Ir ao conteúdo

Sistema de arquivos influencia a performance de máquina virtual?

Ir à solução Resolvido por VonNaturAustreVe,

Posts recomendados

Postado

Alguém sabe me dizer se o sistema de arquivos de uma partição pode influenciar algo na criação de VM (em Performance ou segurança),

Estou pensando em virtualizar o windows no meu Xubuntu :)

• Solução
Postado

Sim influência, prefira usar o XFS para melhor performance devido ao tamanho do disco da maquina virtual (o vmdk caso seja vmware). Coloque o disco da máquina virtual em um SSD para melhor performance.

Att.

• Obrigado 1
Postado

Ah sim valeu a todos, vou testar a maquina virtual com o xfs tenho uma particao em raid 0 mdadm, e queria testar maquinas virtuais, so que antes a velocidade do windows 7 nao estava legal, e sobre o ssd ainda pretendo comprar, mas por enquanto so vou brincar um pouco com o hd em raid0

adicionado 6 minutos depois

@domingos87 nao entendi o que voce quis dizer 😐

Postado

@Keviny Quis dizer que na máquina host, mudar o sistema do normal (NTFS no Windows e EXT4 no Linux) costuma não trazer benefício nenhum em praticamente todos os cenários possíveis.

Agora, se formatar o arquivo da máquina virtual com outro sistema muda alguma coisa já não sei.

Postado

@Keviny Certo. Porém os testes do Phoronix mostram que mesmo em caso de partições dedicadas, que não são de sistema, geralmente o EXT4 padrão vai melhor ainda assim. Mas vale testar e ver o que dá! Se encontrar alguma diferença, diga aqui!

• Membro VIP
Postado

Com hardware de consumo não acho que haverá diferença entre XFS e EXT4. XFS tem vantagem quando o dispositivo de armazenamento consegue sustentar uma alta taxa de operações por segundo (imagine RAID com SSDs top de linha, por exemplo), daí pode mudar de figura. E o XFS suporta arquivos maiores que 16 TiB, algo que o EXT4 não suporta sem opções especiais de formatação. Enfim, teste e veja se faz alguma diferença... 🤔

• Curtir 1
Postado

Mas em hardware normal e mesmo os topo de linha domésticos essas diferenças teóricas/de características não se manifestam na vida real. Isso em hardware de consumo, como você disse @Marcos FRM

De repente num RAID com 5, 10 discos/SSDs ou mais, coisa de servidor mesmo, aí comece a surgir diferença.

Postado
Em 21/11/2018 às 20:52, Keviny disse:

@VonNaturAustreVe mas você poderia me explicar porque o xfs aumentaria performace da vm?

Não faça confusão entre o disco da máquina física e o disco da máquina virtual, o que recomendei foi usar o XFS pois ele é mais performático para arquivos grandes (que vai ser o caso do disco da maquina virtual).

Em 01/12/2018 às 14:58, Marcos FRM disse:

Com hardware de consumo não acho que haverá diferença entre XFS e EXT4. XFS tem vantagem quando o dispositivo de armazenamento consegue sustentar uma alta taxa de operações por segundo (imagine RAID com SSDs top de linha, por exemplo), daí pode mudar de figura. E o XFS suporta arquivos maiores que 16 TiB, algo que o EXT4 não suporta sem opções especiais de formatação. Enfim, teste e veja se faz alguma diferença... 🤔

XFS é muito bom nessas situações, principalmente para sustentar SGDB grandes tipo oracle :)

Em 30/11/2018 às 21:39, domingos87 disse:

@Keviny Certo. Porém os testes do Phoronix mostram que mesmo em caso de partições dedicadas, que não são de sistema, geralmente o EXT4 padrão vai melhor ainda assim. Mas vale testar e ver o que dá! Se encontrar alguma diferença, diga aqui! 

Poderia enviar o benchmark que você viu isso?

Att.

Postado

@VonNaturAustreVe Sim! Veja um mais resumido aqui: https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Linux-4.7-FS-5-Way

Se pesquisar dentro do phoronix por ext4 versus xfs ou qualquer outro sistema, terá um monte de artigos - alguns bem extensos.

O resumo da coisa é que tirando alguns benchmarks sintéticos o EXT4 costuma ganhar em quase tudo, mas esses testes são com máquinas comuns. Num servidor trabalhando no mundo real talvez a coisa mude.

• 4 semanas depois...
Postado

Obrigado a todos pela atenção, o meu ssd chegou no dia 24 então começei aproveitar dele , acabei criando duas partições no hd uma em xfs no começo e em ext4 na segunda essa é a minha partição /home, enquanto no ssd criei quatro partições, uma partição bios_boot, a segunda que é a /, a terceira que é só uma partição para guardar arquivos de jogos e a quarta que é para swap. 

adicionado 5 minutos depois

Incrivel que um arquivo vdi (uso virtualbox), enquanto movia do ssd para o hd a transferência batia 80mb/s em média na partição em xfs. Antes mal alcançava 50mb/s.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...