desculpa man, sério, sou total zero à esquerda

E disso aqui:

18 horas atrás, Matheus Rosin disse:

Legal, mas fiquei com a seguinte dúvida: eu preciso de uma fonte 12v 2a para cada 4 leds, ou posso ligar cada conjunto de 4 leds na mesma fonte??

Acredito que possa ser na mesma fonte, mas melhor conferir rs

• Membro VIP
Postado

Acredito que possa ser na mesma fonte, mas melhor conferir rs

Melhor mesmo kk. No seu caso máximo será 400mA cada conjunto de 4 leds. 30/4=7.5   ... 7.5 conjuntos *400mA= 3A. Portanto 1 fonte 12V 3A . eu acho kk.

Se eu fosse você faria arranjos de 4 leds em série total 28 leds=7 arranjos de 4

Postado
28 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Melhor mesmo kk. No seu caso máximo será 400mA cada conjunto de 4 leds. 30/4=7.5   ... 7.5 conjuntos *400mA= 3A. Portanto 1 fonte 12V 3A . eu acho kk.

Se eu fosse você faria arranjos de 4 leds em série total 28 leds=7 arranjos de 4

Ola.

Vou deixar minha contribuição simplinha também :

Caso tenha calculado o consumo do circuito na faixa dos 3A então eu usaria uma fonte de 5A.  

Acontece que as fontes ( chaveadas ou mesmo de trafo ) tem sua vida útil abreviada se usadas perto da potência máxima, comparando grosseiramente a um carro cujo contagiros marca um teto de 7000 rpm e voce rodar quase o tempo todo com o pé no fundo, ali pelos 6 mil giros.

'_'

• Curtir 1
Postado

Estava pesquisando aqui para entender melhor, mais dúvidas kkk

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

easy. Faça com 555 astável + transistor TIPxx

Esse transistor TIPxx, tem vários né... pode ser mais espeífico qual seria? :P

47uF, 150K, 27K se aproximam bem do seu desejo

Esses dois resistores, de 150k e 27k, importa se são de 1/4w, 1/2w, 1w...?

E, além disso, procurei o capacitor 47uF no ML, e tem variações (450v, 500v, 16v)... isso importa ou qualquer um vai?

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Portanto 1 fonte 12V 3A . eu acho kk.

Será que seria melhor usar uma fonte chaveada? daí posso regular para 12v e bem certinho para a corrente...

Agora vou a fundo tentar entender aquele esquema do gif que você mandou, provavelmente mais dúvidas virão kkk

Postado

Esse transistor TIPxx, tem vários né... pode ser mais espeífico qual seria? :P

Pode ser o TIP41C (A ou B também serve) num bom dissipador.

Esses dois resistores, de 150k e 27k, importa se são de 1/4w, 1/2w, 1w...?

Pra esse caso não importa, pode escolher os de menor potência que é mais barato.

E, além disso, procurei o capacitor 47uF no ML, e tem variações (450v, 500v, 16v)... isso importa ou qualquer um vai?

Sim, importa. Sua fonte é de 12V, então os de 6 e 10V não servem.

Dê preferência aos de 16 ou 25V.

Os outros de 100, 200, ou 400V também servem mas são maiores e mais caros, são mais úteis em circuitos que manejam altas tensões.

Agora vou a fundo tentar entender aquele esquema do gif que você mandou, provavelmente mais dúvidas virão kkk

Eita! Acho que a @Isadora Ferraz confundiu, o circuito do gif apesar de não aparecer por inteiro é apenas um temporizador, não pisca. Apenas acende e apaga uma vez.

Postado
27 minutos atrás, Mestre88 disse:

Eita! Acho que a @Isadora Ferraz confundiu, o circuito do gif apesar de não aparecer por inteiro é apenas um temporizador, não pisca. Apenas acende e apaga uma vez.

Então, eu dei uma olhada e achei meio diferente da imagem que outros sites dão, mas continuei vendo para conferir se não tinha entendido errado rss massa, vou continuar pesquisando, e obrigado pelas informações!

Logo posto minhas dúvidas kkk dando trabalho :P

adicionado 42 minutos depois

Uma dúvida que já me surgiu é a seguinte: parte dos meus leds precisa de 400mA, e outra, de 350mA. O NE555 entrega no output só até 200mA.

Eu entendi certo? Se sim, faz mal entregar menos corrente para o led do que o recomendado -- digo, pode estragar, ou brilhar menos??

Minha principal preocupação é operar os leds na recomendação para eles entregarem exatamente os comprimentos de onda que preciso, na mesma "quantidade"... 

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Mestre88 disse:

A ideia era mostrar os transistores. O 555 astável ficou implícito. Mas pela dúvida do amigo...

7 horas atrás, Matheus Rosin disse:

Uma dúvida que já me surgiu é a seguinte: parte dos meus leds precisa de 400mA, e outra, de 350mA. O NE555 entrega no output só até 200mA.

... penso que respostas implícitas (que forçam a pensar um pouco) não são muito suficientes. Então...

Amigo, sua inquietação faz todo o sentido... muito bem. Aqueles transistores fazem aumentar a capacidade de corrente exatamente como você precisa. E apesar de não conhecer seus leds (especiais?), não, não vai estragar com menor corrente só vai brilhar menos e provavelmente você nem vai notar a diferença. Acima duns 70% da máxima você nem nota o brilho adicional (a não ser seus leds).. Aliás menor corrente é super-recomendada pra fazer o led durar mais.

E já que o 555 entrou na parada, uma alternativa curiosa é fazer o controle de brilho por pwm com 555. (Sorry +1 solução implícita).

Postado

@Isadora Ferraz  tenha paciência comigo hahaha

Massa, bom saber da questão da corrente menor para aumentar a durabilidade dos leds... 

Aqueles transistores fazem aumentar a capacidade de corrente exatamente como você precisa

Isso aqui você diz daquele TIP que você tinha falado né?

• Membro VIP
Postado

Sim amigo. Paciência é meu sobrenome. kk. Mas claro só com bem humorados = você.

Clique aqui e veja vários exemplos com led com transistor.

npn-switch-led.png

Ah sim só pra constar, o que ele faz é: com uma corrente pequena na base, ele controla uma baita corrente no coletor. Algo como você abrindo uma porteira pra boiada passar. você faz pouca força pra abrir a porteira mas as forças dos bois é cavalar.... é pode ser que tenha um equino no meio kk.

Mas não aumenta a corrente da fonte não ok? Se ela é de 3Amáx vai manter em 3Amáx.

• Curtir 1
Postado

Tô captando hehe

Vou pesquisar mais um pouco, mas acho que o lance daí é testar.... Vou comprar os componentes e começar a fazer :)

Mas muito provavelmente, logo virão mais perguntas rs

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!