Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero alterar as partições do notebook


Paultx

Posts recomendados

Meu notebook é um velho Dell Inspiron N5010, comprado em 2011. Ele veio com o Windows 7 Home Premium, que atualizei para Windows 8 e depois para Windows 10 Pro. Também veio com aqueles programas nativos da Dell, incluindo o que servia para restaurar para o original de fábrica, em caso de problemas.

 

Ocorre que esse modelo não tem suporte (leia-se programas e drivers) compatível com o Windows 10 no site da Dell, embora funcione normalmente. O caso é que as partições do HD hoje mostram um espaço reservado para essa volta ao padrão de fábrica, chamado Recovery, e outra partição chamada Disco 0 partição 1, identificada como Partição OEM.

 

notebook_partitions.png.0e2a2c5132428823c6abced61c62e592.thumb.png.c97d10ecf72ef9ba9c01e90b43e9b8d4.png

 

Sou meio pé-duro em partições, por isso vim pedir ajuda aqui. Acho que elas vieram originalmente assim com esse propósito de guardar os dados necessários para a restauração ao padrão de fábrica, mas não tenho certeza.

 

Com essa incompatibilidade do Windows 10, e sendo que desinstalei praticamente todos os programas originais da Dell, pergunto se posso limar essas partições extras, deixando tudo em uma única partição. Caso precise de restauração – do Windows, não do Dell de fábrica – posso e sei como usar um DVD ou drive USB.

 

O que vocês podem me aconselhar neste caso? Grato agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em um disco em que temos várias partições o sistema só deixa uma partição com o parâmetro Ativo, é o que a identifica como a responsável pelo boot.
Dependendo do formato do disco pode ser a Partição Reservado do Sistema (MBR), Partição de Sistema EFI (GPT), a própria Partição do Windows (normalmente a C), etc...
No seu caso a Partição Recovery é que está com o parâmetro Ativo, ou seja, ela é a responsável pelo boot, logo não pode excluir ela.

adicionado 4 minutos depois

Editado: É claro que se fizer uma instalação limpa (do zero) do Windows 10 é possível excluir todas as partições e o instalador do Windows 10 irá criar automaticamente as partições necessárias.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, mick.07 disse:

Esse post é meu lá nesse fórum... 😂 Sabe aquela história de o médico dar um diagnóstico e você procurar uma segunda opinião? Pois é.

 

Mas é o seguinte: foi falado que possivelmente essas partições tenham a ver com o boot do sistema e tal. E que uma instalação limpa do Windows possa excluir e/ou criar as partições necessárias.

 

O caso é que há uns meses esse notebook estava muito lento e aí eu fiz uma restauração do Windows 10. Ele desinstalou dezenas de programas (listados numa página Web que ele mesmo criou) e o particionamento ficou assim.

 

Meu PC desktop também teve problemas sérios e fiz o mesmo, só que aqui realmente fui obrigado a fazer a instalação do zero. E aí as partições dele ficaram assim:

 

pcskthds.thumb.png.74efb89cbd0279bdbb6e3dc2bdbb9b94.png

 

Só que assim: depois da instalação zerada do Windows 10 e ajustes iniciais no PC desktop, eu fui ao gerenciamento e o HD do C:\ estava com uma outra partição além da principal. Aí um irmão me disse que eu poderia apagar essa partição extra. Apaguei e ficou assim.

 

Será que se eu fizer isso no meu notebook o resultado poderá ser o mesmo? Ou seja, o Windows vai "se adaptar" à nova situação e tratar de juntar tudo numa só partição?

 

Insisto nessas perguntas porque, como disse, sou meio pé-duro em partições. Além disso, é muito chato instalar do zero e depois de ter de reinstalar um caminhão de programas!

 

Assim, finalmente, pergunto: existe algum jeito de eu saber os conteúdos dessas partições? Tipo um software específico, talvez algo que se possa usar de um pendrive e tal?

 

Por exemplo, no caso do PC desktop, o Windows teimou em não reconhecer a presença do HD secundário, então fui caçar e achei o TestDisk, que não só fez isso como permitiu recuperar os arquivos que estariam praticamente perdidos. Depois formatei esse segundo HD pelo Windows e copiei de novo nele os arquivos recuperados.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Paultx disse:

Será que se eu fizer isso no meu notebook o resultado poderá ser o mesmo? Ou seja, o Windows vai "se adaptar" à nova situação e tratar de juntar tudo numa só partição?

Sim, é possível. 

Primeiro tenha a certeza que o disco está no formato MBR, abra o CMD como Administrador e digite:

diskpart

list disk

Na coluna GPT veja se tem ou não tem um asterisco.

Se tiver, significa que está no formato GPT.

Se não tiver um asterisco, significa que está no formato MBR

 

Estando no formato MBR voce pode tornar a Partição C a responsável pelo boot e excluir as outras pelo diskpart.

 

- No Gerenciamento de Disco clique com o botão direito na Partição C e a torne Ativa

- Abra o CMD como Administrador e digite:

bcdboot c:\windows /s c:

 

Para deletar partições de sistema use o diskpart:

diskpart

list disk

select disk 0

list partition

select partition x (onde x é o número da partição desejada)

delete partition override 

exit

 

Repita o processo para deletar a outra partição que queira.

adicionado 6 minutos depois

Editado: Você ficará com um Espaço Não Alocado no início do disco, ou seja, à esquerda da Partição C e o Gerenciamento de Disco do Windows não estende partições para a esquerda. Terá que usar programas de terceiros para fazer isso. Um exemplo é o AOMEI Partition Free ou veja se outro tenha esse recurso.

 

aomei02.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Paultx disse:

existe algum jeito de eu saber os conteúdos dessas partições? Tipo um software específico, talvez algo que se possa usar de um pendrive e tal?

 

Fiz uma busca rápida no Google e achei este artigo interessante no site Ask Leo!

 

How Do I View the Contents of My Hidden D:\ Drive?

 

Ele diz que se pode ver o conteúdo de alguns tipos de partição usando o próprio gerenciamento de discos do Windows. Basta atribuir uma letra a uma partição que não tenha uma atribuída, que o Windows poderá exibir o conteúdo dela.

Pelo menos parece que vou poder ver o que elas contêm. Mas só na próxima sexta... Sem tempo agora. Assim que resolver tudo isso, dou um retorno aqui. Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei a dica do Ask Leo! e agora tenho o conteúdo da partição Recovery:

 

rcvrycnt.thumb.png.78897eee020c06a6c2bb35c416873fd6.png

 

Exibindo arquivos ocultos e de sistema, aparece o seguinte:

 

rcvrycn2.thumb.png.290b29842c59bacb2a96c9283cdb1f64.png

 

Na pasta Dell estão:

 

rcvrycn3.thumb.png.ee5ec4a410e2e72997339545c111ec7f.png

 

Vejam que a data de modificação de alguns arquivos é de 2011, ano em que comprei o notebook. Parece que têm mesmo a ver com aquele esquema de restauração para o padrão de fábrica. Mas como alguns são de novembro de 2018 (precisamente de hoje), bate a paranoia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!