Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

to tentando conseguir fazer um over com VRM FRACO


E.L.C

Posts recomendados

queria saber como diminuir o consumo do processador para diminuir o stress do vrm , sei que tensão é um dos fatores , mas queria saber se o multiplicador tem relação? ou seja consigo fazer um over consumindo menos favorecendo um multiplicador menor com um bclk maior? 

Config :(X3430/2X4 1600mhz vengeance/h55m-le fonte 430w corsair (mas tenho uma de 600w guardada também) 

obs: se eu deixo ele tudo em stock o placa-mãe crava ele com 1.2 de vcore a 2.4ghz sem turbo

qualquer mas qualquer dica me ajuda 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sou novo aqui no Clube do Hardware , eu clico em novo tópico/ placa-mãe e chipset, dai quando vai para aba overclock eu não consigo clicar nela

adicionado 0 minutos depois

fonte ta sobrando , e cpu cooler é um hyper t4 esqueci de citar 

adicionado 2 minutos depois

a minha placa-mãe é bem simples , esse é o meu fator limitante , ela tem 4 fases pro processador e não tem dissipação

 

adicionado 15 minutos depois
16 minutos atrás, CafeComLeiteOficial disse:

Temos que trabalhar no minimo em 3 variáveis, placa-mãe, Refrigeração e Fonte. 

chega ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que importa no consumo de energia do processador vai ser o clock FINAL e o vCore dele. Não importa como fez overclock. 

 

O seu X3430 trava 1. 2v no Vcore à 2,4Ghz em iddle ou forçando-o 100%?

O vcore oscila quando roda 2,8Ghz? 

 

Sua placa já tem capacitoes sólidos e bobinas de ferrite no vrm. Falta apenas dissipador nos MosFETs. 

Experimente instalar mini dissipadores colados 1 a 1 sobre cada mosfet do vrm do processador. Este anúncio é só exemplo, procure o tamanho e quantidade adequadas pra sua placa:

 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1079749514-dissipador-calor-aluminio-adesivo-termico-3m-raspberry-5-pcs-_JM

 

Se já não tem instale 1 ventoinha na lateral do gabinete, soprando ar pra cima dos MosFETs / processador. Isto é ainda mais importante se seu cooler for virado de pé (pois não sopram ar sobre o VRM como os coolers com ventoinha normais. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, E.L.C disse:

 

@toni_fatec sera que esses thermalpad que vem com esses mini dissipadores prestam? 

Com certeza farão diferença na temperatura dos mosfets do vrm (pode colocar nos do chipset e nos do sockets de RAM também se for fazer overclock nos mesmos). 

 

Quanto mais quente ficam os mosfets menos potência eles conseguem entregar. Daí o vcore pode cair ou, reiniciar ou ainda pior 1 deles queimar e a placa não funcionar mais. 

Já aconteceu comigo de queimar mosfets por estresse test + overclock. Eu consegui substituir os queimados por outros mais potentes. 

 

Melhor ter algum dissipador do que nada. Há modelos de vários tamanhos. Meça o espaço na tua placa em cada região. Na dúvida compre os mais estreitos e mais altos (tem uns modelos nos EUA e China de cobre e com filamentos bem altos).

Joga uma ventoinha sobre eles e pronto. 

 

Pra saber a temperatura dos mesmos só com um termômetro à laser. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@E.L.C

Somente chipset. VRMs normalmente não tem sensor de temperatura. 

Mas, se não vai trocar de placa-mãe eu recomendo os mini dissipadores com dupla face térmica colados sobre cada MosFet. Além da ventoinha no gabinete soprando sobre eles. 

Frios entregam mais potência e não irão queimar com overclock moderato. 

 

Se minhas respostas lhe ajudaram toque no curtir de cada resposta. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!