Ir ao conteúdo

Ligar aparelho 12v com apenas 5v

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Não sei se estou postando no lugar certo.

Comprei uma Lousa Led no mercado livre que é alimentada com 12v 1a para funcionar.

O problema é que ele tem tomada normal e o lugar onde vou ligar (festa surpresa num restaurante) não tem tomada disponível, logo vou precisar ligar em algum tipo de bateria.

Pensei em utilizar o carregador de celular portátil (power bank), mas eles normalmente fornecem 5v 2a, seria possível fazer funcionar com menor tensão e maior corrente?

Sei que vendem power bank que fornece os 12v que preciso pela internet, mas preciso pra domingo agora e nenhum vai ser entregue a tempo, sendo obrigado a comprar na rua.

Obs: Pensei no power bank porque a tomada do aparelho solta e vira USB (como se fosse carregador de celular) então seria apenas pular a primeira parte.

• Curtir 1
Postado

@Ricardov perfeito! nunca ia imaginar que teria conversor para tensão maior.

Mas com corrente de 0,8, ele vai conseguir ligar o quadro de 1a? sei que a diferença é pequena..

Sabe dizer se é fácil achar em lojas de eletrônica, de materiais de construção e afins?

porque pela internet não chegará a tempo.

• Curtir 1
Postado

É um conversor step up, elevador de tensão. Apontei esse como exemplo, teria que conseguir um modelo de 1A ou medir o consumo da lousa.

Pode conseguir em lojas de eletrônica, de automação, robótica. Ou no mercado livre alguém da sua cidade.

O mais simples é ligar numa bateria de 12V.

• Curtir 2
Postado

@Ricardov Entendi.

Vou procurar em alguma de eletrônicos agora.

Bateria de 12V é de carro né?

Se estiver se referindo àquela bateria quadrada da duracell e afins(não sei se são 12v), como eu poderia ligar no aparelho que tem porta USB? desencapando os fios?

• Curtir 2
Postado

Aquela bateria quadrada da duracell é de 9V, teria que ligar várias juntas para fornecer 18V e manter 1A por bastante tempo. A meu ver sai muito caro, pois ainda terá que diminuir os 18V para 12V. 

Bateria de 12V de carro são caras, grandes e pesadas.

Eu compraria aquelas de alarme, no break e afins. Essas tem na loja de eletrônica por menos de 100 reais, talvez até por 50. 

Como essas:

images?q=tbn:ANd9GcRV_zH2PTXazZQ3D8-ENgV

Procure por bateria 12V de 7 amperes. 

• Curtir 2
Postado

@Mestre88 Entendi, mas ainda precisarei reduzir para 1a, certo?

Acabei de pegar uma foto do kit e notei que a tomada é P4, que conecta no receptor do controle e este receptor sim é USB e conecta no quadro.

Então eu poderia comprar um outro carregador P4 (pra não estragar o original) , cortar a parte que liga na tomada e conectar os fios na bateria, certo?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
20 minutos atrás, FMattos disse:

como eu poderia ligar no aparelho que tem porta USB? desencapando os fios?

Amigo você não vai ligar na porta usb. Vai ligar na entrada 12V do seu aparelho. Publique fotos dele e de sua fonte. É relativamente fácil. Mas vem cá... este seu restaurante é numa ilha deserta? Sério que estão te regulando uma tomada? Já pensou em comprar ou fazer uma simples extensão? (Bem se for na ilha ela precisa ter quilómetros kk)

Corretíssimo...

Ao invés de comprar outro carregador, compre só o plug p4

• Curtir 1
  • Confuso 1
Postado

@Isadora Ferraz , a principio imaginei que a alimentação fosse direto da tomada para o USB, só depois vi que a tomada é P4 e só depois de passar pelo controle se torna USB, então se torna inviável alimentar direto no USB.

Quando fui ao restaurante não reparei se havia tomada nas paredes, mas ao ligar pra lá informaram que não tem na parede, então nem se trata de regular o uso. Perguntei se poderia levar extensão mas reforçaram que não tem tomada para ligar a extensão .(acho que tem apenas na cozinha, mas não posso puxar de lá)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Então avisa seus convidados pra levar celular carregado 100% kk. Ah sim e não...

3 minutos atrás, FMattos disse:

mas ainda precisarei reduzir para 1a, certo?

não se preocupe com isso. O que sugiro fortemente é que coloque um fusível em série e não descuide pra não ligar - soldar - invertido.

• Curtir 1
Postado

@Mestre88Eu não to com ele em mãos e meu acesso à internet aqui é limitado ao fórum e a página inicial do google..

Recebi a foto da fonte no whatsapp.

Vou postar a foto que achei no google onde mostra o carregador e o receptor.

a informação de 12v está na etiqueta da caixinha que vai na tomada.

então é assim:

A parte da tomada tem saída P4, que se conecta na parte de baixo do receptor do controle (que parece um pendrive), a parte de cima deste receptor é USB (macho) que se conecta na Lousa (que tem USB fêmea).

índice.jpg

• Curtir 1
Postado

Entendi! 

Então você deve ligar a bateria de 12V no lugar que é pra ligar a fonte de 12V. 

Essa peça que você diz parecer um pendrive já é um aparelho que diminui 12V pra 5V. 

Então você também pode conectar um Power Bank de celular eliminando esse conversor. 

Fica a sua escolha. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Googlei e amei esta lousa. Nem preciso mas me deu muita vontade comprar uma.

A informação de que é plug p4 é suficiente. E com a bateria que o amigo @Mestre88 falou, pode ficar ligado por horas. Só prestar atenção ao + e -. E fusível!

Edit: eu achei que "a peça que parece um pendrive" é só um botão de controle

• Curtir 3
Postado

@Isadora Ferraz @Mestre88 a peça que parece pendrive é o botão de power e receptor do sinal do controle.

A lousa não liga se eu não apertar o botão do power mesmo ligado na energia, então não da pra eliminar o conversor.

Como a lousa utiliza 5v no final das contas, vou procurar um cabo USB x P4 e ligar do power bank para o receptor.

Deve ligar desta forma né?

Se necessário até compro a bateria, mas estou dando preferência pelo power bank por já ter conseguido um emprestado, daí zera o custo. Se durar meia hora ligado já me atende bem.

• Curtir 1
Postado
25 minutos atrás, FMattos disse:

A lousa não liga se eu não apertar o botão do power mesmo ligado na energia, então não da pra eliminar o conversor.

Como a lousa utiliza 5v no final das contas, vou procurar um cabo USB x P4 e ligar do power bank para o receptor.

Deve ligar desta forma né?

Não dá, ali no plug p4 é 12V. 

Só dá certo usar o Power Bank se tiver como eliminar essa peça. 

Aí você já liga no USB mesmo. 

adicionado 1 minuto depois

Se já tem o Power Bank tenta ligar no USB, veja se ele funciona. 

Se não funcionar vai ter que adaptar a bateria de 12V no plug p4. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Power Bank tenta ligar no USB

Eu (eu) não faria isso. Penso que o conector usb da lousa é só entrada da tecla e não alimentação dela da lousa.

31 minutos atrás, FMattos disse:

Sim INTERNAMENTE ela pode ter um conversor pra 5V mas não necessariamente pra alimentar os leds. Situação complexa pede medida idem: abrir e analisar eletroeletronicatecnicamente.

(puts... sério que não tem tomada lá? af...)

• Curtir 2
Postado
33 minutos atrás, Mestre88 disse:

Só dá certo usar o Power Bank se tiver como eliminar essa peça. 

Aí você já liga no USB mesmo.

Pedi ao meu irmão pra testar na tomada o seguinte:

ligar e configurar como ele quiser, depois puxar da tomada ao invés de desligar no botão.

Quando religar na energia, ver se a lousa acende sozinha e se mantém a configuração.

Parece que deu certo. Ela não ligava sozinha porque eu desligava no botão. como removemos da tomada ela ligada, ela acende.

Podemos remover o "pendrive" do controle remoto, agora preciso testar com power bank pra saber se liga ou se preciso incluir a bateria.

Vou comprar um cabo com duas pontas USB e testar no sábado, se não rolar eu saio correndo atrás da bateria.

23 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Eu (eu) não faria isso. Penso que o conector usb da lousa é só entrada da tecla e não alimentação dela da lousa.

Mas a energia passa por toda a parafernalha e chega na lousa, não existe outro cabo, então o USB precisa ser para energia, certo?

Ou você quer dizer que tem o risco de chegar energia demais indo direto do power para a lousa sem o adaptador no meio para regular?

adicionado 0 minutos depois

@Isadora Ferraz @Mestre88

• Membro VIP
Postado

Ahtá... se ...

1 hora atrás, FMattos disse:

não existe outro cabo

... , sim está perturbadoramente certo. É que parece que li plug p4 ...

pg-018__79022_zoom__27199_zoom.jpg

...em algum lugar mas sei lá. Posso ter confundido com outro post. Tem tido muita movimentação aqui.

1 hora atrás, FMattos disse:

risco de chegar energia demais indo direto do power para a lousa

Se lousa for alimentada com 5V e pelo usb, não tem risco algum. E seu power bank deve dar certo. Mas pra funcionar meia hora ele deve ser bem parrudinho. > 20000mAh e sem bateria falsificada.

Se achar que deve, publique fotos do treco. Ou link do exato seu.

Postado

@Isadora Ferraz Foi aqui mesmo que você leu P4, mas esse P4 liga no conversor (para 5v e para USB), que por sua vez liga a lousa. Como esse USB é a única entrada na lousa, ele só pode ser para energizar os leds. Pelo menos foi o que entendi. rsrsrs

O power bank é 5v mas é de 2.4a, pelo que entendi 2.4 seria o limite dele, não que ele forneça realmente isso o tempo todo.

Então se a lousa utiliza somente 1a, ele vai fornecer sem risco de estraga-la né?

adicionado 4 minutos depois
31 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Se lousa for alimentada com 5V e pelo usb, não tem risco algum. E seu power bank deve dar certo. Mas pra funcionar meia hora ele deve ser bem parrudinho. > 20000mAh e sem bateria falsificada.

Então concluí que vai durar 15min. Tenho o de 10k aqui. Se é falsificado eu não sei, é da marca Rock, particularmente nunca ouvi falar. Mas se ela chegar no restaurante e o treco estiver ligado já ficarei feliz.

É difícil eu conseguir as informações exatas porque estou fazendo tudo através de terceiros, visto que ela tem acesso ao meu telefone, computador...

Só tive contato com a lousa quando ela chegou aqui no trabalho e a levei para a casa dos meus pais.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Atthá.. Ai sim hein. Sim pode ligar que vai funcionar sem risco. Só dá uma verificadinha no aquecimento do powerbank.

Me passa o link de compra da lousa.

• 2 semanas depois...
Postado

Eh, não consegui ligar no fim das contas, mas ficou legal mesmo assim.

liguei uma fonte de 9V e ele ainda funcionou, abaixo disso não foi possível.

Deixei pra comprar o step-up no sábado, mas acabei não tendo tempo devido aos pequenos imprevistos de organizar uma festa, mas já valeu a XP e na próxima conseguirei resolver.

Muito Obrigado!!

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!