Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que tipo de componente eletrônico usar


Luan Borges

Posts recomendados

Primeiramente bom dia kk. É o seguinte, estou com esse circuito aqui na imagem abaixo, mas o que acontece, é uma fita LED adaptada, porque além de escolher as cores que eu quero, eu quero poder também escolhe qual Coluna ativar ou desativas, Mas pra isso eu preciso desligar apenas os 13V+ de cada uma, porque as cores eu escolho pelo GND de cada uma. Dava pra fazer o mesmo também pra cada coluna, mas teria que usar bem mais Mosfet e fios, e cortando só o o 13V seria mais viável. Mas eu não sei o que usar pra fazer isso, pensei em relé, mas elas vai ser acender com ritimo da musica, então os relé ia fazer mais barulho do que o próprio som de tanto desliga e liga, desligar e liga, seria constante isso. Obrigado 

Captura de Tela (1).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, se for só pra ...

1 hora atrás, Luan Borges disse:

acender com ritimo da musica

não precisa muita coisa a+. Seus npn como estão atendem. Basta aplicar o sinal que vai pro a.f. na base. Não diretamente, claro. E pra escolher a cor, bastam chaves liga-desliga em cada cor....cor sim, cornão

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

37 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

São muitas opões. 

1: ... Se conectar B e E você inibe o que não quer acender.

2: ... etc...

To pensando em fazer assim, do lado esquerdo é quando eu quiser ligar todas juntas, e a da direito, quando eu quiser colocar no ritimo da musica, no cado esse "1" vai ser onde vai entrar o som. Será que dar certo? 

1693785731_CapturadeTela(3).thumb.png.2e25f946a2fb0884ca508232f45d33b8.png

adicionado 4 minutos depois
24 minutos atrás, Mestre88 disse:

Coloca 4 transistores ali. 

Do tipo PNP fica melhor, pois está chaveando o positivo. 

 

2 minutos atrás, Luan Borges disse:

 

To pensando em fazer assim, do lado esquerdo é quando eu quiser ligar todas juntas, e a da direito, quando eu quiser colocar no ritimo da musica, no cado esse "1" vai ser onde vai entrar o som. Será que dar certo? 

1693785731_CapturadeTela(3).thumb.png.2e25f946a2fb0884ca508232f45d33b8.png

no caso isso seria apenas pra chavear os polos positivos, os negativos estou usando mosfet (P3055LDG).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só concordo +- com o da direita. É um tipo dum vu, né? Claro que não vai ligar direto no ampop né... NÉ?!

No "1", coloque antes um diodo e um capacitor de filtro e um R pro gnd. Um trimpot de ajuste cai bem. Não me peça valores pfv.

Pra ligar direto 1 chave com 4 diodos: 1 pra cada bloco led.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Isadora Ferraz disse:

Só concordo +- com o da direita. É um tipo dum vu, né? Claro que não vai ligar direto no ampop né... NÉ?!

No "1", coloque antes um diodo e um capacitor de filtro e um R pro gnd. Um trimpot de ajuste cai bem. Não me peça valores pfv.

Pra ligar direto 1 chave com 4 diodos: 1 pra cada bloco led.

 

Olha kk Eu dividir em dois circuitos porque serão dois circuitos que vão controlar essa fita led, um no caso é o som, e o outro um pic, Som desligado... Pic entra... E não, não vou ligar direto, e sobre os valores, estou usando um Cap de 1uf um trimpot pra justes, e na entrada de tudo isso, um diodo(mas ja deu pra fazer uns teste de bancadas pra ver qual melhor "filtro" usar antes de chegar nesse "1"). Mas com tudo isso, era melhor eu usar uns Transistor PNP Como o amigo ali disse em vez dos LM324?   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já que tem mc na parada, basta você entrar com este dado...

35 minutos atrás, Luan Borges disse:

Som desligado... Pic entra...

num dos ports dele e no programa ele decide se liga ou não os leds. ou pisca ou sei lá...

 

37 minutos atrás, Luan Borges disse:

melhor eu usar uns Transistor PNP Como o amigo ali disse em vez dos LM324?   

os 324 ndv estar lá. Sobre o o pnp, é uma (01) maneira mas sem seu esquema completo e que já funcionou mesmo que +-, não dá pra chutar mais. Como disse são muitas maneiras pra fazer o que você quer, mas agora com mc, puf... tem + muito +.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Já que tem mc na parada, basta você entrar com este dado...

num dos ports dele e no programa ele decide se liga ou não os leds. ou pisca ou sei lá...

 

os 324 ndv estar lá. Sobre o o pnp, é uma (01) maneira mas sem seu esquema completo e que já funcionou mesmo que +-, não dá pra chutar mais. Como disse são muitas maneiras pra fazer o que você quer, mas agora com mc, puf... tem + muito +.

É... Vou torce pra dar certo, porque to numa agonia tão grande que nem pela Proto vou passar, vou direto pra placa logo kkkk

Captura de Tela (4).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Luan Borges disse:

não deu certo, estou pensando em usar um CD4066 no lugar do primeiro LM

O 4066 não vai aguentar a corrente dos leds da mesma forma que o LM324 também não aguenta, use os transistores conforme eu disse acima.

E pra mudar pra led rítmico ou VU bargraph use um arranjo de diodos com uma chave.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Luan Borges disse:

como assim?

Desse jeito que você fez.

No seu esquema tem 8 diodos, nos 4 de cima você junta todos os anodos e liga na saída de um AmPop, ele vai servir pra amplificar um pouco o sinal do seu som.

E não se esqueça dos transistores depois dos diodos e como estão com os catodos para frente os transistores devem ser NPN, esqueça o PNP que eu disse acima, de fato até fica melhor, mas terá que inverter todo o circuito pra funcionar corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!