Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

mini-itx am4 - b450 ou x470?


n3h

Posts recomendados

Estou querendo comprar uma placa-mãe Mini-ITX AM4 para os AMD Ryzen e estou entre essas 3:
[US$150,00] ASUS ROG STRIX B450-I
[US$200,00] ASUS ROG Strix X470-I
[US$145,00] ASRock X470 Gaming-ITX/ac

[US$120,00] MSI B450I GAMING PLUS AC
Pelo que eu procurei, não vi muita vantagem no X470 para uma Mini-ITX, mas como não estou por dentro do mundo AMD (estou iniciando agora), gostaria de saber a opinião de qual comprar para as seguintes configurações:

>Ryzen 7 1700x [US$150,0]

>(2 x 16) 32GB RAM (entre 3000 a 3400MHz) [US$240,0]

>RX 480 Asus Strix 8GB [já tenho]

>Fonte Corsair RM1000 [já tenho]

>WaterCooler Corsair H100i GTX [já tenho]

>2 HDs 2.5 1TB cada em Raid 0 [vou comprar no Brasil]

>1 SSD M.2 de 500GB [US$80,0]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que Overclock não devo realizar em nenhum momento. Meu objetivo principal é na utilização para comprovação de teorias no âmbito acadêmico (mais especifico, em IA), mas nada muito absurdo. Devo utilizar para outros projetos na área de TI, freelances que pretendo realizar, e por fim, um pouco de diversão (alguma coisa na Stem ou na Origin).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algum recurso dos X470 que seja interessante para você?

 

Segundo relatos, a MSI seria a única fabricante a aceitar placa comprada fora do Brasil para RMA solicitado aqui em nossa terra.

 

Pelo preço, pela sua necessidade e por isso do RMA/garantia eu compraria ela.

 

Também me pareceu muito boa na parte dos VRM, coisa que muitas 450 não estão sendo realmente justificadoras do seu preço.

 

Achei mais bonita que as Asus também. Fecha nela!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, domingos87 disse:

Tem algum recurso dos X470 que seja interessante para você?

Ao meu ver não.

 

19 horas atrás, domingos87 disse:

Se não, acho que as 450 estão de bom tamanho.

beleza, vou pegar uma 450 então.

 

6 horas atrás, domingos87 disse:

Segundo relatos, a MSI seria a única fabricante a aceitar placa comprada fora do Brasil para RMA solicitado aqui em nossa terra.

 

Pelo preço, pela sua necessidade e por isso do RMA/garantia eu compraria ela.

Bom saber sobre a garantia, acho que vou levar a MSI mesmo, só vou esperar chegar a Black Friday para ver se consigo pegar ela mais barato e investir a grana que economizei em uma M.2 maior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@n3h Se for comprar aqui no Brasil mesmo a Asus também tem garantia! Só a Asrock que cobre apenas por intermédio da loja ou vendedor (portanto, eles têm que aceitar a placa durante os 12 meses por defeito e não só na 1ª semana e a maioria não aceita).

 

Também acho que, nos preços passados, os 450 estão ótimos e essa MSI continua a melhor opção mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, domingos87 disse:

Se for comprar aqui no Brasil mesmo a Asus também tem garantia!

Vou comprar nos EUA (na newegg) boa parte do PC (memória RAM, placa-mãe, processador e SSD M.2), o restante eu já tenho aqui (fonte, watercooler, gabinete e hds).

 

Uma duvida que fiquei depois que um amigo comentou é, existe algum outro requisito que tenho que analisar antes de comprar a memória RAM além do DDR-X (nesse caso DDR4), quantidade de MHz e de memória (GB) que o barramento da placa-mãe suporta? (ele falou que viu alguns vídeos no YouTube onde a pessoa comprava a memória mas ela não era compatível com a placa-mãe por ser AMD ou Intel)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é coisa hoje em dia do processador mesmo e não da placa-mãe. Sim, nem sempre o processador vai aceitar qualquer velocidade de RAM. AMD Ryzen depois dos 2400 é um pouco loteria e ainda a placa-mãe pode exigir que os pentes sejam do tipo "chip de um lado só" (single side/single rank) para permitir que algumas combinações trabalhem a mais do que isso.

 

No site da MSI você pode buscar esse tipo de detalhe dessa placa-mãe buscando pela lista de memórias compatíveis desse modelo.

 

Intel costuma aceitar mais combinações, mas tem também todos esses detalhes.

 

Esqueci que nos EUA tem black friday, por isso estranhei 🤣

 

Vai importar de lá ou trazer com você? Se for importar, não esqueça do frete e taxas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, domingos87 disse:

AMD Ryzen depois dos 2400 é um pouco loteria e ainda a placa-mãe pode exigir que os pentes sejam do tipo "chip de um lado só" (single side/single rank) para permitir que algumas combinações trabalhem a mais do que isso.

valeu mesmo pela informação, não sabia que tinha isso, vou dar uma pesquisada antes de comprar.

 

4 minutos atrás, domingos87 disse:

Vai importar de lá ou trazer com você? Se for importar, não esqueça do frete e taxas! 

Meu irmão vai vir de lá em janeiro do ano que vem, ai ele vai trazer algumas coisas. (espero não pegar taxa, mas acredito que não pois ele está trazendo coisas dentro do "limite")

 

6 minutos atrás, domingos87 disse:

Esqueci que nos EUA tem black friday, por isso estranhei 🤣

É "fogo" a black friday aqui no Brasil, quase nada está realmente "barato" (as vezes livros realmente saem com um valor adequado para a data "comemorativa").

adicionado 32 minutos depois

@domingos87 Desculpa por incomodar, mas saberia me dizer algumas coisas sobre a StoreMI? Queria usar a tecnologia StoreMI da AMD para acelerar o HD, e estava com algumas duvidas:

>Consigo usar a tecnologia com dois HDs em RAID 0? Estava pensando em comprar dois de 1TB cada e realizar o RAID 0 com o StoreMI.

>Pelo que eu li, conseguiria usar uma Intel Optane em vez de uma M.2 NVMe, mas nesse caso, em vez de ter 250GB do M.2 NVMe, teria apenas 32GB de Optane, qual valeria mais a pena? (o custo [US$] seria o mesmo nos dois casos)

>Caso eu não consiga realizar RAID 0, conseguiria usar 2 HDs + SSD com o StoreMI?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, infelizmente eu não conheço o StoreMI. Raid normal você pode fazer com qualquer placa dessas via BIOS mesmo.

 

Do Optane: você vai ter um sistema muito mais rápido com ele do que com o SSD normal, mas não vai caber quase nenhum programa ou jogo lá dentro. Essas coisas então rodariam bem mais lentas do que num SSD, claro.

 

Eu usaria Optane + 1 SSD normal mesmo de preço baixo e 1 HD no lugar de dois no seu caso, supondo que caibam suas coisas no HD único de 1 TB.

 

Se não for possível, melhor usar um SSD normal mais os 2 HDs mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui alguma coisa (respostas as minhas perguntas) e vou deixar como histórico aqui.

Em 15/11/2018 às 22:54, n3h disse:

Consigo usar a tecnologia com dois HDs em RAID 0? Estava pensando em comprar dois de 1TB cada e realizar o RAID 0 com o StoreMI.

Sim, mas o RAID 0 tem que ser a nível de hardware e não SO. (aqui)

 

Em 15/11/2018 às 22:54, n3h disse:

Pelo que eu li, conseguiria usar uma Intel Optane em vez de uma M.2 NVMe, mas nesse caso, em vez de ter 250GB do M.2 NVMe, teria apenas 32GB de Optane, qual valeria mais a pena? (o custo [US$] seria o mesmo nos dois casos) 

Pelo que o vídeo apresenta, não tem muita vantagem, na verdade, pelo contrario, vale a pena uma M.2 NVMe pois você conseguira usar para outras coisas caso não queira usar mais como Cache.

 

Em 15/11/2018 às 22:54, n3h disse:

Caso eu não consiga realizar RAID 0, conseguiria usar 2 HDs + SSD com o StoreMI?

Foi uma informação que não encontrei.. mas foi por falta de procurar mesmo pois realizar RAID 0 é mais vantajoso.

 

Uma alternativa para quem esta com uma arquitetura de processadores mais antiga e quer realizar o mesmo procedimento, tem o PrimoCache que irá realizar "a mesma coisa" (coloquei entre parênteses pois isso já é comentado nas referencias que coloquei, então é só ler ou assistir o que coloquei) que que o Optane e o StoreMI mas é pago (US$30,0).

 

referencias:

>https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/primocache-usando-ssd-para-acelerar-hd-aprovado.527242/

>https://www.reddit.com/r/Amd/comments/8g1qom/amd_storemi_vs_intel_smart_response_technology/

 

>https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=rWXBo0bb_dU

 

*se tiver algum erro de português, desconsidere... é 4:30 AM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!